PERSPECTIVA NEOMARXISMO E CURRÍCULO MICHAEL APPLE PDF

Title PERSPECTIVA NEOMARXISMO E CURRÍCULO MICHAEL APPLE
Author Robson José de Oliveira Brito
Course Cálculo De Programas
Institution Universidade Federal de Pernambuco
Pages 2
File Size 97.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 15
Total Views 137

Summary

O Currículo não é uma mera colagem objetiva de informações, pois estas são sempre frutos de determinados agrupamentos sociais, que decidem o que será transmitido nas salas de aula. Desta forma, não é fundamental saber como o conhecimento será disseminado, mas sim qual saber, e porque este e não outr...


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – CAA CURSO DE PEDAGOGIA – NFD DISCIPLINA: Currículos e Programas – 2016.2 PROF.: Janssen Felipe da Silva Aluno (a): _______________________________________________________

SEMINÁRIO “PERSPECTIVA NEOMARXISMO E CURRÍCULO MICHAEL APPLE” – 21/09/2016 - PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA O DEBATE -

1. De acordo com a teoria desenvolvida por Apple, conceitue resumidamente sobre o que é currículo. O Currículo não é uma mera colagem objetiva de informações, pois estas são sempre frutos de determinados agrupamentos sociais, que decidem o que será transmitido nas salas de aula. Desta forma, não é fundamental saber como o conhecimento será disseminado, mas sim qual saber, e porque este e não outro.

2. Em relação à concepção curricular crítica, no que consistem os principais ideais de Apple? Visão estrutural e relacional do currículo, Vínculo entre reprodução cultural e reprodução social, Conexão entre a organização econômica e a curricular, Conceito de hegemonia (Gramsci): campo social como campo contestado, questionamento dos conhecimentos transpassados (o que, porque e para que?), Campo social e cultural como resistência e oposição, produção e reprodução de culturas simbólicas ou materiais como meios de poder.

3. Analisando o discurso de Michael Apple em sua crítica, o que pode ser considerado como principais argumentos de defesa da sua tese? Um dos principais argumentos pode ser a ideia de que a socialização necessária para uma boa adaptação às exigências do trabalho capitalista, não está expressa no currículo oficial, mas sim nas relações sociais e na escola. Além disso, Apple defende que é possível uma crítica à racionalidade técnica da escola, pela proposta de uma pedagogia da possibilidade e a da resistência. Ele também afirma que o currículo deve funcionar enquanto um instrumento de emancipação e libertação.

4. Tem-se a ideia de que “a emergência do currículo na sociedade está fortemente associada à noção de Estado” (PACHECO, 2001). De acordo com Apple é possível chegar a um consenso sobre o que é “Estado”? Mesmo com a ampla crítica às perspectivas essencialistas, Apple defende que o Estado deve ser visto como algo que está formação e que se define acerca da criação, estabilização e normalização de relações de poder e autoridade.

5. Por fim, defina em poucas palavras como compreender a teoria curricular de Apple. É possível compreendê-la ao se fazer questionamentos essenciais sobre suas relações entre currículo e poder, junto à sociedade, cultura e educação.

Referencial Teórico

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999....


Similar Free PDFs