Compliacoes pos cirurgicas PDF

Title Compliacoes pos cirurgicas
Course Clínica Cirúrgica 1
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 8
File Size 81 KB
File Type PDF
Total Downloads 49
Total Views 153

Summary

aula de medicina ...


Description

COMPLICAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS José Teobaldo

- O medico pode faz qualquer coisa, porem não deve. Por que estuda as complicações causa operatória? Se você não souber identificar as situações operatórias, você falara ao paciente que está tudo bem, quando não esta. Mas se você conhece as complicações operatórias você vai procurar isso naquele paciente. Agora, a única chance de encontra a complicação operatória e tratar precocemente, não precisam se um monstro, então se você procura e encontra. Você já pode trata precocemente. Agora se você nem conhecer oque e a complicação operatória, a chance de você acha-la e 0% esse e o objetivo dessa aula e conhecer as complicações e busca-la incessantemente no pós- operatório caso isso venha acontecer, estejamos preparado.

 TODA CIRURGIA CORRE RISCO DE COMPLICAÇÕES As imagens que vocês vão ver são imagem fortes, não são paciente meus, mas pacientes que cuidamos. Por que absolver uma complicação de outros? Para obtermos conhecimento e usamos em nossos pacientes. Quando

falamos

de

complicações

pós-

operatória:

geralmente pensamos nas feridas, nas complicações do

órgão, intestino. A complicação pode ocorre no lugar da cirurgia ou em outros locais, não só nas feridas, como também

na

parte

respiratória.

(ninguém

deseja

complicações, mas isso acontecer) mas e muito mais aceitável uma complicação no paciente da direta, a gente pode capricha na cirurgia mas o estado do paciente e muito grave na CTI. A gente capricha na cirurgia mesmo assim o paciente tem complicações, quando há uma complicação em paciente que não consta nada além de uma hérnia, ele saiu de casa andada, então a expectativa dele e volta andado. Então precisamos presta atenção na expectativa do paciente na cirurgia. EXEMPLO Esse aqui e um exemplo de um paciente bom que fez uma lipoaspiração que ficou muito ruim. (quando um paciente sem problemas tem complicação e muito mais difícil) TEM UMA GRANDE PERGUNTA QUE OS ALUNOS ME FAZ: QUEM E DECIDE QUAL A CIRURGIA IRA FAZER, O PACIENTE OU O CIRUGIÃO? A VERDADE E QUE OS DOIS JUNTO DECIDE OQUE IRA SE FEITO! Essa aqui e uma paciente que queria faz uma lipo, eu falei que iria fica pelinha e molinho. Não e só o cirurgião, nem só o paciente. É cartaz na mesa, e varias consulta. As a gente vai conversa vai

conversa sobre complicações causa operatória dentro da normalidade, aquela que o cirurgião capricha na cirurgia fez tudo que tinha, fez tudo correto, mas mesmo assim teve complicações. Isso não são complicações, isso são erros. Isso e oque vão conversa! PLANEJA A CIRURGIA O planejamento se faz antes da cirurgia, e uma coisa mais organizada, itens por item para não haver problemas na hora da cirurgia. O tratamento começa antes de operar, identifica as complicações e trata-la e prevenir começa antes de realiza a cirurgia.

PERGUNTA RECORRENTE A cirurgia vai fica perfeita? Não tem como garanti, mas a obrigação do cirurgião e faz o melhor possível. A única certeza que o paciente precisa ter, e que a equipe irá se dedica o máximo, e se acontecer algum acidente a equipe estará lá para ajuda. As provas de residência pede muito esse assunto, então vamos discuti algum assunto.

PRINCIPAIS COMPLICAÇOES PÓS- OPERATORIA

Feridas: alguns dias depois, invés das feridas está bonitinha, alguma coisa não vai como deveria. Ao entramos no assunto as complicações na pós- operatória, geralmente no inicio ela pode se seromas ou hematomas. SEROMAS e HEMATOMAS são coisas totalmente diferentes. Porem o hematoma geralmente e a não utilização de cintos ou o paciente tem algum distúrbio de coagulação. Mas se for hematoma sangue acumulado, às vezes eu tenho que drenar o hematoma ou aspira ao hematoma. Já o seromas é mais tardio para acontecer. (acontece depois de 7 dias) Sempre tem a possibilidade de lauda infligida ou uma lesão sem quere. (um acidente) onde o paciente pode te uma complicação pós- operatória devido o trauma.

OQUE E TRAUMAS PÓS-OPERATORIO? Tudo oque machuca ou altera na operação que vocês fez entra em traumas. A feridas e uma situação muito frequente: E clássica, se a ferida não gruda ela abre, se ela abriu em uma cirurgia plástica, o que vai acontece e que te vou que fazer curativo. A vez você faz uma cirurgia e o pontinho abre, não significa que tem infecção.

INFECÇÃO DAS FERIDAS Existe uma classificação, a gente não teve nenhuma infecção no passado, tivemos hematomas, seromas tivemos de tudo menos infecção. Infecção e a pior das complicações, por que geralmente causa a morte. Alguma estatística mostra que acontece de 1% a 40% nas cirurgias, logico que uma ferida com pus e maior o risco de infecção. Exemplo (apendicite aguda) Agora uma cirurgia de hérnia, uma cirurgia limpa, a chance de infecção e bem menor, por causa das condições do paciente. Obviamente se tem infecção vai se aquele processo clássico inflamatório. A infecção e uma complicação das mais ocorrentes em cirurgia, que tem o maior morbimortalidade, e que aumenta muito o custo do desempenho do trabalho. Então se for para cai alguma coisa na prova dessa aula tem que saber infecção das feridas cirúrgica, suas classificações e sua prevenção. A infecção pode se superficial ou supreficial e um pontinho que faltou às vezes um curativo já resolver. A infecção que acontece de dentro para fora, vai-te que reoperar o paciente. Esse e o grande perigo do presidente que acabou de se operar. Existem complicações crônicas, que não estão em nossa aula, mas uma cirurgia pode vim causa complicações daqui a 3 a 8 anos. A nossa função como cirurgião não pode se desprezada temos alguns critério que temos que avalia, para preveni a cirurgia. Na medicina se você exagerar

para mais, não tem problema se você toma mais cuidado que deveria, não tem problema, oque não pode fazer e toma menos cuidado! As complicações elas pode se objetiva ou subjetiva, essa e uma classificação que vocês independente da área que escolheres está fadado a isso.

QUAL A CAUSA DA FEBRE NO PÓS-OPERATORIO Observe as frequência, dependendo de que horas começou. Se aconteceu logo após a cirurgia pode se apenas a resposta do organismo (normal) Mas se foi dois dias depois, pode se problemas hormonais , se foi uma semana depois pode se alguma infecção que começou, então dependendo do tempo. A febre pode te relações com infecção e não infecção. A febre hipertermia não e infecção, observe que pode da caxumba no paciente no pós- operatorio causado febre, mais pode se também uma trombose profunda causando febre, o importante e busca a causa da febre!

AS COMPLICAÇOES PÓS- OPERATORIA DA RESPIRAÇAO TEM DIFERENCIA

Trate a febre, depois busque incessantemente a causa da febre. Esse paciente de 50 anos tem problema pulmonar crônico e fez uma cirurgia de gastrectomia. Mesmo assim, depois da cirurgia apresentou esse raio x. isso não e normal (os dois pulmões precisa esta iguais)ele teve uma complicação respiratória pós- operatório essa e uma complicação das mais temidas, por que tem 25% de causa a morte do paciente , então quando você faz uma cirurgia geral , abdominal, torácica a busca e para evita a pneumonia hospitalar. E essa pneumonia e a mais comum e quando isso acontecer tem 25% de morte. As complicações pós- operatória da respiração tem diferencia se for pneumonia ou pneumonite geralmente e causado por vomito e micro problemas respiratório chamado síndrome de mendelson. Como isso acontecer? Basta o paciente deita zero graus, então as vezes o posicionamento do paciente, uma coisa tão simples pode acontece uma coisa muito grave. Ai eu coloquei para vocês um algoritmo com protocolo, tudo o que eu falo para vocês tem algoritmo do que fazer: você classifica o paciente e de acordo com o protocolo, você vai saber o risco que o paciente tem, e qual tratamento ela vai fazer de prevenção , todo item tem protocolo. E a chance de sucesso e bem maior. ( protocolo e diretrizes ) Uma complicação comum no pós- operatório e quando você faz uma cirurgia abdominal.

Essa aqui e a paciente que a gente tratou por 2 a 3 meses e depois fez uma moplastia modificada para tenta tira ela do hospital.(o principal medo dela era não pode ver a filha) nos que fazemos cirurgia rotineira, pensamos nisso o tempo todo: como eu faço para evita os problemas. A cirurgia dera mais sucesso, se realizado pelo o motivo certo, o tempo certo, o hospital certo principalmente o medico certo!...


Similar Free PDFs