Lista DE Exercícios Evolução 2016 EDIF PDF

Title Lista DE Exercícios Evolução 2016 EDIF
Course Biologia
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Pages 5
File Size 375.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 41
Total Views 139

Summary

Lista de exercícios sobre evolução...


Description

Nome: Biologia II - Amaral

Turma: EDIFICAÇÕES

Data:

- ATENÇÃO!!!!! ESTA LISTA DE EXERCÍCIOS VALE 15 PONTOS NA NOTA DO BIMESTRE

EXERCÍCIOS – EVOLUÇÃO BIOLÓGICA 1. (UFRN) Dois grandes cientistas contribuíram decisivamente para a compreensão do processo de formação das espécies. No final do século XVIII, Jean-Baptiste de Lamarck propôs uma explicação para o processo de formação dos seres vivos. Em 1859, Charles S. Darwin lançou a sua teoria da seleção natural, que, uma vez aceita pela comunidade cientifica, acabou por descartar a proposta de Lamarck. Posteriormente, a teoria de Darwin foi modificada, dando origem a teoria sintética da evolução. a) Explique por que o trabalho de Lamarck contribuiu positivamente para se compreender a formação dos seres vivos. R: Lamarck foi o primeiro cientista a questionar o fixismo, assim como o criador da teoria que os organismos se adaptavam ao meio. b) Explique por que a teoria de Lamarck foi descartada a partir dos trabalhos de Darwin. R: Percebeu-se que a teoria do uso e desuso não podia ser comprovada cientificamente, bem como a mesma não se aplicava, e as ideias de darwin eram comprovadas pela ciencia. c) Explique por que a teoria sintética da evolução avança mais na explicação da formação dos seres vivos que a teoria de Darwin. R:Pois a teoria sistematica está ligada ao estudo do DNA e suas mutações, ou seja, mais aprofundada que os estudos de Darwin que não detinha dessa tcnologia.

2.

(UFMG/2008) Há algum tempo, a resistência a antibióticos vem-se tornando um problema mundial de Saúde Pública, porque dificulta o tratamento de infecções bacterianas. Analise esta figura, em que está representada uma população de bactérias:

/

/

Legenda:

Sensível ao antibiótico ampicilina

A partir dessa análise e considerando a) CITE dois fatores evolutivos Fator evolutivo 1: Seleção Natural

Resistente ao antibiótico ampicilina

outros que

conhecimentos sobre atuaram nessa

o assunto, população.

Fator evolutivo 2: Mutação b) EXPLIQUE, de acordo com a teoria neodarwinista, a atuação desses dois fatores evolutivos na população de bactérias representada. R: as bacterias senciveis ao antibiotico iriam morrer, deixando assim a população de bacteria imunes, e algumas bacterias sensíveis iam se adptar (mutar) e ficarem resistente. 3. Analise esta figura, em que está representada uma população de bactérias que, logo após a introdução e antibiótico, se tornou resistente:

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a teoria evolutiva que permite explicar as mudanças observadas nessa população. JUSTIFIQUE sua resposta. Teoria evolutiva: seleção natural Justificativa: As bacterias resistentes conseguiriam sobreviver e se reproduzir fazendo assim que passasse a existir maior parte delas no organismo.

4.

(UNESP/2007) Aquecimento já provoca mudança em gene animal. Algumas espécies animais estão se modificando geneticamente para se adaptar às rápidas mudanças climáticas no espaço de apenas algumas gerações, afirmam cientistas. ("Folha de S.Paulo", 09.05.2006.)

O texto pressupõe uma interpretação darwinista ou lamarckista do processo evolutivo? Justifique. R: Darwinista, pois ele esplica mudaças geneticas devido o clima, adaptação, já Lamarck defendia uma ideia de uso e desuso.

5.

(UFU) Estudar a evolução de um determinado grupo de organismos é algo complexo, difícil mesmo. Como saber quais etapas evolutivas se sucederam na evolução? O que veio primeiro? Nesse sentido os cientistas têm buscado na natureza provas da evolução. Essas provas aparecem principalmente de duas maneiras básicas. Pergunta-se: quais são essas duas maneiras principais pelas quais os cientistas têm estudado a evolução? R: O estudo de fosseis e do DNA das especies.

6. A capacidade de voar ocorre não só em aves, mas também em mamíferos, como os morcegos, e em insetos. Os pesquisadores explicam que as asas podem ser órgãos homólogos, em alguns casos, e órgãos análogos, em outros. Indique em quais dos animais citados as asas são órgãos homólogos e em quais são órgãos análogos. Em que diferem esses dois tipos de órgãos? R: Mamiferos são homólogos e aves e insetos são análogos, no homólogo os orgãos tem estruturas semelhantes, mas funções distintas. Já na análoga tem função semelhantes, porém, tem origens embrionarias totalmente distintas.

7.

(Unicamp 2010) As figuras abaixo mostram o isolamento, por um longo período de tempo, de duas populações de uma mesma espécie de planta em consequência do aumento do nível do mar por derretimento de uma geleira.

a) Qual é o tipo de especiação representado nas figuras? Explique. R: Especiação Alopátrica, pois acontece um isolamento geografico. Divisão de uma população em duas por meio de um isolamento. b) Se o nível do mar voltar a baixar e as duas populações mostradas em B recolonizarem a área de sobreposição (Figura C), como poderia ser evidenciado que realmente houve especiação? Explique.

R: Ao tentar faxer o cruzamento da especie, não seria possivel sua reprodução.

9. Pesquisadores acreditam que a formação do rio Congo, na África, por de 1,5 milhão de anos atrás, tenha colaborado para o surgimento, há cerca de 800 mil anos, a partir de um ancestral comum, das duas espécies de chimpanzés, o bonobo, encontrado no sul de uma das margens do rio, e o chimpanzé comum, encontrado ao norte da margem oposta. Sabendo que esses animais não são bons nadadores, explique como a formação do rio pode ter influenciado essa especiação. Utilize os conceitos dos fatores evolutivos: adaptação, variabilidade genética, mutação e recombinação gênica e seleção natural.

10. Analise a figura abaixo.

a) Que tipo de processo de especiação está representado na figura. Justifique. R: Simpática, não acontecei isolamento geografico e o anbiente favorecel as condições para surgimento de novas especies. b) Explique como os fatores evolutivos Seleção natural e variabilidade genética contribuem neste processo....


Similar Free PDFs