Ficha Aristoteles - Ciência Política PDF

Title Ficha Aristoteles - Ciência Política
Author Julia Maciel Silva
Course Ciência Política
Institution Universidade do Vale do Itajaí
Pages 3
File Size 144 KB
File Type PDF
Total Downloads 75
Total Views 129

Summary

Fichamento de texto que vale nota para compor a média....


Description

FICHA RESUMO/ANALÍTICA 1.

AUTOR DO FICHAMENTO –

2. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA DO TEXTO FICHADO: CHEVALLIER, Jean-Jacques. História do Pensamento Político. Tomo I. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, (Capítulo IV e V – Aristóteles) p. 90-134. 3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE: Conceitos de justiça, polis, zoon politikon, formas de governo em Aristóteles. 4.

RESUMO DO TEXTO:

• JUSTIÇA Aristóteles estabelecia uma distinção entre Justiça Completa e Justiça Particular. Se chama de justo aquele que obedece a lei, dikaion, se define como aquilo que é conforme a lei – legalidade; sendo ilegalidade o injusto. Mas a palavra “justiça” tem ainda uma acepção mais restrita e que se refere à Cidade considerada como uma associação de homens iguais: trata-se de manter o principio de igualdade. Na justiça particular, define-se como justo o que é conforme à igualdade, sendo injusto a desigualdade; e denomina-se como justo aquele que, em respeito a igualdade, só se apodera da parte que lhe cabe. O princípio é que cada qual recebe o que lhe é devido. (p.99) Para ele o poder está na ordem da natureza do homem. •PÓLIS “Essa Pólis, ele a justificava e fortalecia dando-lhe como fundamento uma teoria que, a partir desse instante, se tonaria a teoria clássica da comunidade política. Revelava um certo número de ideias da vida cívica que devim ser buscados, imperativamente, bases ético- políticas na Cidade-Estado.” (p. 115) O modo de vida mais desejável de viver.

Pólis

Fim supremo da org. Político Grega.

Sentido Teológico.

Família Poder paternal

Aldeias-Gens Poder patronal

Polis Poder político (zoon politikon)

busca felicidade

•DIFERENÇAS ENTRE AS FORMAS DE GOVERNO DE PLATÃO E ARISTÓTELES “Adotando como critério o respeito à legalidade, Platão, no Político, enumera três Constituições desordenadas: tirania, oligarquia, e democracia extrema. Aristóteles, na Política, retoma essa classificação sêxtupla, tendo por critério o interesse comum.” (p.115) A Timocracia aparece apenas em Platão, não aparece em Aristóteles. •SISTEMA DE EDUCAÇÃO A criança recebe a sua primeira educação, até os sete anos, em casa: um grupo de inspetores fiscaliza os pais, sobretudo no que se refere aos jogos. Em seguida, durante dois ciclos sucessivos de sete anos (o primeiro até os 14, o segundo até os 21 anos), o que os pais devem respeitar rigorosamente são as normas estabelecidas pela lei. Eles são obrigados a criar os filhos na “forma de educação” prescrita, isto é, “liberal e nobre”, e não útil ou necessária. Dos sete aos catorze anos, será a vez de treinar o corpo pela ginástica. Dos 14 aos 21, as artes liberais (com um lugar muito especial reservado a música por motivos variados) serão ensinados com o intuito de promover a virtude. (p.113) •ZOON POLITIKON Traduzindo, Zoon Politikon significa Animal Político. Ou seja, um ser que vive para a cidade, para a sociedade. “O homem é, por essência, um ser destinado a viver plenamente, a só desabrochar em sua plenitude na Pólis.” (p.93) •MELHOR FORMA DE GOVERNO A Politia (politeia) combina, ou melhor dizer, funde ao mesmo tempo a oligarquia, forma de governo que repousa socialmente na classe rica, e a democracia, forma política que repousa socialmente na classe pobre. Ela confere o poder à classe média, fusão da riqueza e da pobreza. Assim ela evita ao mesmo tempo o caráter unilateral da oligarquia e o caráter unilateral da democracia. (p.131) Formas de Governo Formas positivas

Formas negativas

monarquia

tirania

aristocracia

oligarquia

democracia

democracia

rico

oligarquia

média

pobre

democracia

•FORMAS DE DEMOCRACIA A melhor democracia é a rural, composta de camponeses, proprietários mais desejosos de trabalhar do que de se envolver, na ágora, em debates que nenhuma riqueza produzem: isso os leva a delegar o poder a pessoas esclarecidas, eleitas por eles e que, perante eles, têm de prestar contas de seus atos. (p.120) A pior forma de democracia, a das cidades mais populosas, presa fácil dos demagogos que zombam ostensivamente do principio da soberania da lei, convertendo em lei o simples capricho da multidão. Tudo é regulado por meio de decretos diários, que eles fazem votar por uma assembleia permanentemente reunida e sob constante pressão. É uma verdadeira tirania dividida entre uma infinidade de mãos. (p.121) Sendo assim, o que faz uma pessoa ser cidadã é ter direito ao voto nas assembleias e a participação direta no exercício público. •NASCIMENTO DE UMA POLITICA A família era a primeira comunidade constituída pela natureza para satisfazer as necessidades do dia-a-dia, que por sua vez sucedeu a aldeia, comunidade formada por várias famílias com vistas a satisfação de necessidades e por fim vem a comunidade formada por várias aldeias, somente a cidade possuía independência econômica, só ela constitui uma sociedade perfeita. A cidade é uma comunidade política que tem vista a realização do Bem, e não apenas efetivar a vida em sociedade. (p.92 e 94)

5. PALAVRAS CHAVES (3): Animal político, politia, justiça. 6.

ANÁLISE / CRÍTICA DO CONTEÚDO LIDO: Aristóteles foi um importante filósofo grego, sua teoria, de forma geral, é uma

objeção as obras de Platão. Enquanto Platão era a favor da existência do mundo das idéias e do mundo sensível, Aristóteles defendia que poderíamos captar o conhecimento no próprio mundo que vivemos. Para Aristóteles Deus não é o criador, mas o motor do Universo. Segundo sua filosofia, a felicidade é o único objetivo do homem. E se para ser feliz é preciso fazer o bem ao outro, então o homem é um ser social e precisamente um ser político. Ele define que as virtudes devem estar sempre no meio termo, ou seja, devemos nos afastar dos extremos para não nos submetermos nos vícios e excessos. Principais obras: A Política; Ética e Nicomâco....


Similar Free PDFs