Pompage - Resumo PDF

Title Pompage - Resumo
Author Bianca Zucareli
Course Fisioterapia E Inovações
Institution Faculdade Pitágoras
Pages 4
File Size 140.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 8
Total Views 142

Summary

Pompage - Resumo...


Description

POMPAGEM A pompagem é uma técnica que atua nas fáscias do tecido conjuntivo, desenvolvida pelo francês Marcel Bienfait. É um trabalho miotensivo com mobilização somada ao deslizamento das fáscias, tendo como objetivo o relaxamento muscular, melhora na nutrição circulatória dos tecidos moles e articulações, quebra de contraturas, de encurtamentos, de retrações e restauração do formato ou comprimento normal das estruturas miotendíneas. É uma técnica de terapia manual advinda da osteopatia, que implica, portanto, em tocar o paciente, agindo diretamente sobre o tecido conjuntivo (fáscia) produzindo benefícios à circulação, musculatura e articulação, além do efeito calmante (BARROS & MORIYA,2006).

ANATOMIA Fáscias: A fáscia mantém e conecta entre si todas as estruturas do corpo humano, formando uma teia tridimensional que se distribui desde a cabeça até aos pés sem interrupção, envolvendo todo e qualquer tecido do corpo desde grupos musculares, ossos e órgãos. É, por este motivo, também conhecida como tecido conectivo. Seu tamanho ocupa lugar de destaque nos fenômenos de nutrição e respiração tissulares. É ponto de partida de todos os vasos linfáticos periféricos. Classificação da fáscia: - Fáscia superficial: É a camada mais externa, comunica com a pele, encontrando-se sob a superfície da mesma. É tecido conjuntivo de malha laxa, fibroelástica, cujas fibras se entrelaçam entre si. - Fáscia profunda: É a camada mais compartimentada do corpo, ela envolve e separa os músculos e os órgãos vicerais internos e é uma das estruturas responsáveis para a função e contorno corporal. A sua malha é firme e compacta, com alguma rigidez. O pericárdio, o peritoneu e a pleura são elementos especializados da fáscia profunda. Fáscia sub-serosa: A sua malha é firme e compacta, com alguma rigidez. O pericárdio, o peritoneu e a pleura são elementos especializados da fáscia profunda.

Funções da fáscia: 1. Serve de meio de suporte para nervos e vasos sanguíneos e linfáticos. 2. Permite a movimentação dos tecidos subjacentes uns sobre os outros, fornecendo estabilidade e contorno à estrutura corporal. 3. É responsável pelo fluído lubrificante existente entre as estruturas, facilitando o movimento e a nutrição dos tecidos. Aponeurose Superficial: Recobre roda a face externa, de espessura e textura variáveis esta presente em todas as regiões do corpo. A aponeurose superficial apresenta-se como duas aponeuroses simétricas, que cobrem paralelamente cada metade do corpo. Ela se insere solidamente atrás, ao longo da coluna e na frente sobre o esterno. Têm uma função de suporte, não só protegendo os músculos, como também delimitando locas.

TÉCNICA DE POMPAGE A técnica de pompage pode ser executada em três fases: · Tração: A primeira parte é uma tração suave e regular que não deve estirar os tecidos além de sua flexibilidade fisiológica. Se exceder esse limite, o organismo pode reagir a pompage com uma contração ou espasmo muscular, causando o efeito oposto. · Manter a tensão: A tensão na coluna cervical deve ser mantida por cerca de 30 segundos, o terapeuta pode escolher se prolongar a duração do pompage se o problema do paciente estiver relacionado com os músculos. Este passo é essencial para o relaxamento muscular. · Relaxamento: A terceira parte da técnica é o relaxamento da tensão, deve ser muito lento para melhorar a circulação e a nutrição da cartilagem, é o passo mais importante por exemplo, na artrose e na degeneração articular. Esta fase da pompagem também serve para reduzir a tensão do tecido conjuntivo presente em qualquer área do corpo, sendo fundamental, visto que estima-se que aproximadamente 70% do volume do corpo é composto de tecido conjuntivo.

*Regiões a serem trabalhadas: Músculo Esternocleidomastóideo; Músculo Peitoral Maior (realizado bilateralmente); Músculo peitoral Menor; Músculos Paravertebrais; Músculo Latíssimo do Dorso; Músculos do Quadríceps; Músculos Isquiostibiais; Músculos do Tríceps Sural

FISIOLOGIA DA POMPAGE 1. Ação sobre a circulação A circulação vital, aquele que preside a nutrição dos tecidos e a função de eliminação é a grande circulação lacunar. Ela não tem sistema motor, nem bomba cardíaca, nem sistema de válvulas. Não e canalizada e nem dirigida, trata-se de um embebimento do tecido. Ele se desloca e se propaga por meio de movimentos, os deslizamentos dos tecidos uns em relação aos outros. Uma falta de movimento cria uma estase: edemas de embolização. 2. Ação sobre a musculatura A noção que temos das musculaturas diversas, fáscias e tônica, destinada a duas funções diferentes dinâmicas e estáticas, têm muita dificuldade em fazer escola em nossa profissão. No entanto essas duas musculaturas têm patologias muito diferentes e que antes de tudo, nos dizem respeito profissionalmente. Com exceção das contraturas, que são estados passageiros, que desaparecem com suas causas, a patologia da musculatura, fáscia é a fraqueja que se denoina fadiga, atrofia, paresia ou paralisia. É essa fraqueja que tratamos quando fazemos a recuperação funcional. 3. Ação articular No plano articular, o trabalho do fisioterapeuta será, antes de qualquer coisa, a luta contra a limitação e a rigidez. Nessa luta, a técnica da “pompagem” será de grande ajuda. Permite intervir nos processos de artrose e, sobretudo na evolução delas. A ‘pompagem” facilita de forma considerável as mobilizações articulares na recuperação funcional. A rigidez tem causas múltiplas,que comprometem a frouxidão aos micro movimentos. A pompagem articular no sentido de descompressão tem como objetivo principal a recuperação da frouxidão fisiológica . alem disso a mobilização em descompressão traz resultados rápidos na recuperação da amplitude prejudicada. 4. Ação calmante A ação analgésica das pompagem é também muito fácil de ser entendida. Não são utilizadas em dores muito intensas que tem uma origem precisa, decorrentes, por exemplo, de uma perturbação orgânica. Ela e importante, principalmente para as dores de tensão que nos abordam todos os dias.

INDICAÇÕES · Contraturas musculares não agudas; · Estase liquida (ausência de movimento do liquido intersticial); · Encurtamentos e tensões musculares; · Dores musculares não agudas; · Disfunções miofascias em geral; · Degeneração da cartilagem.

CONTRAINDICAÇÕES · Osteoporose · Fraturas recentes · Compressão medular · Artrodese · Espondilite aquilosante · Instabilidades , espondilolistese, hérnia de disco. · Feridas abertas; · Infecções; · Hematomas; · Deficiência circulatória aguda; · Tratamento anticoagulante; · Hipersensibilidade da pele; · Diabetes descontrolada;...


Similar Free PDFs