Exercciosdivisocelular 70questoes respondida 120829210802 phpapp 02 PDF

Title Exercciosdivisocelular 70questoes respondida 120829210802 phpapp 02
Author Maria Lima
Course Biologia Celular
Institution Universidade de Aveiro
Pages 23
File Size 1.2 MB
File Type PDF
Total Downloads 52
Total Views 123

Summary

Exercicios sobre célula, divisão celular, questões respondidas...


Description

LISTA DE EXERCÍCIOS – DIVISÃO CELULAR Aula complementar 1 – (Unifesp 2008) Analise a figura: A figura representa um cromossomo em metáfase mitótica. Portanto, os números I e II correspondem a: a) cromossomos emparelhados na meiose, cada um com uma molécula diferente de DNA. b) cromátides não-irmãs, cada uma com uma molécula idêntica de DNA. c) cromátides-irmãs, cada uma com duas moléculas diferentes de DNA. d) cromátides-irmãs, com duas moléculas idênticas de DNA. e) cromossomos duplicados, com duas moléculas diferentes de DNA. 2 – (UEL – 2007) Analise as figuras a seguir.

Fonte: JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. "Biologia Celular e Molecular". Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. p. 184 As figuras I, II, III e IV dizem respeito, respectivamente, às seguintes fases da mitose: a) Anáfase, metáfase, início da prófase, fim da prófase. b) Início da prófase, fim da prófase, metáfase, anáfase. c) Início da prófase, fim da prófase, anáfase, metáfase. d) Metáfase, início da prófase, fim da prófase, anáfase. e) Metáfase, anáfase, início da prófase, fim da prófase.

3 – (UNESP – 2006) O gráfico representa as mudanças (quantitativas) no conteúdo do DNA nuclear durante eventos envolvendo divisão celular e fecundação em camundongos.

Os intervalos C-D, L-M e P-Q correspondem, respectivamente, a fases em que ocorrem a a) replicação, meiose II e mitose. b) meiose I, meiose II e replicação. c) mitose, meiose I e fecundação. d) mitose, meiose I e meiose II. e) mitose, meiose II e fecundação. 4 – (UEL – 2006) Analise o gráfico a seguir.

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a meiose, é correto afirmar: a) A linha horizontal contínua (não-tracejada) representa a variação no número de cromossomos durante a meiose. b) A permuta entre os cromossomos homólogos deve ocorrer após o tempo 2 e antes do tempo 5. c) A separação dos cromossomos homólogos ocorre entre o tempo 10 e o tempo 11. d) A linha horizontal tracejada corresponde à variação na quantidade de DNA durante a meiose. e) A replicação do DNA, que ocorre durante a fase S da interfase, tem início no tempo 0. 5 – (UFPE – 2006) A todo momento, os seres vivos pluricelulares perdem muitas células do próprio corpo, como, por exemplo, quando ocorrem ferimentos, quando os alimentos passam pelo trato digestório e até mesmo quando há o envelhecimento celular, mas, graças a um processo de divisão celular, a mitose, as células somáticas são

repostas diariamente. No entanto, para uma célula se dividir em duas novas células iguais, ela deve passar por um processo anterior de multiplicação do seu conteúdo. Essa etapa é conhecida como interfase. Existe um segundo tipo de divisão celular, a meiose, que ocorre somente nas células gaméticas. Esse processo permite que o número cromossômico das espécies seja mantido após o evento da fecundação e que os indivíduos sejam geneticamente diferentes entre si. Portanto, as células podem se dividir por mitose e/ou meiose. Assinale a alternativa correta. a) Os processos de mitose e meiose ocorrem em todos os seres vivos. b) O número cromossômico permanece igual após ambos os processos, contudo as células que realizam o segundo tipo de divisão celular sofrem a permuta gênica, o que gera variabilidade genética. c) A transcrição de RNA ocorre principalmente na interfase. Durante os processos de divisões, a transcrição diminui, chegando até à inativação. d) Na fase de metáfase, os fusos mitóticos se ligam aos telômeros dos cromossomos. e) Tanto na anáfase da mitose quanto nas anáfases I e II da meiose, as cromátides irmãs são separadas para os pólos opostos. 6 – (Unicamp – 2005) Os esquemas A, B e C a seguir representam fases do ciclo de uma célula que possui 2n = 4 cromossomos.

a) A que fases correspondem as figuras A, B e C? Justifique. MetafaseI e I respectivamente. Pela posição das cromátides e presença de homólogos na figura 1, e ausência de pares de homólogos na II b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D?Serve de apoio as fibras do fuso mitóticoe mantem as cromátides irmãs ligadas entre si 7 – (UFSC – 2005) A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos, pois permitem que o número de cromossomos de uma célula permaneça igual, ou seja reduzido, para possibilitar sua restauração numérica após a fecundação. Com relação aos eventos e aos resultados destes dois processos, é CORRETO afirmar que: (01) ao contrário da Mitose, que ocorre em todas as células, a Meiose restringe-se àquelas da linha germinativa, que produzirão gametas. V (02) nos dois processos, ocorre a compactação da cromatina, fenômeno este que, além de facilitar a divisão correta dos cromossomos, impede que o material genético seja atacado por enzimas, presentes no citoplasma, que destroem o DNA. V

(04) uma mutação que ocorra em uma das cromátides de uma célula somática será transmitida a todas as suas células-filhas, através da divisão mitótica. F (08) a Mitose é o sistema de reprodução dos organismos nos quais não existe a presença de sexo nem a formação de células germinativas. V (16) se considerarmos, em uma mesma espécie, duas células-filhas, uma originada por Mitose e a outra por Meiose, a primeira conterá metade do número de cromossomos e o dobro da quantidade de DNA da segunda. F (32) na Meiose, existe a possibilidade de ocorrer o fenômeno de recombinação, que é a troca de segmentos entre quaisquer dois cromossomos, gerando, com isso, alta variabilidade genética para os indivíduos envolvidos. F (64) a Meiose compreende duas etapas de divisão cromossômica, sendo que, após a primeira, o número de cromossomos das células-filhas é metade do da célula-mãe. V 8 – (FUVEST – 2008) Com relação à gametogênese humana, a quantidade de DNA I. do óvulo é a metade da presente na ovogônia. II. da ovogônia equivale à presente na espermatogônia. III. da espermatogônia é a metade da presente no zigoto. IV. do segundo corpúsculo polar é a mesma presente no zigoto. V. da espermatogônia é o dobro da presente na espermátide. São afirmativas corretas apenas: a) I e II b) IV e V c) I, II e V d) II, III e IV e) III, IV e V 9 – (UNESP – 2007) O esquema representa a espermatogênese humana, processo no qual, a partir de divisões e diferenciações celulares, serão produzidos os espermatozóides que darão origem aos indivíduos da geração seguinte.

Pode-se dizer que: a) a seta de número 1 indica mitose. b) a célula A é chamada de espermátide. c) nas células B, cada cromossomo tem duas cromátides. d) a partir da puberdade, ocorrem apenas os eventos representados pelas setas de números 2 e 3. e) as células A, B e C são haplóides.

10 – (Ufg – 2005) A idade materna avançada implica em preocupação com a possibilidade do nascimento de bebês com anomalias, porque a) os folículos ovarianos entram em atividade, mas, em geral, apenas um cresce e amadurece, enquanto os demais regridem. b) os ovócitos maternos permanecem um longo período em divisão meiótica, mais suscetíveis a agentes físicos, químicos e biológicos. c) as ovogônias maternas interrompem a fase de multiplicação por volta da 15• semana de vida fetal e transformam-se em ovócitos primários. d) as gônadas têm células conservadas num estado indiferenciado e, quando estimuladas, iniciam a produção dos gametas. e) as células do ovário materno sofrem inúmeras divisões mitóticas em resposta aos mecanismos de controle do ciclo celular. Leia o texto abaixo: O que faz uma célula originar um tecido invasor alterado , que cresce descontroladamente sem respeitar os limites dos outros tecidos do corpo? A procura de respostas para essas e outras dúvidas ocupa as mentes de muitos cientistas. Uma certeza, porém, existe: o câncer é uma doença em que falham todos os mecanismos de controle que regulam o processo divisão celular. Ao escapar dos mecanismos normais de combate a células estranhas feitos pelas nossas células de defesa, origina-se um tecido tumoral que pode adotar dois tipos de comportamento: suas células podem ficar circunscritas em determinado local do organismo, constituindo um "tumor benigno" que pode ser retirado por meio de cirurgia, sem provocar maiores danos, ou suas células podem adotar um comportamento agressivo, invadindo outros tecidos nas vizinhanças ou mesmo espalhando-se por via sangüínea ou linfática para órgãos distantes do seu ponto de origem. Nesse caso, estamos diante de um tumor maligno, ou câncer, e ao seu processo de espalhamento pelo organismo chamamos de metástase. Extraído( e adaptado) de Biologia 1. Armênio Uzunian/ernestoBirner. Ed. Harbra. 11 - Dois processos celulares que estudamos podem estar relacionados ao desenvolvimento de tumores. Dê o nome de ambos os processos e justifique , indicando o trecho do texto, que permitiu a você estabelecer a relação entre o processo citado por você e o desenvolvimento de tumores. Resposta: Mutação Dentre os processos celulares normais que estudamos , pelo menos dois , caso ocorram de forma anormal, são responsáveis do DNA- trecho... 0 que faz uma célula originar um tecido invasor alterado... . Ao escapar dos mecanismos normais de combate a células estranhas Mitose Uma certeza, porém, existe: o câncer é uma doença em que falham todos os mecanismos de controle que regulam o processo divisão celular. OU ....que não respeita os limites dos outros tecidos do corpo 12 - Em que etapa do ciclo celular é mais provável ocorrer o problema que , como citado no texto , termina por provocar a formação de células estranhas? Justifique

Resposta: No período S ou no G2 . As células ficam estranhas por que não funcionam como as originais já que o seu DNA está alterado.





13 - Observe atentamente as figuras divisão celular

♦ ☼

da

a) Apresente como resposta, os símbolos que as representam ,organizados na ordem correta , dando o nome de cada etapa representada. Profase 1 Metafase I anafase I ♥ ♦ ☼

♠ Telófase I e por ultimo Anáfase II b) A célula que estava sofrendo este processo poderia pertencer á uma folha de alface? Justifique. Não pois na folha de alface não ocorre a divisão celular representada aqui, e rmsegundo, poirque a citocinese está parecendo centrípeta e não centrífuga, como ocorre nas celulas vegetais

14 - A figura a seguir representa o esquema de um corte longitudinal da região de crescimento de uma raiz. As células dessa região sofrem mitoses sucessivas que garantem o crescimento do órgão. a) Quais são as células que estão na interfase? Cite uma característica desta fase. 3 e 10. Carioteca ainda desintegrando e cromátides ainda não centralizadas b) Descreva o que ocorre com os cromossomos na fase esquematizada na célula número 7. Eles serão posicionados na placa equatorial c) Identifique, na figura, onde está ocorrendo a citocinese, citando a principal característica dessa fase numa célula vegetal. É a figura 9, e o que caracteriza é a formação de parede vcelular de dentro para fora( centrífuga ) 15 - Quantos cromossomos existem em cada um dos seguintes tipos de células humanas normais: muscular, nervosa, espermatozóide e zigoto? Justifique a resposta. Na muscular, nervosa e zigoto, 46 cromossomos, pois são células somáticas diploides.Nos espermatozoides, temos 23 cromossomos apenas pois é uma célula haploide destinada á fecundação

16 - Um dos importantes processos na evolução dos organismos é a reprodução sexuada. Neste processo, ocorre recombinação dos conjuntos gênicos. As 3 etapas onde pode ocorrer recombinação são durante a ( 1 ), quando pode ocorrer crossingover, e durante a ( 2 ) e ( 3 ). Para completar corretamente a frase apresentada, 1, 2 e 3 devem ser substituídos, respectivamente, por a) intérfase da meiose, formação da placa equatorial na metáfase e na telófase. b) prófase I da meiose, formação da placa equatorial e na telófase II. c) citocinese, separação das cromátides na anáfase I e anáfase II. d) separação das cromátides homólogas, fertilização e interfase. e) prófase I da meiose, separação dos cromossomos homólogos na meiose I e no encontro dos gametas. 17 - O ciclo celular envolve a interfase e as divisões celulares, que podem ser mitose ou meiose. Durante as fases de divisões celulares, ocorrem vários eventos importantes que envolvem o material genético, as organelas e as estruturas celulares. O ciclo celular mitótico garante a reposição celular, o crescimento dos organismos multicelulares e a reprodução assexuada, enquanto o ciclo celular meiótico é um processo importante para a reprodução sexuada. Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a) a interfase é um período do ciclo celular que apenas antecede a mitose ou a meiose; nela não ocorrem eventos importantes para a geração de novas células. b) ocorre, tanto na anáfase mitótica quanto na anáfase I meiótica, a separação das cromátides irmãs, as quais são puxadas para os pólos opostos da célula. c) ocorre, na telófase mitótica, a reorganização do envoltório nuclear e do nucléolo, que foram desorganizados no início do processo de divisão. d) todas as células animais e vegetais iniciam a citocinese (divisão do citoplasma) da mesma forma, pela invaginação da membrana plasmática (movimento centrípeto). e)são formadas duas células diplóides no final da mitose masculina, enquanto que, no final da meiose, são formadas quatro células diplóides, considerando a espécie humana. 18 - Como vocês já devem ter percebido, é grande a variabilidade de espécies, comportamentos e adaptações das formas de vida com as quais compartilhamos o planeta. Essa variabilidade fenotípica está relacionada à constituição genética do indivíduo e pode ser observada até dentro da mesma espécie. Etapas da divisão celular como as representadas nas figuras abaixo justificam essa variabilidade:

Marque a opção em que se relaciona adequadamente a figura ao evento biológico e a fase em que ocorre.

a) Na figura I, a segregação independente dos cromossomos contribui para o aumento da diversidade dos gametas. Esse evento é característico da Anáfase I b) Na figura II, a ocorrência do crossing - over eleva a probabilidade de ocorrência de mutação dos genes.esse evento é característico da Prófase II c) Na figura I, a migração das cromátides-irmãs para pólos opostos eleva a recombinação gênica. Evento característico da Anáfase I d) Na figura II, a permutação entre cromossomos não homólogos aumenta a variabilidade genética. Evento característico da Metáfase e) Na figura I a segregação independente das cromátides – irmãs aumenta a ocorrência de mutação. Evento típico da Metáfase II.

19 - O esquema a seguir mostra a duração das fases da mitose em células de embrião de gafanhoto, mantidas a 38°C.

(Adaptado de Carl P. Swanson. THE CELL. Foundations of Modern Biology. New Jersey: Prentice-Hall lnc. p.52) De acordo com esses dados, a etapa mais rápida é aquela em que ocorre

a) fragmentação da carioteca. b) afastamento das cromátides-irmãs. c) reorganização dos núcleos. d) duplicação das moléculas de DNA.

e) alinhamento dos cromossomos na placa equatorial. 20 - Segundo a Teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, que compunham a atmosfera da Terra primitiva. A esse processo se seguiram a síntese protéica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das os primeiras células.

Considerando os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a seqüência mais provável de surgimento dos seres vivos na Terra foi:

a) autotróficos, heterotróficos anaeróbicos e heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos, heterótrofos aeróbicos e autótrofos. c) autótrofos, heterótrofos anaeróbicos e heterótrofos aeróbicos d) heterótrofos anaeróbicos, autotróficos e heterótrofos aeróbicos

e) heterótrofos aeróbicos, autotróficos e heterótrofos anaeróbicos 21 - O número de cromossomos da espécie humana pode, às vezes, apresentar alterações. Pessoas com síndrome de Klinefelter possuem 47 cromossomos, entre os quais, os cromossomos sexuais são representados por XXY. Com base nessas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a presença de dois cromossomos X impede a manifestação do fenótipo masculino e portanto, estão presentes órgão sexuais femininos nas pessoas portadoras dessa síndrome. b) os pais de um indivíduo Klinefelter têm número normal de cromossomos nas células somáticas. c) a ocorrência do fenótipo mutante é resultado de um cromossomo extra. d) a fecundação de um óvulo X por um espermatozóide XY dá origem a um indivíduo Klinefelter. e)A Síndrome de Klinefelter é resultado de uma aneuploidia.

22 - No citoplasma das células são encontradas diversas organelas, cada uma com funções específicas, mas interagindo e dependendo das outras para o funcionamento celular completo. Assim, por exemplo, os lisossomos estão relacionados ao complexo de Golgi e ao retículo endoplasmático rugoso, e todos às mitocôndrias. a) Explique que relação existe entre lisossomo e complexo de Golgi. b) Qual a função dos lisossomos?

c) Por que todas as organelas dependem das mitocôndrias? 23 - Os esquemas A, B e C a seguir representam fases do ciclo de uma célula que possui 2n = 4 cromossomos. a) A que fases correspondem as figuras A, B e C? Justifique. b) Qual (is) delas originará um gameta? Justifique com base no esquema, considerando que todas pertencem a um mesmo organismo. c) A seta a figura D indica uma estrutura cromossômica fundamental para a divisão celular. Como se chama e qual sua função?

24 - A figura a seguir representa uma célula em divisão meiótica.

a) Trata-se de célula animal ou vegetal? Justifique. Deve ser centríolos

animal, pois aparcem

b) Em que fase do processo de divisão está a célula representada no esquema? Anáfase I c) As células-filhas resultantes terão quantos cromossomos? 3 d) Quantos cromossomos tinha a célula-mãe? 6 e) Reproduza os contornos a seguir em sua folha de respostas e desenhe os cromossomos de duas células desse organismo: uma, em anáfase II da meiose e a outra, em anáfase da mitose. Na anáfase II da meiose, encontraremos 3 cromossomos não homólogos apenas e na anáfase da mitose, encontraeremos 3 pares de cromossomos homólogos em cada polo.

25 - Uma célula somática, em início de intérfase, com quantidade de DNA nuclear igual a X, foi colocada em cultura para multiplicar-se. Considere que todas as células resultantes se duplicaram sincronicamente e que não houve morte celular.

a) Indique a quantidade total de DNA nuclear em cada célula formada ao final da 1ª., da 2ª. e da 3ª. divisões mitóticas. a) Ao final da 1ª, 2ª. e 3ª. divisões mitóticas sofridas pela célula somática, a quantidade de DNA nuclear em cada célula filha é igual a X. b) Indique a quantidade de DNA por célula na fase inicial de cada mitose. b) A quandidade de DNA nuclear observada no início da mitose de todas as células é igual a 2X. 26 - A figura abaixo representa a metamorfose que ocorre durante o ciclo de vida dos anfíbios. Durante a transformação do girino em sapo adulto ocorre um processo denominado autólise. Com relação a este processo, responda:

a) Qual organela celular esta diretamente envolvida neste processo? Qual sua relação com o sistema de golgi? b) O que aconteceria a este processo celular se as mitocôndrias deixassem de funcionar? Por quê?

27 - Analise a seguinte figura de cromossomos: a) Que fenômeno celular está representado na figura? Crossing over b) Em que tipo de divisão celular ocorre esse fenômeno? Meiose c) Qual é a importância desse fenômeno para os seres vivos? Aumenta a variabilidade genética, fundamental para a sobrevivência dos mais aptos, frente as mudanças das pressões seletivas ( ambientais). Isso fundamenta a evolução biológica. 28 - A seqüência de eventos cromossômicos que ocorrem na duplicação de uma célula somática animal está representada nos desenhos a seguir.

a) Em qual das fases representadas ocorre a duplicação do material genético? A b) Identifique as...


Similar Free PDFs