História 8 - Questões para estudo profundo para próximas provas e trabalhos PDF

Title História 8 - Questões para estudo profundo para próximas provas e trabalhos
Course História Do Pensamento Geográfico
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Pages 3
File Size 50.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 40
Total Views 158

Summary

Questões para estudo profundo para próximas provas e trabalhos...


Description

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano Disciplina: História

1- Como características gerais dos Estados Modernos, que se organizavam na Europa Ocidental no período que vai do século XV ao XVIII, pode-se mencionar entre outros, a:

Resposta: tendo a Europa Ocidental vivido neste período um processo de transição do feudalismo, modelo que é politicamente descentralizado e economicamente dependente da agricultura, para as monarquias absolutistas, centralizadas e tendo por base o comércio.

Neste período adotou-se o modelo econômico mercantilista, caracterizado por forte intervenção do Estado na economia, por meio da concessão de monopólios, por exemplo, para famílias burguesas que fossem consideradas mais "fiéis" à Monarquia. Este foi o modelo que guiou o processo de colonização das Américas.

2- O colapso deflagrado no mundo pela crise financeira dos anos 20 teve como principal ato o craque da bolsa de valores de nova york, em outubro de 1929, como consequência dessa crise, podemos destacar: a) os preços e salários subiram, aumentando a oferta de empregos na área industrial européia

b) a Europa recuperou sua prosperidade com altos investimentos dos fundos particulares norte-americanos.

c) o Brasil manteve-se fora da crise com contínuos aumentos das exportações do café

d) o mundo todo foi afetado drasticamente, quando a Inglaterra abandonou o padrao-ouro, permitindo a desvalorização da libra.

e) nos primeiros anos da década de 30, a indústria alemã duplicou a sua produção, acarretando o crescimento do comércio mundial

Resposta: É correta a alternativa D, de modo que esta foi uma crise econômica em todos os países que adotavam o sistema capitalista de produção, ocasionando grandes perdas econômicas, altas taxas de desemprego, queda nas exportações e aumento da vulnerabilidade social.

Naquele contexto a economia brasileira era ainda fortemente dependente da exportação de produtos agrícolas, em especial o café (a própria Bolsa de Valores de São Paulo foi criada para negociar o produto), que não era um bem de primeira necessidade e sofreu forte perda de demanda com a crise financeira, tendo o Brasil mergulhado em uma crise de exportações com consequências econômicas graves.

3-No texto, o autor afirma que nós, brasileiros, de modo geral, temos a ideia de que o poder dos governantes, em especial do presidente, é absoluto. No entanto, vimos que a Constituição republicana estabeleceu a divisão de poderes, atribuindo ao presidente um poder específico. Que poder o presidente da República representa e qual a sua função? Resposta: O Presidente da República é o "chefe" do Poder Executivo Federal, sendo responsável por apontar os Ministros de Estado, por sancionar ou vetar projetos de lei que são aprovados pelo Congresso e por tomar a decisão final sobre a organização do orçamento federal.

4- Durante muitos séculos, os antigos romanos divertiram-se com a atuação dos gladiadores nos chamados espetáculos públicos, que utilizava m diferentes tipos de armas, permitidas pelas autoridades de Roma, como as que podem ser observadas na ilustração. Esses gladiadores eram recrutados, principalmente, entre * 2 pontos a) homens poderosos da plebe. b) cidadãos da nobreza romana. c) servos dos latifúndios estatais. d) escravos das áreas dominadas. e) heróis das conquistas romanas.

Resposta: É correta a alternativa D, sendo o "trabalho" de gladiador visto como uma oportunidade de ascensão social para os escravizados, que poderiam se tornar famosos e até modernamente bem-sucedidos por meio desta atividade.

Na maior parte dos casos os gladiadores não resistiam a muitos combates e nem chegavam a ficar conhecidos pela multidão, sendo comum que se formassem verdadeiras "escolas" de gladiadores, mantidas por senhores de escravos, que sempre "alimentavam" as arenas com novas pessoas para os espetáculos cada vez mais violentos dos romanos.

5- De acordo com nossos estudos sobre a sociedade espartana, o nome dado aos servos considerados propriedade do Estado era: * 1 ponto a) Espartanos. b) Hilotas. c) Metecos. d) Periecos.

Resposta: A alternativa correta é a letra b) hilotas.

Os hilotas eram os servos da antiga Grécia. Foram considerados propriedades do Estado, que eram responsáveis pela economia local. Os hilotas eram geralmente descendentes do povo da antiga Messênia, que foram dominados pelos espartanos em algumas batalhas na Antiga Grécia. Tinham por obrigação pagar tributos ao Estado, sob pena de castigos e terror em caso de não pagamento....


Similar Free PDFs