Pré História PDF

Title Pré História
Author thiago paulo e silva
Course Anatomia
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 4
File Size 112.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 101
Total Views 136

Summary

Pré História...


Description

Pré História (UFPE) “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura” Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta? a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química. b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra. c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas. d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura. e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal. (FCSCL-SP) Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta. I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico. II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico. III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos. a) Todas as proposições são verdadeiras. b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras. c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras. d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras. e) Todas as proposições são falsas.

Sobre a constituição das primeiras estruturas urbanas é correto afirmar: a) Durante o surgimento das primeiras formações urbanas os homens viviam em cavernas. b) Nas primeiras formações urbanas apareceram instrumentos rudimentares produzidos pelo homem. c) O início das primeiras cidades já indicava um processo de sedentarização do homem, proporcionado pela Revolução Agrícola. d) Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor. e) Na formação das primeiras cidades o homem foi ganhando capacidade de agarrar-se em árvores, tornando-se bípedes. (FGV-SP) A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar: a) o aparecimento da linguagem falada; b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio; c) o aparecimento da magia e da arte; d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental; e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

(Enem) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta! O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de a) 365 anos.

b) 460 anos. c) 900 anos. d) 10.000 anos. e) 460.000 anos.

(UFSCAR) “(...) Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade linguística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das Américas.” (Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli. "Pré- História do Brasil", 2002.) Considerando o texto, é correto afirmar que: a) as populações indígenas brasileiras são de origem histórica diversa e, da perspectiva linguística, étnica e cultural, constituíram-se como sociedades distintas. b) uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais. c) a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na ideia da construção de uma experiência evolutiva e linear. d) os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na ideia de crescente progresso cultural. e) na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História europeia. No Nordeste do Brasil, uma das tradições pré-históricas mais impressionantes é a tradição itacoatiara, que em tupi-guarani quer dizer “pedra riscada”. Uma das mais famosas inscrições rupestres da tradição itacoatiara encontra-se na Pedra do Ingá, na Paraíba. Essa inscrição produziu rumores de que, em vez de ter sido feita por homens da Pré-história, teria, na verdade, sido feita: a) por alienígenas. b) pela civilização egípcia. c) pela civilização asteca.

d) pela civilização fenícia. e) por impostores, no século XIX. (UFPI) Nas últimas décadas o Piauí vem figurando como um tema obrigatório nas discussões sobre o primitivo povoamento do território americano, o que decorre, principalmente, dos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no município piauiense de São Raimundo Nonato. Sobre esse assunto, assinale, nas alternativas a seguir, aquela que está INCORRETA: a) Os municípios de São Raimundo Nonato, no Piauí, e de Central, na Bahia, detêm os mais antigos vestígios da presença humana na região nordeste. b) O acervo arqueológico de São Raimundo Nonato é administrado pela FUMDHAM - Fundação Museu do Homem Americano. c) A arqueóloga Niéde Guidon, personalidade mais conhecida entre os profissionais que atuam junto ao acervo arqueológico de São Raimundo Nonato, tem protagonizado, ao longo dos anos, vários conflitos e polêmicas com o governo do Piauí, com órgãos federais como o IBAMA e, até mesmo, com nativos do município de São Raimundo Nonato. d) Os achados arqueológicos de São Raimundo Nonato, no Piauí, assim como aqueles encontrados na Bahia, impõem uma revisão das teorias sobre o povoamento da América e não deixam dúvidas quanto à natureza autóctone do homem americano. e) Hoje, apesar de ainda ser forte a tese do povoamento da América ter-se dado através do Estreito de Behring, os estudiosos, a partir de acervos arqueológicos como os do Piauí, consideram seriamente a hipótese de múltiplas correntes de povoamento. Quanto à data da chegada dos primeiros povoadores, ainda há muitas controvérsias, não estando, em rigor, nada definitivamente estabelecido. A região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, foi um dos primeiros sítios arqueológicos brasileiros, tendo sido, inicialmente, alvo das escavações do naturalista dinamarquês Peter Lund, no século XIX. Essa região tornou a ficar famosa na década de 1970 porque foi (foram) encontrado(s) nela: a) ossadas de 3.000 Homens de Neandertal. b) “Lucy”, considerado o fóssil mais antigo do mundo. c) vestígios de acampamentos vikings do século V d.C. d) vestígios da civilização de Atlântida. e) “Luzia”, considerado o fóssil mais antigo da América....


Similar Free PDFs