RESENHA Poder alem da vida PDF

Title RESENHA Poder alem da vida
Author Matheus Santana da Silva
Course Psicologia Clínica: Psicodrama E Gestalt
Institution Universidade Tuiuti do Paraná
Pages 6
File Size 121.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 40
Total Views 149

Summary

Olhar da gestalt terapia sobre o filme poder além da vida.
Existencialismo.
Humanismo.
Budismo.
Filosofia oriental....


Description

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

MATHEUS SANTANA DA SILVA REBECA WOICIECHOVSKI

PODER ALÉM DA VIDA

CURITIBA 2019

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

MATHEUS SANTANA DA SILVA REBECA WOICIECHOVSKI

ESTUDO DIRIGIDOPODER ALÉM DA VIDA Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de Gestalt, aplicada para o curso de Psicologia 2º Período, da Universidade Tuiuti do Paraná, ministrado pela Professora: Elizabele Maria Sobrinho.

CURITIBA 2019

INTRODUÇÃO O seguinte trabalho tem a intenção de relacionar os pensamentos da Gestalt Terapia, Existencialismo e Humanismo, acerca do filme " Poder Além da Vida", e informar sobre cada abordagem utilizada, e exemplificando no filme e seus pensamentos filosóficos para explicar as abordagens escolhidas.

Dan Millman era um ginasta, estava disputando uma vaga para competir e representar os Estados Unidos na Olimpíada Mundial. Enfim um dia conheceu Sócrates em uma loja de conveniência de um posto de gasolina, onde desde então começou um novo tipo de treinamento com ele, onde passou a notar cada acontecimento ao seu redor e perceber mais o seu corpo, seus movimentos. Próximo ao final do filme, Dan é convidado por Sócrates para ir a um bar, ele acende um charuto e toma uma dose, Dan fica confuso, afirma que eles não fazem mais isso por que sabem o que é certo e o errado. Sócrates fala a Dan que não existe o certo ou errado, e que ele nunca vai estar certo, ou mais errado do que os outros, ele somente deve ter consciências de suas escolhas e ser responsável por suas ações. Nesse contexto, a fala de Sócrates pode ser relacionada com a filosofia Existencialista, que prega que o homem é um ser que possui toda a responsabilidade de suas ações. Sempre temos que fazer escolhas na vida, como dizia Sartre “o homem pode escolher entre se casar ou não, ter ou não filhos; em caso -de guerra ele pode se alistar ou desertar, mas não pode deixar de escolher. Não escolher, já é escolher. (Cf. L'Etre et le Néant). E traçamos um plano com base nessas escolhas, mas toda escolha implicará em uma perda ou em várias” Por causa dessa liberdade toda, não existe o certo ou o errado, só existem escolhas, que podem ter várias consequências, diante dessas consequências, o pensamento Oriental afirma que o homem quer ter controle sobre o devir, mas para evitar sofrimento, deve ser evitado esse controle e aceitar a realidade, que tudo está em constante movimento. A Gestalt Terapia também enfatiza a importância da tomada de responsabilidade, pelo comportamento, pelas emoções, sentimentos e ações, mesmo que esses sejam negativos. A responsabilidade de si mesmo gera um maior sendo de liberdade e autonomia nas pessoas. Um dia Dan resolveu abandonar seu treino com Sócrates e voltar a sua vida de antes, mas acabou sofrendo um acidente de moto, onde quebrou o seu fêmur, e por consequência teve que interromper sua carreira na ginástica, logo mais se reaproximou de Sócrates e o mesmo o fez voltar a treinar. Em uma visão humanista, quando motivado por

Sócrates para voltar a treinar ainda a tempo para competir a vaga para a olimpíada, nota-se a tendência atualizante e a sua liberdade, tendo em vista seu privilégio de escolha para continuar a treinar para alcançar seu potencial (objetivo) ou optar por não treinar novamente. Pois, segundo Erthal, (1991) “No humanismo, o indivíduo tem um impulso para a auto-realização que o liberta desse “drama”, ou seja, a liberdade para criar a si mesmo. “ Neste caso, Dan escolheu por continuar, treinar para chegar em seu potencial, mesmo sabendo de seus limites e de sua condição após o acidente ele quis superá-los, durante todos seus treinos pode ser visto todo seu pré-engajamento em seu projeto de conquistar uma vaga nas Olímpiadas, segundo Erthal (1991) “Já o conceito de condição humana é diferente. Trata-se de um conjunto de limites que informa a sua situação no universo. É um pré-engajamento como projeto, universal como valor. Independentemente da época em que o sujeito nasce, todas as pessoas sabem que estão no mundo, trabalham para sobreviver, precisam se relacionar e sabem que sua existência tem um limite – morte. No projeto de cada um, esses limites podem aparecer sendo negados ou sendo aceitos ou mesmo vencidos, pois em todos os projetos esses ideais estão presentes de forma universal. A universalidade do indivíduo, segundo Sartre (1974), é permanentemente construída quando ele realiza escolhas para si. Tais princípios universais são passados culturalmente de geração para geração. Surge então a questão: a capacidade para criar-se a si mesmo constitui a própria natureza humana universal? Não; isso faz parte da condição humana. A transcendência e a liberdade são características dessa condição que permitem ao ser escolher criar-se ou não. ” Por tanto, a sua liberdade e toda sua perspicácia possibilitou o seu direito de escolha de se refazer, criar novamente seu projeto. Sócrates verbaliza para Dan, que cada um é livre para tomar as decisões que bem entender, este, porém, deve arcar com o peso de suas decisões. Você precisa estar sempre consciente de suas escolhas, de seus vícios e sempre se responsabilizar pelas atitudes e atos que você deve assumir. Toda a ação tem sua satisfação e seu preço reconhecendo os dois lados, o mundo se torna mais realista e responsável por suas ações. “A cena em questão me lembra muito Schopenhauer e seu pessimismo, deixando toda a culpa de suas atitudes na mão do homem, aquele que toma as decisões e o único que deve arcar com as mesmas”.

CONCLUSÃO O trabalho apresentado, concluiu seus objetos de informar sobre as abordagens: humanista, existencialista e Gestalt – terapia, utilizando do filme Poder Além da Vida, para exemplificar e explicar alguns de seus conceitos, tais como liberdade no ponto de vista existencial e humanista, condição humana e capacidade de percepção seguindo a abordagem Gestalt – terapia....


Similar Free PDFs