Ferramentas CASE PDF

Title Ferramentas CASE
Course Engenharia de Software
Institution Universidade de Franca
Pages 4
File Size 67.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 28
Total Views 137

Summary

Resumo sobre ferramentas case...


Description

Conceito, importância e desafios da CASE. a) Identificar os elementos fundamentais sobre os dois conceitos (importância e desafios) b) Relacionar os dois conceitos c) Apresentar os resultados dos estudos.

Definição A sigla CASE significa “Computer Aided Software Engeneering”, em português: “Engenharia de Software Auxiliada por Computador”. Ferramentas CASE são ferramentas utilizadas como suporte para desenvolver um software. Essas ferramentas oferecem um conjunto de serviços, fortemente relacionados, para apoiar uma ou mais atividades do processo de desenvolvimento de software e podem minimizar o tempo de desenvolvimento do programa, mantendo o alto nível de qualidade. As ferramentas CASE podem auxiliar no desenvolvimento de software desde a análise de requisitos e modelagem até programação e testes. Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo de desenvolvimento de software. As ferramentas CASE podem ser classificadas em: ● Horizontais: oferecem serviços utilizados durante todo o processo de software; ● Verticais: utilizadas em fases específicas do processo de software. Elas também podem ser classificadas de acordo com os serviços que oferecem, dentre as quais, cita-se. ● Documentação; ● Planejamento e gerenciamento de projetos; ● Especificações formais; ● Comunicação; ● Análise e projeto de software; ● Projeto e desenvolvimento de interfaces; ● Suporte a Programação; ● Gerenciamento de Configuração; ● Controle de Qualidade; ● Testes de software; ● Depuração; ● Reengenharia. Ou ainda, categoricamente, elas podem ser: ● Lower CASE - ferramentas de codificação (back-end); ● Upper CASE - ferramentas de análise, projeto e implementação (Front-end); ● I-CASE , também referenciadas como Integrated CASE (união de Upper e Lower CASE), são as CASE destinadas a apoiar todo o ciclo de vida do software, desde os requisitos do sistema até o controle final da qualidade do produto gerado, o software. Um dos componentes indispensáveis de uma ferramenta CASE é a modelagem visual, ou seja, a possibilidade de representar, através de modelos gráficos.

As ferramentas CASE automatizam uma grande variedade de tarefas: Geração de documentação, Testes, Geração de código, Geração de Relatórios para acompanhamento do trabalho entre outras atividades.

Vantagens Vantagens em se utilizar uma Ferramenta CASE: ● Aumento da produtividade ● Melhora na qualidade do produto ● Diminuição dos custos ● Melhora no gerenciamento ● Grande facilidade de manutenção ● Agilização do tempo para tomada de decisão ● Menor quantidade de códigos de programação Cada ferramenta tem propósitos diferentes, fornece serviços diferentes, mas possuem algumas características em comum.

Desvantagens Algumas desvantagens em se utilizar Ferramentas CASE: ● Incompatibilidade de ferramentas; ● Treinamento para a utilização; ● Custos de ferramentas proprietárias.

Importância As ferramentas CASE são desenvolvidas pelas seguintes razões: ● Aumento da velocidade durante o desenvolvimento do sistema. ● Instalação mais rápida. ● Análise aprimorada e desenvolvimento do projeto. ● Redução codificação e teste do tempo. ● Transferência eficiente de informações entre as ferramentas. ● Uso ideal de informação disponível. ● Criação e manipulação de documentação. ● Enriquecimento de técnicas gráficas e fluxo de dados. É muito importante na escolha de uma ferramenta CASE procurar as seguintes características qualitativas: ● Facilidade de entender as especificações da ferramenta CASE. ● Alocação adequada de tempo e recursos possíveis dentro do ambiente de desenvolvimento garantida. ● A coordenação entre as especificidades da ferramenta e requisitos de infra-estrutura organizacional. ● Nível de Garantia de upgradation da tecnologia da informação dentro dos departamentos. ● Compatibilidade entre personalidades de aplicação das ferramentas e sua experiência relativa.

Desafios As ferramentas CASE são softwares que estão sendo cada vez mais utilizados na engenharia de sistemas. Há vários tipos de ferramentas no mercado tanto para análise estruturada quanto análise orientada a objeto, mas não foi o foco do artigo discuti-las, e sim mostrar seu funcionamento geral. Um dos grandes desafios que essa tecnologia ainda deve superar é sua integração com outras ferramentas, para que se possa estabelecer um ambiente CASE integrado, compartilhando dados de um único banco de dados. Não obstante a isso, uma ferramenta CASE trás vários benefícios ao desenvolvimento de software, como aceleração do ciclo de desenvolvimento, sistemas com maior qualidade, documentação eficiente, facilidade de manutenção e, conseqüentemente a tudo isso, um maior grau de satisfação do cliente.

Exemplos Segundo Pressman o repositório CASE é um banco de dados relacional ou orientado, para isso a utilização do DBDesigner como uma ferramenta CASE de código livre que serve para a modelagem de dados, mais especificamente para a elaboração de diagramas MER (Modelo Entidade Relacionamento) pode ser usada. Dentre as suas principais vantagens podemos citar a fácil geração de código SQL do modelo criado, a separação dos modelos Físico e Lógico, a sua simples interface gráfica e a sua portabilidade. Outras ferramentas cases: ● Eclipse (compilador e editor de códigos); ● JUnit (framework open source para testes); ● Sonar (controle de qualidade de código fonte). Ferramentas Case para: 1. Gerência de Requisitos (Rational RequisitePro, CaliberRm); 2. Desenvolvimento de aplicativos (NetBeans); 3. Modelagem de dados (Astah Community); 4. Gerência de Projetos (Ms Project, dotProject, Gantt Project, Xplanner); 5. Controle de Versões (Subversion, CVS, GIT, Mercurial); 6. Gerenciamento de Bancos de Dados (MySQL, PostgreSQL, Oracle, SQL Server).

Referências -

NOÇÕES DE ENGENHARIA DE SOFTWARE http://nocoesengsw.blogspot.com/2010/03/ferramentas-case.html

-

PRESSMAN, Rogers. Engenharia de Softaware. 1. Ed.São Paulo: PEARSON, 1995. p. 1005.

-

RECURSOS TECNOLOGICOS PARA ENGENHARIA DE SOFTWARE http://www.sidneyvieira.kinghost.net/abas/disciplinas/download/ESI/ES_Case.pdf...


Similar Free PDFs