Exercícios biologia 10º ano PDF

Title Exercícios biologia 10º ano
Author João Filipe
Course Biologia Molecular
Institution Universidade de Coimbra
Pages 8
File Size 346.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 224
Total Views 885

Summary

Grupo IAs condições para a existência de vida e as particularidades da Terra geram uma dinâmica externa e interna que originam uma grande variedade de ambientes, cruciais para a existência de uma enorme diversidade de seres vivos.Os processos de desertificação, as alterações climáticas, a poluição g...


Description

Grupo I As condições para a existência de vida e as particularidades da Terra geram uma dinâmica externa e interna que originam uma grande variedade de ambientes, cruciais para a existência de uma enorme diversidade de seres vivos. Os processos de desertificação, as alterações climáticas, a poluição generalizada, a destruição de habitats naturais, a introdução de espécies exóticas e invasoras e a exploração excessiva de espécies animais e vegetais são causas determinantes para a perda de biodiversidade. Ao longo da história da Terra sempre houve extinção de espécies e perdas acentuadas de biodiversidade. Normalmente, estas extinções em massa estiveram associadas a grandes catástrofes naturais provocadas, em parte, por alterações climáticas, geológicas, entre outras. Atualmente, a investigação científica tem vindo a divulgar resultados alarmantes sobre o estado de conservação da biodiversidade a nível global, evidenciando os principais constrangimentos e fatores de perturbação, revelando que a biodiversidade se encontra cada vez mais ameaçada devido não só a causas naturais, como no passado, mas principalmente devido a causas antropogénicas. Adaptado de Estela Silva, Tese de Doutoramento “Biodiversidade, serviços de ecossistema, ecologia da paisagem: transposição didática e conceções do corpo docente e discente.”

Antirrhinum rothmaleri, bocas-de-lobo-de-Trás-os-Montes, é uma planta endémica do Nordeste de Portugal, adaptada a um tipo de habitat muito específico (afloramentos de rochas ultrabásicas). A população é constituída por um número reduzido de núcleos populacionais (seis), os quais se poderão segregar em duas subpopulações, uma na zona de Vinhais e outra na zona de Morais-Sabor. É avaliada como “Em Perigo”, porque se estima que a população seja constituída por menos de 250 indivíduos maduros. A sua distribuição é extremamente restrita e localizada e todos os núcleos conhecidos são de pequena dimensão, o que torna os diferentes núcleos populacionais vulneráveis a fenómenos estocásticos* de extinção local. Outras ameaças identificadas incluem expansão de atividades extrativas e obras de ampliação ou beneficiação de locais de culto religioso. Recomenda-se a criação de uma rede de microrreservas botânicas que deverá ser gerida de modo a potenciar o aumento do efetivo populacional e a qualidade do seu habitat. Adaptado de Lista Vermelha da Flora _Vascular_de_Portugal_Continental_2020 *Estocástico

1.

– diz-se dos processos que não estão submetidos senão a leis do acaso.

As principais causas, expressas no texto, que na atualidade levam à perda de biodiversidade são (A) as perturbações geológicas. (B) as perturbações climáticas. (C) as causas naturais. (D) as causas antropogénicas.

2.

A população de Antirrhinum rothmaleri (A) engloba o conjunto de organismos da espécie Antirrhinum rothmaleri que ocupam uma determinada área, num determinado momento. (B) engloba o conjunto de organismos da espécie Antirrhinum rothmaleri que ocupam áreas distintas, num determinado momento. (C) engloba o conjunto de organismos da – espécie Antirrhinum rothmaleri que uma ocupam determinada área, em momento distintos. (D) engloba o conjunto de organismos da espécie Antirrhinum rothmaleri que ocupam determinadas áreas, em momentos distintos.

1

3.

Complete o texto seguinte com a opção adequada a cada espaço. Transcreva para a folha de respostas cada uma das letras, seguida do número que corresponde à opção selecionada. A cada letra corresponde um só número. No Nordeste de Portugal, os afloramentos de rochas ultrabásicas constituem o(a) ___(a)___ das bocasde-lobo-de-Trás-os-Montes pertencentes a uma ___(b)___. Encontram-se em ___(c)___, pois existem cerca de 250 indivíduos maduros. Pertencem ao reino Plantae, pois são ___(d)___ e ___(e)___. (a)

4.

(b)

(c)

(d)

(e)

1. biótopo

1. população

1. expansão

1. multicelulares

1. eucariontes

2. habitat

2. espécie

2. extinção

2. unicelulares

2. microconsumidores

3.comunidade

3. sistema

3. perigo

3. coloniais

3. autotróficos

A acumulação de poluentes como o pesticida DDT, presente em cadeias alimentares das quais fazem parte a espécie Antirrhinum rothmaleri, é maior em ________. Este processo é designado ________. (A) aves, como a águia … bioampliação (B) herbívoros, como o coelho … bioampliação (C) aves, como a águia … biorremediação (D) herbívoros, como o coelho … biorremediação

5.

As afirmações que se seguem dizem respeito às bocas-de-lobo-de-Trás-os-Montes. Seleciona a alternativa que as avalia corretamente. I. As relações intraespecíficas são aquelas que as bocas-de-lobo-de-Trás-os-Montes estabelecem entre si. II. Nos ecossistemas a matéria dissipa-se para o ambiente, deixando de poder ser reutilizada. III. As bocas-de-lobo-de-Trás-os-Montes, nas cadeias a que pertencem, ocupam sempre o primeiro nível trófico. (A) I e III são falsas; II é verdadeira. (C) I e II são falsas; III é verdadeira. (B) I e III são verdadeiras; II é falsa.

6.

(D) I e II são verdadeiras; III é falsa.

As bocas-de-lobo-de-Trás-os-Montes, Antirrhinum rothmaleri, espécie ________, vivem adaptadas a um determinado local, onde a energia circula de forma ________. (A) exótica … unidirecional (C) endémica … cíclica (B) endémica … unidirecional

7.

(D) exótica … cíclica

Faça corresponder a cada uma das afirmações expressa na coluna A, o respetivo nível de organização biológica que consta da coluna B. Coluna A (a) Conjunto de fatores químicos e físicos do ambiente em que vive a comunidade. (b) Engloba as diferentes populações que vivem na mesma região e as relações que estabelecem entre si. (c) Conjunto de células semelhantes com uma mesma função.

8.

Coluna B 1. Biocenose 2. Ecossistema 3. Biótopo 4. Tecido 5. Órgão

Atualmente, estamos a assistir a uma enorme perda da biodiversidade. Explique em que medida a intervenção do ser humano na biodiversidade pode levar ao aparecimento de epidemias, como a COVID-19.

2

Grupo II As células, consideradas as menores unidades dos organismos vivos, são constituídas por muitos elementos ainda menores, sendo cada um deles dotado de uma função própria. O tamanho das células humanas é sempre microscópico, embora possa variar um pouco. Até a maior célula, o óvulo fecundado, é tão pequena que não é visível a olho nu. As células humanas encontram-se envoltas por uma membrana superficial que sustenta o seu conteúdo. Contudo, essa membrana não é apenas um saco. Ela apresenta recetores que identificam a célula para outras células. Além disso, esses recetores reagem na presença de substâncias produzidas no organismo e na presença de medicamentos introduzidos nele; por meio desta característica, podem selecionar as substâncias ou os medicamentos que entram ou saem da célula. As reações produzidas nos recetores alteram ou controlam frequentemente as funções celulares. Exemplo disto é a insulina, que é uma proteína que adere aos recetores da membrana celular para manter níveis adequados de açúcar no sangue, permitindo assim a entrada de glicose nas células. Adaptado de https://www.msdmanuals.com

1.

De acordo com o sistema de classificação de Whittaker modificado, os organismos como o ser humano estão integrados no Reino Animal, uma vez que apresentam (A) células eucarióticas e obtêm a matéria orgânica por ingestão. (B) organização multicelular e obtenção de matéria orgânica por ingestão. (C) células eucarióticas e obtêm a matéria orgânica por absorção. (D) organização multicelular e obtenção de matéria orgânica por absorção.

2.

A insulina faz parte de um grupo de biomoléculas (A) cujos monómeros são designados oses ou monossacarídeos. (B) cujos monómeros são designados ácidos gordos ou glicerol. (C) cujos monómeros são designados nucleótidos. (D) cujos monómeros são designados aminoácidos.

3

3.

Nas células humanas observam-se membranas celulares superficiais onde existem moléculas constituídas por uma molécula de glicerol ligada a um fosfato e a dois ácidos gordos, que se designam (A) proteínas. (B) colesterol. (C) fosfolípidos. (D) nucleótidos.

4.

As células ovo podem ser observadas ao microscópio ótico composto. Considere as seguintes afirmações, referentes à microscopia ótica. I.

Quanto menor é a ampliação, maior é o campo de observação.

II. A imagem é simétrica e invertida em relação ao objeto. III. A primeira focagem deve ser feita utilizando o parafuso micrométrico. (A) I e III são verdadeiras; II é falsa. (B) III é verdadeira; I e II são falsas. (C) I e II são verdadeiras; III é falsa. (D) II é verdadeira; I e III são falsas. 5.

Através das reações de hidrólise, os monómeros de um polímero, (A) como a glicose, juntam-se. (B) como a insulina, juntam-se. (C) como a insulina, separam-se. (D) como a glicose, separam-se.

6.

Faça corresponder cada uma das afirmações da coluna A, ao respetivo termo que consta na coluna B. Coluna A (a) Polissacarídeo estrutural presente nas bactérias. (b) Organelo responsável pela síntese de moléculas lipídicas da célula. (c) Organito que participa em fenómenos de autofagia.

7.

Coluna B 1.

Peptidoglicano

2.

Lisossomas

3.

Celulose

4.

Retículo endoplasmático liso

Analise as afirmações que se seguem relativas ao processo de desnaturação reversível de uma proteína. Ordene as letras de A a E, de modo a reconstituir a sequência cronológica dos acontecimentos. (A) Recuperação da estrutura inicial da proteína. (B) Perda da função biológica da proteína. (C) Alteração da estrutura da proteína. (D) Proteína sujeita a um agente desnaturante. (E) Remoção do agente desnaturante.

8.

Algumas células, designadamente bactérias heterotróficas, intervêm na decomposição da matéria orgânica. Explique a importância deste processo na reciclagem de matéria nos ecossistemas naturais.

4

Grupo III Observe, com atenção, a figura 1.

Figura 1 – Biomoléculas.

1.

Identifique as biomoléculas representadas na figura 1.

2.

A molécula representada em A está para o amido assim como (A) um aminoácido está para uma proteína. (B) um aminoácido está para um ácido nucleico. (C) um ácido nucleico está para um nucleótido. (D) um ácido nucleico está para uma proteína.

3.

A molécula representada em B é considerada (A) uma molécula anfipática. (B) uma molécula polar. (C) uma molécula apolar. (D) uma molécula orgânica.

4.

As mioglobinas são moléculas pertencentes ao grupo representado pela letra ________ na figura 1. São compostos ________. (A) D … quaternários, constituídos por menos de cinquenta monómeros (B) D … quaternários e apresentam nitrogénio na sua constituição molecular (C) A … ternários e não apresentam nitrogénio na sua constituição molecular (D) A … ternários, constituídos por mais de cem monómeros

5.

Um nucleótido de RNA possui sempre (A) um grupo fosfato e ribose. (B) um grupo fosfato e desoxirribose. (C) uracilo e ribose. (D) timina e desoxirribose.

5

6.

Faça corresponder a cada uma das afirmações expressas na coluna A, o respetivo conceito, referido na coluna B. Coluna A

7.

Coluna B 1.

Maltose

(a) Ose constituída por seis carbonos.

2.

Glicose

(b) Ligação entre a glutamina e a histidina.

3.

Água

(c) Molécula cujos monómeros podem ser constituídos por um grupo fosfato, um uracilo e uma pentose.

4.

Ribose

5.

Ligação peptídica

(d) Composto inorgânico que intervém no metabolismo celular.

6.

DNA

(e) Dissacarídeo constituído por dois monómeros de glicose.

7.

Ligação éster

8.

RNA

Considere os dados seguintes: • A análise de duas proteínas mostrou que cada uma delas era constituída por 130 aminoácidos. • Outra análise mostrou que as duas proteínas continham aminoácidos nas mesmas proporções: 21% de leucina, 20% de glicina, 18% de arginina, 14% de tirosina, 10% de glutamina, 7% de triptofano, 4% de lisina, 2% de cisteína, 2% de prolina e 2% de histidina. Explique, recorrendo aos dados fornecidos, se se poderá afirmar que as duas proteínas em análise são iguais.

6

Grupo IV As aquaporinas (AQPs) são proteínas intrínsecas de membrana, fisiologicamente importantes, que transportam água (aquaporinas ortodoxas) e também, em alguns casos, outros pequenos solutos como o glicerol (aquagliceroporinas). Em mamíferos, treze aquaporinas (AQP0-AQP12) são conhecidas até à data, sendo diferencialmente expressas em diversas células e tecidos. Recentemente, foram encontradas evidências em ratinhos e posteriormente em humanos obesos, que a deficiência da AQP7 está relacionada com obesidade por causar hipertrofia dos adipócitos. São várias as patologias que têm sido associadas à disfunção de aquaporinas, sendo pois importante a descoberta de moléculas capazes de modular a sua atividade. Estudou-se o efeito do Auphen, um composto organometálico de Au (III), no transporte da água e do glicerol através de aquaporinas. De forma a avaliar o efeito inibitório do Auphen no transporte de água e glicerol em estirpes de leveduras, as células inicialmente equilibradas em solução isotónica de sorbitol 1,4 M e incubadas com o inibidor durante 30 min à temperatura ambiente, foram sujeitas ao mesmo tipo de choques hiperosmóticos. Na Figura 1, no painel A observa-se o efeito do Auphen no transporte de água e no transporte de glicerol, painel B.

Figura 1 – Efeito Auphen 100 µM, a 23 ºC e a pH 7,4, na permeabilidade à água (A) e na permeabilidade ao glicerol (B) das várias estirpes de leveduras. Notas: Pf – Coeficiente de permeabilidade à água (cm.s –1); Ps – Coeficiente de permeabilidade ao soluto (cm.s–1); AQP3 e AQP7– aquagliceroporinas. Adaptado de https://run.unl.pt/bitstream/10362/11102/1/Mosca_2013.pd

1.

As aquoporinas são consideradas, inequivocamente, proteínas se (A) apresentarem na sua constituição um elevado número de aminoácidos. (B) se as ligações glicosídicas ligam os monómeros que as constituem. (C) desempenhar funções estruturais. (D) forem compostos orgânicos.

2.

De acordo com os dados obtidos na experiência, é correto afirmar que (A) o efeito inibitório do Auphen é maior para a água do que para o glicerol. (B) o efeito inibitório do Auphen é igual para a água e para o glicerol. (C) o efeito inibitório do Auphen é maior para o glicerol do que para a água. (D) o efeito inibitório do Auphen não foi significativo no estudo.

7

3.

Na experiência descrita, a variável dependente corresponde (A) à temperatura de incubação. (B) à temperatura e ao tempo de incubação. (C) à presença de Auphen. (D) à permeabilidade das porinas relativamente à água e ao glicerol.

4.

5.

O transporte efetuado pelas aquaporinas é (A) a osmose.

(B) a difusão facilitada.

(C) o transporte ativo.

(D) a difusão simples.

As aquoporinas são consideradas proteínas (A) intrínsecas, pois encontram-se na periferia da membrana plasmática. (B) periféricas, pois atravessam a membrana plasmática. (C) intrínsecas, pois atravessam a membrana plasmática. (D) periféricas, pois encontram-se na periferia da membrana plasmática.

6.

Nas membranas biológicas dos adipócitos, estão presentes os complexos lipoproteicos onde predominam lípidos complexos, os fosfolípidos. Essas moléculas (A) organizam-se nas membranas numa monocamada. (B) ocupam posições fixas na estrutura da membrana. (C) podem apresentar glícidos associados à sua região hidrofílica. (D) apresentam duas longas cadeias de ácidos gordos hidrofílicos.

7.

Faça corresponder a cada um dos tipos de transporte transmembranar, que constam da coluna A, o termo ou expressão que as identifica, expresso na coluna B. Utilize cada letra e cada número apenas uma vez. Coluna A (a) Passagem de oxigénio através da membrana celular. (b) Passagem de substâncias com intervenção de uma proteína transportadora e sem gasto de ATP. (c) Processo utilizado pela célula para englobar partículas sólidas, que lhe irão servir de alimento.

Coluna B 1.

Transporte ativo

2.

Difusão facilitada

3.

Difusão simples

4.

Endocitose

5.

Pinocitose

6.

Fagocitose

8.

Indique o sentido preferencial do movimento da água num adipócito cujo meio intracelular apresenta uma diminuição da pressão osmótica.

9.

Reduzir os níveis de semimetais tóxicos, como o arsénio (As) presente no arroz é uma questão de saúde pública. Os níveis e as formas de As variam muito em solos de cultivo de arroz em diferentes regiões. As aquaporinas possuem a habilidade de transportar semimetais. Explique em que medida a presença de outras espécies de plantas que apresentam elevados níveis de aquaporinas em zonas de cultivo de arroz contaminadas poderá ter vantagens para a saúde pública.

8...


Similar Free PDFs