Macro e micro estruturas do periodonto PDF

Title Macro e micro estruturas do periodonto
Author Giovana Garcia
Course Periodontia Laboratorial e Clínica
Institution Universidade de Santo Amaro
Pages 5
File Size 78.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 94
Total Views 145

Summary

Download Macro e micro estruturas do periodonto PDF


Description

Macro e micro estruturas do periodonto

Grupos Proteção (gengiva) - Macro estruturas  Gengiva marginal;  Gengiva inserida;  Gengiva interdental.



- Micro estruturas  Epitélio;  Conjuntivo.  Sustentação - Macro e micro  Ligamento periodontal;  Cemento;  Osso alveolar. Periodonto    

Gengiva (proteger tecido subjacente); Ligamento periodontal (inserção); Cemento (inserção – suporte para as fibras do ligamento periodontal); Osso alveolar (inserção).

Divisão   

Gengiva marginal (livre); Gengiva inserida (aderida); Gengiva interdental (papilar).

Parâmetros clínicos       

Cor; Tamanho/volume; Contorno; Forma; Consistência; Posição; Ausência de sangramento.

Doença periodontal  em volta do dente! Uso incorreto do fio dental pode seccionar a gengiva papilar. Mucosa: revestir órgãos e cavidade. Libera muco para proteção do órgão de cavidade

  

Mucosa mastigatória (gengiva, palato duro); Mucosa especializada (dorso da língua); Mucosa de revestimento (todo o resto). Periodonto de proteção (macro)

Gengiva Marginal (livre)      

Circuncida o dente como um colarinho; Mais ou menos 1mm de comprimento; Um pouco mais elevada que a inserida; Aspecto liso; Se afasta facilmente do dente; Epitélio externo (queratinizado).

Gengiva inserida (aderida)    

Apical a gengiva marginal livre; Textura de casca de laranja (fibras colágenas); Firme e sem mobilidade; Inicio no limite coronário e término na linha muco-gengival.

Gengiva interdental    

Entre os dentes; Mistura entre gengiva marginal e inserida; Forma piramidal nos dentes anteriores; Forma de sela (COL) nos dentes posteriores. Periodonto de proteção (micro)

Epitélio oral      

Parte externa da gengiva (visível); Voltado para a cavidade oral; Linha muco – gengival até margem gengival; Possui cristas epiteliais (se inserem no conjuntivo e criam papilas conjuntivas); Queratinizado; Langherhan e merckel.

Epitélio de sulco      

Preenche o espaço entre dente e gengiva marginal; Parte da gengiva interna que não se adere ao dente; Não é visível; Não queratinizado/ Semipermeável (permite passagem de fluídos); Espaço do sulco gengival.

Epitélio juncional       

Começa no fim do epitélio sulcular; Termina na inserção conjuntiva; Aderido a superfície dental; Faz parte do espaço biológico (epitélio juncional + inserção conjuntiva); Não queratinizado; Delgado (fino); Semipermeável.

Periodontite: inflamação ao redor do dente. Mucosite: inflamação ao redor do implante. Implante     

Na ausência do dente a gengiva é denominada mucosa; Ao redor do implante temos margem da mucosa e não gengiva marginal; Mucosa condicionada (entre dois implantes) é a gengiva papilar (interdental) ao redor do implante pois tem fibras; Mucosa de revestimento; Não tem fibras, portanto não é papila.

Espaço cicatricial  ao redor não tem fibras. Sulco gengival     

Espaço raso ao redor do dente; Delimitado pela superfície dental e pelo epitélio de revestimento da gengiva marginal livre; Mal permite a entrada de uma sonda periodontal; A determinação clínica da profundidade do sulco gengival é um importante parâmetro de diagnóstico; Quando aumentado forma uma bolsa. Fibra parte de cemento, não parte de esmalte!

A gengiva se une ao dente por meio do epitélio juncional e da inserção conjuntiva (fibras dento gengivais).

Espaço biológico 

Epitélio juncional (0,97mm) + inserção conjuntiva (1,07mm);

 

Espaço virtual existente na vertente interna do periodonto de proteção, compreendido entre o pico gengival e a crista óssea alveolar; 3mm.

Suprimento vascular do epitélio juncional   

Arteríolas supraperiósticas; Vasos do ligamento; Arteríolas do septo interdental.

Fibras gengivais  

Dento gengivais; Circulares.

COL  Depressão. Periodonto de sustentação                  

Ligamento periodontal; Transmitir forças oclusais para o osso; União dente-osso; Manter os tecidos gengivais; Resistência a impactos; Abrigar vasos e nervos; Tecido frouxo e vascularizado; Composto por fibras que liga o osso ao cemento radicular; Fibras oxitalânicas; Elásticas; Colágenas; Fibras da crista alveolar; Fibras horizontais (terço cervical); Fibras oblíquas; Fibras apicais (no ápice do dente); Fibras da furca (interadiculares); Fibras de sharpey; Porção do ligamento que está dentro do tecido calcificado.

Suprimento vascular do ligamento   

Vasos apicais; Vasos transalveolares; Vasos gengivais.

Frenestação: Janela no osso; Deiscidência: “Não tem batente”.

Tecido conjuntivo  

Região de preenchimento que fica abaixo do epitélio; Composto por - Fibras colágenas (60%); - Fibroblastos (5%); - Vasos e nervos (35%); - Células de defesa; - Substância fundamental amorfa;



Fibras colágenas - Conectar a gengiva no dente; - Fornecer rigidez a gengiva; - Presentes na inserção conjuntiva; - Nomeadas de acordo com o sentido; - Fibras circulares (dão a volta no dente); - Fibras dentogengivais (cemento – gengiva livre); - Fibras dentoperiostiais (cemento – gengiva inserida); - Fibras transseptais (cemento – cemento).



Cemento radicular - Reveste a raiz dentária; - Não possui vasos e nervos; - Composto principalmente por hidróxiapatita; - Inserção das fibras do ligamento na raiz; - Reparo da raiz; - Proteção da dentina; - Classificado em Celular (cementócitos aprisionados na matriz) Acelular (terço cervical) - Quando o dente está erupcionando a deposição de cemento é mais rápida; - Cemento nunca para de se formar.



Osso alveolar - Distribuir e absorver as forças da mastigação - Tecido conjuntivo especializado - Dente dependente - Possui trabéculas (quanto mais, melhor a reparação) - Furos, espaços - Células mesenquimais - Exposição do cemento....


Similar Free PDFs