Sensopercepção e suas alterações PDF

Title Sensopercepção e suas alterações
Course Psicopatologia i
Institution Universidade Estácio de Sá
Pages 2
File Size 68.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 61
Total Views 143

Summary

Características da sensopercepção (sensação + percepção), suas alterações quantitativas e qualitativas. ...


Description

Sensopercepção e suas alterações Sensação (fenômeno passivo) é toda informação sensorial que recebemos pelos sentidos, seja ela física ou química. Esses estímulos alimentam os sistemas de informação do organismo. Percepção (fenômeno ativo) é a dimensão psicológica do processo. É a tomada de consciência do estímulo sensorial.

Sensopercepção  Imagem: Elemento básico da sensopercepção; é a imagem perceptiva real. - Nitidez: contornos precisos - Corporeidade: vivacidade - Estabilidade: imagem não muda subitamente - Extrojeção: provém do espaço exterior - Influenciabilidade voluntária - Completude: imagem completa e detalhada Representação: É a imagem representativa do real; uma revivência de uma imagem sensoperceptiva. - Não é fiel a imagem - Pouca nitidez e corporeidade - Instabilidade: aparece e desaparece - Introjeção: é percebida internamente - Incompletude: apresenta-se apenas com alguns detalhes.

Alterações quantitativas Hiperestesia: as percepções encontram-se anormalmente aumentadas em sua intensidade ou duração. Os sons são ouvidos de forma amplificada; as imagens visuais são mais vivas e as cores mais intensas. Ocorre em intoxicações por alucinógenos, como o LSD. Hipoestesia: é observado em pacientes com depressão grave. O mundo é percebido como mais escuro; cores pálidas e sem brilho; os alimentos não tem mais sabor; odores perdem a intensidade.

Alterações qualitativas

Ilusão: percepção deformada de um objeto real e presente. Há sempre um objeto externo gerador desse processo de sensopercepção, mas sua percepção é alterada. - Estados de rebaixamento de consciência: devido a turvação, os estímulos são percebidos de forma deformada. - Estados de fadiga: ilusões transitórias irrelevantes. - Estados afetivos: a intensidade do afeto pode deformar a sensopercepção. Ilusões catatímicas. Alucinação: é a percepção clara e definida de um objeto (voz, ruído, imagem) sem a presença de um objeto real estimulante. Ou seja, cria algo que não existe de fato. - Alucinações auditivas: junto com as alucinações visuais, são as mais comuns - Alucinação auditiva simples: se ouve apenas ruídos primários. Tinnitus: é a sensação subjetiva de ouvir ruídos, sendo mais frequente o zumbido. Ocorre mais em mulheres acima de 40 anos. - Alucinação auditiva complexa: há verbalização. O indivíduo ouve vozes que geralmente o insultam ou o ameaçam. Na esquizofrenia, essa alucinação impõe uma convicção, deixando a pessoa assustada, a procurar a fonte daquela “voz invisível”. -

Sonorização do pensamento: é experimentada uma vivência sensorial de ouvir o pensamento no momento em que ele está sendo pensado, ou de forma repetida, logo após ter sido pensado (eco do pensamento). A voz é do mesmo tom da pessoa.

-

Sonorização do pensamento como vivência alucinatória-delirante: são pensamentos que foram introduzidos em sua mente por terceiros, e que afora são ouvidos pelo indivíduo.

-

Publicação do pensamento: há a sensação de que as pessoas em volta ouvem o que é pensado por ele mesmo, no exato momento em que está pensando.

  Tipos de alterações qualitativas -

Alucinação verdadeira: ocorre como uma cópia fiel da imagem real.

-

Pseudo alucinação: é uma representação como a imagem distorcida. Ex: espírito de novela

-

Alucinose: o indivíduo está ciente que está sofrendo uma alucinação, portanto sabe que aquilo não é real....


Similar Free PDFs