Girias - Artigo de Wikipedia PDF

Title Girias - Artigo de Wikipedia
Author Cezary Dubicki
Course Portugisiska: Portugisiskspråkiga kulturer
Institution Högskolan Dalarna
Pages 8
File Size 438.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 100
Total Views 145

Summary

Gírias do Brasil: diversidade regional e uso das gírias em propaganda e redes sociais....


Description

Gírias do Brasil: diversidade regional e uso das gírias em propaganda e redes sociais.

Introdução Gíria é um fenômeno linguístico usado num contexto informal. São palavras ou frases que não seguem a norma culta, geralmente têm origem na cultura de determinado povo ou região. O intuito de tais estruturas é substituir termos formais da língua, ou seja, interpretar as palavras com um sentido figurado [1]. Gírias são termos que podem ser incluídos na linguagem coloquial. Neste artigo se apresentam origens da gíria, como isso funciona em sociedade, e suas transformações, diversidade regional, cultural e social, o papel das gírias em comunicação, baseando-se na utilização em propaganda. Índice 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

Introdução Origens das gírias Grupos diferentes Jargão Transformações Diversidade regional Gírias em propaganda e redes sociais Ver também Referências Bibliografia Ligações externas

Origens das gírias Gírias são criadas para substituir termos formais da língua e não podem ser interpretadas de maneira literal. Por serem criadas por determinado grupo, muitas vezes são incompreendidas por outros. Isso determina sua importância e função social na medida que consolida o sentimento de identidade desses grupos [2].

Grupos diferentes Muitas vezes gírias são inventadas por um grupo marginalizado com o intuito de não serem compreendidos por outros, por exemplo, as gírias utilizadas pelos detentos numa prisão ou dos jovens numa favela [2].

1

Jargão Jargão é o modo de falar específico de um grupo, geralmente ligado à profissão. Existe, por exemplo, o jargão dos médicos, advogados, jogadores de futebol, policiais, vendedores, militares ou especialistas em informática. Neste caso é comum usar empréstimos de outras línguas, como inglês, francês ou latim.

Transformações Com o tempo, a gíria passa por várias transformações, por exemplo, expressões usadas em gírias de detentos ou de favelas se tornam comuns na fala cotidiana. Algumas expressões caem também em desuso, há palavras que entram e saem da moda, não parecem mais relevantes sendo substituídas por novas, e o uso de antigas é considerado antiquado.

Diversidade regional O português em diferentes estados ou regiões do Brasil é diferenciado pelo uso de expressões próprias de gíria. Isso é mostrado a seguir no exemplo de interjeições derivadas de algumas expressões de gíria. Interjeições são geralmente palavras usadas para expressar dúvida, espanto, surpresa e praticamente qualquer outro sentimento. Mapa do Brasil: interjeições e gírias regionais

Fontes: Instagram, Brasil em Mapas @brasilemmapas 2

Mapa do Brasil: estados e capitais

Fonte: Instagram, Brasil em Mapas @brasilemmapas

Tabela 1. Interjeições características apresentadas por estado em ordem alfabética

3

Estado / Região

Interjeição/ Giria

Explicação / exemplos

Comentários

Acre

Arre diaxo!

A versão regional de “Ave, diabo!”. Exemplo: “Arre diaxo! O que está acontecendo?”

Alagoas

Eita gota!

Expressão de espanto = Caramba!

Amapá

De rocha!

“De rocha” = concordância ou verdade. “= Sério”. Exemplo: “De rocha, ela é muito bonita."

4)

Amazonas

Telezé?

Versão curta de “Tu é lezo, é?” “Lezo” é uma gíria por “estúpido”, lesado = retardado

1)

Bahia

Ôxe!

“Ôxe!” = “Oxênte!” = “Oh, gente!” Exemplo: ”Eu tenho que trabalhar amanhã. Ôxe! Mas é sábado!”

4)

Ceará

Arri, égua!

''Arri Égua! Que mulher bonita!”

3)

Goiás

4

Véi! Rensga!

Véi = “Velho” = “Meu velho” = “Meu velho amigo” Rensga! (Ren!)= não tem um significado específico. Exemplo: “Eu tenho que trabalhar amanhã. “Véi! Mas é sábado! Rensga!”

Véi = 4) Rensga = 5)

Espírito Santo

Massa!

“Massa” = “legal” = “bacana” “Muito massa!” = “Muito bom!”

4)

Maranhão

Éguas!

Cavalos são parte muito importante da vida no interior... O que “éguas” está acontecendo?

3)

Mato Grosso

Agora quando?

No interior, o tempo corre bem mais devagar. Por causa disso, a palavra "agora" em MG tem muitas variações e esse termo precisa ser as vezes mais detalhado. Exemplo: Vou fazer isso agora. Agora quando? Agora já (right away). Agora mesmo (“A while ago) Agorinha (Rapido) Agora agora (“Exactly right now”).

5)

Minas Gerais

Uai!

Uma palavra emprestada do inglês 5) “why”, semelhante a “sô” Exemplo: “Eu tenho que trabalhar amanhã. Uai, mas é sábado, sô!”

Paraíba

Oxênte!

Versão regional de “Ô, gente!”

3)

Paraná

Piá

Uma palavra de origem indígena (Tupi), = “menino”

5) Um piá, dois piá

Pará

Égua!

Égua = um cavalo fêmea

3)

Pernambuco Visse?

A versão regional de “Viste?” “Toma cuidado! Visse?”

3)

Piauí

Pense!

Imperativo do verbo pensar Exemplo: “A previsão do tempo hoje é de 40 graus! Pense!”

5)

Rio de Janeiro

Jaé!

Já é = Já é real = Já existe = Já está acontecendo, Exemplo: “Vamos para a praia? - Jaé!” Outra expressão característica “Demorô” = Demorou = “Sim!”, “Show!”. Exemplo: “Vamos tomar um café? - Demorô!”

5)

Rio Grande do Norte

Eita píula!

Uma exclamação, admiração, impressão intensa. Exemplo: “Eita píula! Ela é muito bonita." Versão mais forte “Eita porra!” (palavrão)

3)

Rio Grande do Sul

Bah!

Exemplo: “Eu tenho que trabalhar amanhã. Bah! Mas é sábado!” Outro exemplo: “Tri” = muito

5)

Rondônia

Marrapaiz

A versão regional de “Mas, rapaz!” “Eu tenho que trabalhar amanhã. Marrapaiz! É sábado!”

5)

Roraima

Tedoidé?

Versão curta de “Tu é doido, é?” Doido = louco

1)

Santa Catarina

Tash tôlo?

A versão regional de “Estás tolo?” Tolo = bobo = idiota = burro

2) 5)

Sergipe

Vôti!

“Vôti!” = “Uau!”

São Paulo

Mano!

“Mano” = hermano (Esp.) = irmão = meu irmão Mano = bicho (anos 70’) Exemplo “Mano! O que foi isso?””

Tocantins

Armaria!

“Ave maria” em sotaque nordestino

5) “Mermão” em Rio de Janeiro ou “Cara”

Comentários 1) No Nordeste o uso da conjugação na segunda pessoa “tu” não está correto, se usa em vez disso a conjugação da terceira pessoa, por exemplo: “tu é” em vez de “tu és”, “tu vai” em vez de “tu vais” 2) Em Santa Catarina o uso da conjugação na segunda pessoa “tu” está correto, muitas palavras são pronunciadas com a sonoridade do português europeu 3) Palavra usada praticamente em todos os estados nordestinos 4) Palavra usada também em outros estados 5) Expressão característica apenas para esta região

Gírias em propaganda e redes sociais O principal objetivo do uso de gírias em propaganda é atrair um determinado grupo de pessoas como, por exemplo em campanhas para jovens. Frequentemente, efeitos especiais são criados brincando com palavras ou criando associações. Um grupo especial de gírias usadas pelos jovens são expressões especiais usadas nas redes sociais que, muitas vezes, vêm do inglês, e são conhecidas como anglosaxonismos. As principais fontes dessas expressões são aplicativos como por exemplo Twitter, Facebook, Instagram, Whatsapp, etc.

Exemplo Em 2019, inspirada por gírias populares do mundo virtual, a Skol, uma famosa cervejaria, apresentou latas especiais e lançou um produto exclusivo com seis latas 5

de 269 ml que trazem seis gírias comuns do mundo virtual: Arroba, Fanfiqueira, Biscoiteira, Afrontosa, Atenta e Embuste. [3]

Fonte: https://embalagemmarca.com.br/2019/11/skol-leva-girias-das-redes-sociais-para-latas/

O significado de cada uma das latas: Arroba: pessoa que te faz quase enfartar do coração. Vulgo crush.[3] Fanfiqueira: pessoa cheia dos migué, que adora uma historinha falsa. Nem sempre é ruim: bons fanfiqueiros criam famas dignas de prêmio. [3] Biscoiteira: pessoa que faz tudo para hitar no grupo. Exagera, faz drama, tenta ser afrontosa e chamar a atenção. Tudo em nome do like. [3] Afrontosa: pessoa que não tem papas na língua. Diz, faz e posta tudo o que lhe convém, sem medo de ser feliz. [3] Atenta: pessoa esperando ansiosamente por alguma coisa, alguma tour, algum fato, alguma thread, algum flop ou alguém. [3] Embuste: pessoa com atitudes e ideias questionáveis. Alguém difícil de lidar e muito fácil de pegar ranço [3].

Explicações adicionais de expressões de gíria de redes socias usadas nesta referência: Crush - vem de palavra inglesa “crush”, sinônimo de "paixonite" ou "quedinha" por alguém que estamos apaixonados, interpretado como um "amor platônico", quando uma pessoa tem uma paixão não recíproca por alguém. 6

Vulgo – vem de palavra latina, o termo é utilizado para se referir aquilo ou aquele que pertence à maioria dos indivíduos, “= comum” Migué - mentira Hitar - vem da palavra inglesa hit = fazer sucesso Like - se refere a ganhar like, principalmente no Facebook ou outras redes sociais Thread – se refere a palavra thread no Twitter, mesmo como hashtag # Flop - o mesmo que fail. Quando alguém cai, erra, ou perde miseravelmente em algo, um fracasso total.

Ver também Links para artigos semelhantes na Wikipedia. [1] https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%ADria [2] https://www.todamateria.com.br/o-que-e-giria/ [3] https://embalagemmarca.com.br/2019/11/skol-leva-girias-das-redes-sociais-para-

latas/

Referências https://www.dicionariopopular.com/girias/ https://www.dicionariopopular.com/girias-atuais-internet/ https://www.suapesquisa.com/o_que_e/giria.htm https://jandaia.com/blog/cultura/girias-brasileiras-de-cada-regiao-sera-que-vocesabe-o-que-significa/ https://www.anosdourados.blog.br/2016/12/cantinho-dos-anos-70.html https://sotaqueando.com.br/ https://www.dicionarioinformal.com.br/ https://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2018/10/02/wmccannlanca-primeira-campanha-para-estacio.html https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2018/08/20/estrategias-debranding-para-marcas-que-falam-literalmente.html 7

https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/02/09/atrair-os-jovens-a-tvfoi-meu-maior-orgulho-diz-autor-de-malhacao.html

Bibliografia Esmenia Simões, Osborne and Barbara McIntyre (2008), Colloquial Portuguese of Brazil, ISBN 0-203-88030-7, Routledge Taylor & Francis Group, London and New York

Ligações externas https://www.instagram.com/giriadefavelad0/ https://www.instagram.com/p/CPratBALvdP/ Dicionário carioca https://www.dicionariopopular.com/girias-antigas-de-cada-decada/ https://www.bol.uol.com.br/unibol/uscs/10-girias-que-estao-na-boca-dos-jovens.htm https://jefpower.tumblr.com/post/49630571056/g%C3%ADrias-de-publicit%C3%A1rio https://queridomilitar.blogspot.com/p/girias-militares-e-seus-significados.html

Categorias: Linguística, Gírias

8...


Similar Free PDFs