Gerontologia Social PDF

Title Gerontologia Social
Course Gerontologia Social
Institution Universidade Cesumar
Pages 6
File Size 242.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 15
Total Views 135

Summary

Gerontologia Social...


Description

03/02/2021

Unicesumar - Ensino a Distância

ATIVIDADE 2 - SER - GERONTOLOGIA SOCIAL - 2020C4 Período:31/08/2020 08:00 a 18/09/2020 23:59 (Horário de Brasília) Status:ENCERRADO Nota máxima:0,50 Gabarito:Gabarito será liberado no dia 19/09/2020 00:00 (Horário de Brasília) Nota obtida:0,20

1ª QUESTÃO Segundo Immanuel Kant o homem não tem um preço como as coisas, mas tem dignidade e esta é inerente a condição de ser humano, indivíduo racional.  BRITO, M. C. A. de. Gerontologia Social. Maringá: UniCesumar, 2017.  Sobre a dignidade da pessoa humana e a sua importânciapara o Estado Social e Democrático de Direito, analise as afirmativas abaixo, considerando V para verdadeiro e F para falso.  I. Consiste na garantia do indivíduo contra todas as formas de violência formal ou informal. II. Remete ao mérito da qualificação pessoal determinada pela função social do homem. III. Pautada pela razão ético-jurídica em rebatimento às atrocidades históricas. IV. Ohomem é, ao mesmo tempo, o legislador universal, em função dos valores éticos e o sujeito que se submete voluntariamente a essas normas valorativas.  As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

ALTERNATIVAS V, F, V, V. V, V, F, F. F, V, V, F. V, V, V, V. F, V, F, F.

2ª QUESTÃO

1/6

03/02/2021

Unicesumar - Ensino a Distância

A representação mais significativa do número de velhos na população brasileira, até então, se deu na década de 70, segundo Rodrigues (2001). Nessa década foi possível notar um volume mais expressivo, isso despertou a preocupação de alguns segmentos da sociedade, tanto dos órgãos públicos quantos dos órgãos privados.  BRITO, M. C. A. de. Gerontologia Social. Maringá: UniCesumar, 2017.  Analise as afirmativas, considerando as primeiras normativas de proteção à Assistência ao Idoso na década de 70:  I. Portaria N° 82, de 04 de julho de 1974, assinada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, destinada àassistência aos idosos, à proteção direta e indireta e aos acordos para internação custodial. II.Renda Mensal Vitalícia – Lei 6.179/1974 – instituiu o amparo previdenciário para maiores de 70 anos de idade para inválidos, definitivamente incapacitados para o trabalho. III.Política de bem estar social, que incluía previdência social, saúde, educação e habitação. IV. Lei nº 8.842 que estabelece Política Nacional do Idoso através do Decreto noº 1.948/96 e cria o Conselho Nacional do Idoso. V. Lei nº 6.439, de 1º de setembro de 1977, que institui o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), integrando: o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social(INAMPS), a Fundação Legião Brasileira de Assistência (LBA). É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS I, II, III e IV, apenas. I e III, apenas. I e II, apenas. II, III e V, apenas. I, II e V, apenas.

3ª QUESTÃO Sobre a proteção a pessoa idosa no Brasil, podemos afirmar que esta foi um processo construído e conquistado pela população por meiode lutas e articulações que culminaram em uma Política Nacional do Idoso em 1994.  BRITO,M.C.A. Gerontologia Social.Maringá: Unicesumar,2017. (adaptado).  Considerando o enunciado acima, analiseas afirmações como(V) para as verdadeiras e (F) para as falsas: I. APolítica Nacional do Idoso em 1994, lei n° 8.842/ 94, é fruto de mobilização social e luta desde a década de 1970. II. Avelhice no Brasil foi assistida pelas Santas Casas de Misericórdia, ordens religiosas ou outras entidades filantrópicas até despontar ações estatais. III. Arepresentação mais significativa do número de velhos na população brasileira até então se deu nos anos 2000 segundo o IBGE. IV. Renda Mensal Vitalícia é benefício previdenciário destinado aos considerados incapacitados para o trabalho, instituído pelo Estatuto do Idoso. Assinale a sequência correta:

2/6

03/02/2021

Unicesumar - Ensino a Distância

ALTERNATIVAS V; F; F; V. F; V; V; V. F; F; F; F. V; V; F; F. V; V; F; V.

4ª QUESTÃO Observe o artigo 194 da Constituição Federal de 1988:  “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à ______________, à previdência e à _________________ ".  BRITO, M. C. A. de. Gerontologia Social. Maringá: UniCesumar, 2017.  Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas. 

ALTERNATIVAS habitação, saúde. habitação, Assistência Social. Assistência Social, educação. educação, saúde. saúde, Assistência Social.

5ª QUESTÃO Os direitos fundamentais, previstos da Constituição Federal (1988), são muito confundidos com os Direitos Humanos, como se fossem a mesma coisa. Porém não são, pois são distintos.  BRITO, M. C. A. de. Gerontologia Social. Maringá: UniCesumar, 2017.  Dessa forma, assinale a alternativa que apresente os direitos fundamentais.

ALTERNATIVAS Direito ao voto, à liberdade assistida, à igualdade racial, à segurança pública e privada, à educação laica, à saúde pública e privada, ao transporte coletivo urbano. Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à educação, à saúde, à moradia aos sem teto, ao lazer, à assistência aos desamparados, ao transporte, ao voto. Direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à educação, à saúde, à moradia, ao trabalho, ao lazer, à assistência aos desamparados, ao transporte, ao voto. Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à educação básica ao ensino médio, ao SUS, à moradia, ao trabalho, ao lazer, à LOAS, ao transporte, ao voto. Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à educação, à saúde, à moradia, ao trabalho, à assistência aos desamparados, ao transporte, ao voto. 3/6

03/02/2021

Unicesumar - Ensino a Distância

6ª QUESTÃO Para os autores Carvalho e Garcia (2003) há uma distinção clara entre longevidade e envelhecimento, pois ambas apresentam definições e aplicações diferenciadas na vida das pessoas, no entanto é comum que os dois termos sejam tratados como similares ou mesmo sinônimos. BRITO,M.C.A. Gerontologia Social.Maringá: Unicesumar, 2017. (adaptado).  Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa que apresenta a definição de longevidade apontada pelos autores:

ALTERNATIVAS Longevidade refere-se à cronologia do indivíduo. Longevidade refere-se às transformações psicofísicas que um indivíduo sofre ao longo de sua vida. Longevidade refere-se à qualidade de vida vivenciada por um indivíduo independentemente do número de anos ele possa ter. Longevidade refere-se ao número de anos vividos por um indivíduo mesmo que as pessoas de uma mesma geração não alcancem este patamar. Longevidade refere-se ao número de anos vividos por um indivíduo ou ao número de anos que, em média, as pessoas de uma mesma geração viverão.

7ª QUESTÃO Com o debate acerca dos desafios do envelhecimento no Brasil, especialmente se tratando das responsabilidades do Estado em relação à população idosa a fim de assegurar seus direitos, foi necessária uma análise sobre os Direitos Fundamentais no âmbito legal previstos na Constituição Federal de 1988.  BRITO, M. C. A. de. Gerontologia Social. Maringá: UniCesumar, 2017.  Sendo assim, assinale a alternativa que apresente as subdivisões dos Direitos Fundamentais da Constituição Federal.

ALTERNATIVAS Direitos humanos e sociais, direitos políticos e da nacionalidade. Direitos sociais, direitos individuais e coletivos, direitos políticos e da nacionalidade. Direitos individuais e coletivos, direitos sociais e da nacionalidade. Direitos humanos e coletivos, direitos sociais, direitos políticos e da nacionalidade. Direitos individuais e coletivos, direitos sociais e da nacionalidade e direitos políticos.

8ª QUESTÃO

4/6

03/02/2021

Unicesumar - Ensino a Distância

Direitos Humanos e Direitos Fundamentais estão intrinsicamente relacionados, não é possível tratar de um sem se voltar para o outro, sendo que, dada a relevância do tema, este foi abordado também pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).  CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito. Gerontologia Social. UNICESUMAR-PR, 2017 (adaptado).  Considerando o enunciado acima, aprecie as alternativas e coloque V para verdadeira e F para falsa: I. No documento da Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada em 1948, consta a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defendendo a igualdade e a dignidade das pessoas, reconhecendo que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta. II. Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. III. Os direitos fundamentais acentuam o caráter dialógico entre a constituição e a realidade social. Iv. Está previsto na Constituição Brasileira que o Estado tem por obrigação, em qualquer de seus Poderes, reconhecer e garantir os direitos fundamentais, invioláveis e respeitados por todos. As alternativas I, II, III e IV são: 

ALTERNATIVAS F; V; V; F. V; F; F; V. V; V; V; V. F; F; V; F. V; V; V; F.

9ª QUESTÃO Pesquisadores afirmam que o envelhecimento não pode ser visto apenas sob ótica pontual, pois ele engloba diferentes aspectos que merecem análise e reflexão para que se possa compreender a sua complexidade.  BRITO,M.C.A. Gerontologia Social.Maringá: Unicesumar, 2017. (adaptado).  Considerando o enunciado acima, assinale a alternativa que apresenta os aspectos que devem ser considerados em relação ao envelhecimento:

ALTERNATIVAS

5/6

03/02/2021

Unicesumar - Ensino a Distância

É um conjunto de alterações físicas no organismo da pessoa, que alcança todos independente da classe social, da cronologia e do contexto sócio histórico. É um conjunto de alterações físicas no organismo da pessoa, que alcança somente aqueles em condições mais vulneráveis do ponto de vista do contexto sócio histórico. O reconhecimento de que é um processo bastante conhecido, sendo um conjunto de alterações psicofísicas no organismo da pessoa, bem como a classe social, a cronologia e o contexto sócio histórico. O reconhecimento de que um processo que deve ser tratado apenas pela medicina, pois produz alterações biológicas no organismo da pessoa, bem como a classe social, a cronologia e o contexto sócio histórico. O reconhecimento de que é um processo complexo e pouco conhecido, sendo um conjunto de alterações psicofísicas no organismo da pessoa, bem como a classe social, a cronologia e o contexto sócio histórico.

10ª QUESTÃO Em relação aos direitos fundamentais, aprecie o trecho: entre os direitos fundamentais da Constituição Federal (1988) estão ___________ os direitos à vida, à liberdade, ____________, à segurança, à educação, ___________, à moradia, ao trabalho, ao lazer, ______________________, ao transporte, ao voto, entre outras. ... Quando se trata do assunto de _______________, os estudiosos no assunto são unânimes em afirmar que possuem um__________________ e atemporal e válido para todas as pessoas do mundo, independente da sua nacionalidade, etnia, cultura entre outros. BRITO,M.C.A. Gerontologia Social.Maringá: Unicesumar, 2017.(adaptado).  Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas: 

ALTERNATIVAS pautados; à igualdade; à saúde; à assistência aos menores; direitos humanos; caráter universal. apontados; à igualdade; à saúde; à assistência aos desamparados; direitos sociais; caráter universal. assegurados; à igualdade; à saúde; à assistência aos desamparados; direitos políticos; caráter igualitário. assegurados; à igualdade; à saúde; à assistência aos desamparados; direitos humanos; caráter universal. assegurados; à igualdade; à saúde; à assistência aos desamparados; direitos humanos; caráter individual.

6/6...


Similar Free PDFs