Resumo Química - Termoquímica PDF

Title Resumo Química - Termoquímica
Course Química
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 2
File Size 141.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 81
Total Views 126

Summary

Resumo sobre Termoquímica...


Description

Resumo Química – Termoquímica

A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas. Não há reação química que ocorra sem variação de energia. A energia é conservativa. Não pode ser criada ou destruída. Apenas transformada ! As variações de energia, nas reações químicas, manifestam-se sob a forma de calor (geralmente) e luz liberada ou absorvida. A origem da energia envolvida numa reação química decorre, basicamente, de um novo arranjo para as ligações químicas. O conteúdo de energia armazenado, principalmente na forma de ligações é chamado de ENTALPIA (enthalpein, do grego = calor) e simbolizado por H (heat).

Sistema - tudo aquilo que se reserva do universo para estudo. Energia - resultado do movimento e da força gravitacional, elétricas e cinética existentes nas partículas formadoras da matéria. Energia Química - trabalho realizado por um sistema através de reações químicas. Calor - energia que flui de um sistema com temperatura temperatura mais baixa.

mais alta para o outro com

Trabalho - deslocamento de um corpo contra uma força que se opõe a esse deslocamento.

Termoquímica é o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante a reações químicas. Calorimetria: é o estudo e a medição das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante os fenômenos físicos e/ou químicos. Observação: Caloria é a quantidade de calor necessária para elevar de 14,5 °C para 15,5 °C a temperatura de 1 g de água. (1 cal = 4,18 . 107erg = 4,18 J)

Primeiro princípio da Termodinâmica → A energia total após a reação é igual à energia total antes da reação. A energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Em um sistema isolado, a quantidade total de energia é constante. A variação da entalpia é a medida da quantidade de calor liberada ou absorvida pela reação, a pressão constante. Entalpia (ou calor) padrão de formação de uma substância é a variação de entalpia verificada na formação de 1 mol da substância, a partir das substâncias simples correspondentes, estando todas no estado padrão. Entalpia (ou calor) de combustão de uma substância é a variação de entalpia (quantidade de calor liberada) verificada na combustão total de 1 mol de uma determinada substância, supondo-se no estado padrão todas as substâncias envolvidas nessa combustão. Energia de ligação → é a variação de entalpia (quantidade de calor absorvida) verificada na quebra de 1 mol (6 . 1023 ) de uma determinada ligação química, supondo-se todas as substâncias no estado gasoso, a 25 °C e 1 atm.

Lei de Hess → As equações termoquímicas podem ser somadas como se fossem equações matemáticas

Entropia (S) → é uma grandeza de um sistema que é relacionada com o seu grau de desordem. Quanto maior for esta desordem, maior será a entropia. Quando um processo ocorre com aumento de entropia dizemos que ΔS > 0. Quando um processo ocorre com diminuição da entropia dizemos que ΔS < 0. A variação da energia livre (DG) é utilizada para determinar a espontaneidade ou não de um processo químico ou físico, efetuado em sistema fechado, a pressão e temperatura constantes: ∆ G > 0 processo não é espontâneo. ∆ G < 0 processo espontâneo. ∆ G = 0 o sistema está em equilíbrio. ∆G = ∆H - T. ∆ S...


Similar Free PDFs