Prática 9 - Dermatopediatria - 21 PDF

Title Prática 9 - Dermatopediatria - 21
Course Semiologia Pediatrica
Institution Universidade Potiguar
Pages 4
File Size 436.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 93
Total Views 136

Summary

Resumo da matéria de semiologia pediatrica para o curso de medicina....


Description

Semiologi a Pediátrica | P rática 9 - Página |1

PRÁTICA 9 – Dermatopediatria AVALIAÇÃO CLÍNICA Queixa principal: sucinta em relação a lesão de pele; História atual: tipo de lesão inicial; evolução (mudança no tipo e extensão); sintomas associados (locais e gerais); lesões semelhantes em familiares. COMPOSIÇÃO DA PELE: Epiderme: células se multiplicando a cada 21 dias. Derme: folículo piloso, glândulas. Hipoderme: tecido gorduroso, plexos venosos e arteriais maiores. LESÕES ELEMENTARES PRIMÁRIAS: são a lesão inicial. MÁCULA: coloração alterada, plana, menor que 1 cm. Pitiríase versicolor: máculas e manchas hipocrômicas ou hipercrômicas, descamativa. Causada por um fungo lipofílico, que normalmente habita o couro cabeludo de forma saprofítica. Geralmente percebe após a pessoa ir à praia, pois bronzeado destaca máculas hipocrômicas. Em adultos geralmente em tronco posterior, já em bebe faz na face. Tratado com antifúngico tópico. MANCHA: coloração alterada, plana, maior que 1 cm. Vitiligo: manchas acrômicas ou hipocrômicas. Doença autoimune onde ocorre um ataque ao melanócito. Tem sempre progressão, crescendo com o tempo ou aumentando em número (diferente de um nevo). Mancha mongólica: mancha hipercrômica azulada-esverdeada. Pode afetar todo o corpo, mas geralmente está localizada em região sacral. Ocorre pela parada da migração celular no momento da embriogenese. Desaparece com o tempo, podendo ficar um pouco na região sacral. Mancha salmão: mancha róseo clara na região frontal ou na occipital (beijo dos anjos e mordida da cegonha). Presente desde o nascimento, geralmente fica mais forte quando faz esforço (choro, valsalva). Ocorre por um fluxo vascular alterado por imaturidade e ectasia de vasos. Desaparece até os 3 anos de vida por normalização de fluxo (a occipital pode não sumir). Mancha vinho do porto: mancha vinhosa que pode estar em qualquer lugar do corpo, mas com mais frequência na região malar lateralizada. Presente desde o nascimento também, mas esforços não alteram a mancha. Causada por uma má formação capilar. Não desaparece com o tempo a não ser que trate. Incontinência pigmentar: manchas hipercrômicas que seguem as linhas de Blaschko. Nasce como bolhas, que desaparecem aos 9 meses ficando placas hiperceratoticas avermelhadas na região. Após uma ano de vida fica como uma mancha que vai diminuindo com o passar dos anos. Doença neurocutânea podendo ter atraso de desenvolvimento, alteração ocular, convulsões. PÁPULA: elevada, menor de 1cm. Molusco contagioso: pápula umbilicada (nem todas), lisa, cor da pele. Doença viral mais frequente na criança, pois adulto já tem imunidade. Tratamento com curetagem até que a criança desenvolva imunidade (lesão fica uns anos e some). Pode transmitir para outras crianças, pode Nathalia Crosewski – 2013.2

Semiologi a Pediátrica | P rática 9 - Página |2

inflamar, etc. Verruga vulgar: pápula hiperceratótica, vulgar. Causada com HPV, geralmente na mão. Tratamento com ácido, congelamento, etc. + Diagnóstico diferencial: calo (é liso e não tem tantos vasos). + Fenômeno de koebner: também chamado de resposta isomórfica. Um trauma em região de pele sã desencadeia o surgimento de lesões. Ocorre também em outras doenças. PLACA: elevada, mais de 1 cm. Psoríase: placas eritematosas e descamativas recoberta por escamas esbranquiçadas e espessas. Relacionadas a trauma. Geralmente tem descamação de couro cabeludo e alterações em unhas. Psoríase nevóide: escama grossa, com placa seguindo linha de Blaschko. + Linhas de Blaschko: linhas de distribuição celular no momento da embriogênese. Pensar em doenças com relação genética. Dermatite atópica: placa eritematosa descamativa (escamas mais finas que na psoríase). Lesões pruriginosas que pioram com o frio. Geralmente acompanhado de sinais menores de atopia, como dupla prega infrapalpebral, tubérculo labial. Geralmente no bebe se localiza nas bochechas, na crianças em prega cubital e prega poplítea, no adolescente em punhos e tornozelos. NÓDULO: elevada, de 0,5 a 2 cm. É uma lesão subcutânea palpável, podendo estar aderido a planos profundos ou não. Geralmente precisa de anatomopatológico para saber o que é. Mais frequente de anexos. Pilomatricoma: massa palpável, podendo até calcificar. Tumor benigno de folículo pilocebáceo, que é o tumor mais frequente na infância. Geralmente não retira, pois cicatriz fica pior que o nódulo. Obs: ceratose pilar – pápula hiperceratótica esbranquiçada. Condição autossômica dominante que desaparece com o tempo. É uma pele seca que faz um tampão de queratina na saída do folículo piloso. É um sinal menor de atopia. TUMOR: lesão sólida, maior que 2cm, acomete pele e subcutâneo. Hemangioma: tumoração de coloração vinhosa. Começa como uma mancha rosada que evolui para tumoração. Geralmente crescem até um ano de idade, sendo que 90% desaparecem até os 9 anos. Tratamento quando em regiões visíveis ou quando atrapalha o paciente. Tratamento é com propanolol sistêmico ou tópico. URTICA: lesão eritematoedematosa desaparece em horas. Não pode durar mais de 24 horas na mesma localização. Começa com lesão papular que cresce formando lesões circinadas com limite vermelho e centro mais claro. Em geral desaparecem com pressão, pois ocorre por vasodilatação e extravasamento de líquido do vaso. Cresce localmente por liberação de histamina. Pode ser por vírus (comum em crianças), bactéria, alimento (comum em adultos). VESÍCULA: elevação, conteúdo liquido, menor que 1 cm; Herpes simples: vesículas agrupadas sobre base eritematosa. Pode ter exsudato claro do conteúdo da vesícula, deixando uma crosta quando seca. É simples porque é localizado.

Nathalia Crosewski – 2013.2

Semiologi a Pediátrica | P rática 9 - Página |3

Varicela: vesículas sobre base eritematosa presentes no corpo inteiro, inclusive em mucosas e couro cabeludo. Pode ter também pápula e crosta, sendo que quando predomina só vesícula é chamada de monomórfica (mais em crianças e imunossuprimidos). Evolução é cefalocaudal. BOLHA: elevação, conteúdo liquido, maior que 1 cm. Herpes zoster: vesículas e bolhas formadas pela reativação do vírus da varicela. Lesão delimitada por dermatomo. É mais frequente no idoso pela imunossupressão, sendo uma situação bastante dolorosa. Em crianças, ocorre naquelas que tiveram varicela cedo (antes do primeiro ano), sendo que nas crianças pequenas geralmente não tem dor. PÚSTULA: conteúdo purulento, com tom amarelado. Herpes zoster: pode fazer lesão secundária por bactéria, levando a formação de pústulas. Pode ter também crosta melicérica (crosta cor de mel). Nesses casos tem que fazer antibacteriano e antiviral. LESÕES SECUNDÁRIAS: modificações da lesão primária. CROSTA: dessecamento com secreção serosa, pus ou sangue. Ex. crosta melicérica, impertigo crotoso, varicela (crostas hemáticas), dermatite atópica com infecção (corstas hemáticas e melicérias). ESCAMA: acumulo de células epidérmicas (estrato córneo acumulado) ; doenças da queratinização. Ex: psoríase (descamação espessa e prateada), ictiose (escamas em lamelas escuras). FISSURA: perda linear de derme e epiderme, clivagem da superfície cutânea. Ex. dermatite atópica (fissura intra lobular – sinal menor de dermatite), candidíase. ESCORIAÇÃO: trauma por coçadura. Ex. por prurido de dermatite atópica. EROSÃO: perda da epiderme. Ex. herpes simples. ÚLCERA: necrose de epiderme e derme ATROFIA: pele afinada, depressão da epiderme e/ou derme. Ex. esclerodermia. LIQUENIFICAÇÃO: pele espessada, acentua os sulcos. Ex. dermatite atópica. CICATRIZ: reparação de processo destrutivo da pele, fibrose permanente após trauma. Ex. queloide.

Nathalia Crosewski – 2013.2

Semiologi a Pediátrica | P rática 9 - Página |4

MÁCULA

MANCHA

PÁPULA

PLACA

Coloração, plana, < 1 cm

Coloração, plana, > 1 cm

Elevada, sólida, < 1 cm

Elevada, sólida > 1cm

NÓDULO

TUMOR

URTICA

VESÍCULA

Elevada, subcutânea, < 2 cm

Sólida, > 2cm, pele e subcutâneo

Edema que desaparece em horas

Conteúdo líquido, < 1 cm

BOLHA

PÚSTULA

CROSTA

ESCAMAS

Conteúdo líquido, > 1 cm

Conteúdo purulento

Exsudato seroso, sangue ou pus

Estrato córneo acumulado, queratinização anormal

FISSURAS

ESCORIAÇÃO

EROSÃO

ULCERA

Clivagem da superfície cutânea

Trauma pela manipulação

Perda de parte da epiderme

Necrose epiderme e derme

ATROFIA

LIQUENIFICAÇÃO

CICATRIZ

Depressão epideme / derme

Aumento de espessura

Fibrose permanente

Nathalia Crosewski – 2013.2...


Similar Free PDFs