Exercícios Sistemas Operacionais PDF

Title Exercícios Sistemas Operacionais
Course Sistemas Operacionais (com laboratório)
Institution Centro Universitário de Brasília
Pages 3
File Size 58.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 9
Total Views 125

Summary

Exercicios praticos de treino valendo nota...


Description

Exercícios Aula 1 Gabriel Alcantara de Paiva RA: 21708345

1. Quais são as três finalidades principais de um sistema operacional? R: As três finalidades são: executar programas do usuário e diminuir os seus problemas, fazer o uso do computador mais apropriado e usar o hardware do computador com eficiência. 2. Qual é a finalidade das chamadas de sistema? R: As chamadas de sistema possuem a finalidade de fornecer uma interface com os serviços disponibilizados por um sistema operacional. 3. Quais são as cinco principais atividades de um sistema operacional relacionadas com o gerenciamento de processos? R: Suspender e retomar processos; Criar e excluir processos de usuário e do sistema; Fornecer meios de sincronização de processos; Fornecer mecanismos de comunicação entre processos; Executar o escalonamento de processos e threads nas CPUs; 4. Quais são as três principais atividades de um sistema operacional relacionadas com o gerenciamento de memória? R: Decidir quais processos e dados devem ser transferidos para fora e para dentro da memória; Controlar quais endereços da memória estão sendo corretamente utilizados e quem estão utilizando; Alocar e desalocar espaço conforme necessário; 5. Quais são as três principais atividades de um sistema operacional relacionadas com o gerenciamento de memória secundária? R: Fazer o escalonamento de disco; Alocar espaço de armazenamento; Gerenciar o espaço livre; 6. Qual é a finalidade do interpretador de comandos? Por que ele é, usualmente, separado do kernel? R: Em um nível mais alto, o interpretador de comandos fornece um meio para o usuário emitir uma solicitação sem escrever um programa. Portanto a principal função dele é capturar e executar o próximo comando especificado pelo usuário. Ele é separado do Kernel porque está sujeito a modificações e o kernel não pode sofrer modificações.

7. Que chamadas de sistema têm de ser executadas por um interpretador de comandos ou shell para iniciar um novo processo? R: Para iniciar um novo processo, o shell executa uma chamada de sistema fork. Em seguida, o programa selecionado é carregado na memória por meio de uma chamada de sistema e é executado. Todo esse procedimento é baseado em UNIX. 8. Qual é a finalidade dos programas de sistema? R: Os programas de sistema fornecem um ambiente conveniente para o desenvolvimento e a execução de programas. Alguns deles são interfaces de usuário para chamadas de sistema. Outros são mais complexos. 9. Qual é a principal vantagem da abordagem em camadas para o projeto de sistemas? Quais as desvantagens da abordagem em camadas? R: A principal vantagem da abordagem em camadas é a simplicidade de construção e depuração. Elas são selecionadas de modo que cada uma use funções e serviços somente de camadas de nível mais baixo. Essa abordagem simplifica a depuração e a verificação do sistema. Em contrapartida, a desvantagem envolve a definição apropriada das diversas camadas, já que uma camada pode usar somente as de nível mais baixo, é necessário um planejamento cuidadoso. Elas também tendem a ser menos eficientes, pois uma camada irá se comunicar com a outra seguinte, e assim por diante, possibilitando a modificação de parâmetros a cada camada, necessidade de dados e ainda o acréscimo de overhead à chamada do sistema, levando ao consumo maior de tempo. 10. Liste cinco serviços fornecidos por um sistema operacional e explique como cada um deles é conveniente para os usuários. Em que casos seria impossível que programas de nível de usuário fornecessem esses serviços? Explique sua resposta. R: Interface de usuário: o mais comum é o uso de uma interface gráfica. Ela é um sistema de janelas com um dispositivo apontador para direcionar o I/O, selecionar a partir de menus e escolher opções e um teclado para entrada de texto. Execução de programas: o sistema precisa ser apto a carregar um programa na memória e executar esse programa. O programa precisa ser apto a encerrar sua execução, normal ou anormalmente (neste caso identificando o erro). Operações I/O: um programa em execução pode precisar do I/O, e isso pode envolver um arquivo ou um dispositivo de I/O. Comunicações: ela pode ocorrer entre processos sendo executados no mesmo computador ou entre processos sendo executados em sistemas diferentes, conectados por uma rede de computadores. Podem ser implementadas por memória compartilhada ou por troca de mensagens.

Detecção de erros: o sistema precisa detectar e corrigir erros constantemente. Eles podem ocorrer no hardware da CPU e da memória, no I/O e no programa do usuário. Para cada tipo, o sistema deve tomar a medida apropriada para assegurar a computação correta e consistente. Em algumas situações ele deve interromper o sistema. Seria impossível que programas de nível de usuário fornecessem esses serviços no caso do sistema ser muito limitado, pois poderia gerar travamentos e erros no geral. 11. Por que alguns sistemas armazenam o sistema operacional em firmware, enquanto outros o armazenam em disco? R: Porque um disco com sistemas de arquivos pode estar indisponível para o dispositivo. Um exemplo seria os smartphones. Neste tipo de sistema o SO deve ser armazenado no Firmware. 12. Como um sistema poderia ser projetado para permitir a escolha de sistemas operacionais a partir dos quais realizar a inicialização? O que o programa bootstrap teria de fazer? R: Na maioria dos sistemas computacionais, um pequeno bloco de código conhecido como bootstrap localiza o kernel, carrega-o na MP e inicia sua execução. Alguns sistemas, como os PCs, usam um processo de dois passos em que um carregador bootstrap simples acessa um programa de inicialização mais complexo em disco que carrega o kernel. Ele fica responsável de escolher qual sistema operacional será utilizado....


Similar Free PDFs