Sistema de endomembranas PDF

Title Sistema de endomembranas
Course Biologia Celular
Institution Centro Universitário de João Pessoa
Pages 3
File Size 336.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 63
Total Views 124

Summary

Download Sistema de endomembranas PDF


Description

Sistema de endomembranas. As células eucarióticas possuem compartimentos internos envoltos por membrana.

Ribossomos:

Cada compartimento ou organela contém moléculas e enzimas especializadas, e um complexo sistema de transporte, de uma organela para outra. O sistema de endomembranas é constituído pelas seguintes organelas:

    

Retículo endoplasmático Aparelho de Golgi Endossomos Lisossomos Vesículas transportadoras Formados por RNAr combinado com proteina Ribossomos + RNAm = Polirribossomos

SUBUNIDADE MAIOR + SUBUNIDADE MENOR

As subunidades são produzidas numa região específica do núcleo: NOR- Região organizadora do Nucleolo. A partir da constricção secundária dos cromossomos: 13,15,15,22 e 22.

SUBUNIDADE MENOR

RNAm = RNA mensageiro RNAt = RNA transportador RNAr = RNA ribossômico

Sitio A: Por onde vão chegar os códons (trinca de base nitrogenada). Sitio P: Onde correrá a formação dos aminoácidos. Sítio E: Formação da cadeia polipeptídica.

SINTESE PROTÉICA: Iniciação: Fase que vai ocorrer a síntese da proteína, até a formação do primeiro aminoácido.

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO: Presença de polirribossomos – Glicosilação

PROCESSO DE GLICOLISAÇAO:

Códon de iniciação: AUG (sempre localizado no sítio P) Anticodon: UAC (sítio A, é levado através do RNAt). Fatores de iniciação: IF-1: Direciona a chegada do anticódon. IF-2: Organiza a cadeia polipeptídica. IF-3: Liga o RNAm a subunidade menor dos ribossomos.

Elongação: Aumento da cadeia formada. A medida que os aminoácidos se formam, a peptidiltransferase promove a ligação entre eles.

Finalização: Anticodon de terminação: UAG Com a chegada do anticódon, os ribossomos entendem que acabou a síntese protéica.

1. Proteínas destinadas ao R.E.R vão apresentar obrigatoriamente uma sequência sinal ou KDEL (Formada por aminoácidos). 2. Essa sequência é reconhecida pela partícula reconhecedora do sinal (SRP), molécula que fica livre no citoplasma. 3. A SRP reconhece, se junta a ela, e traz o conjunto de polirribossomos para a parede da membrana do R.E.R. 4. Chegando na membrana, a SRP vai ser reconhecida pelo receptor da membrana, e a proteína integral se abre pra passagem. 5. A enzima peptidil sinal destrói a sequência sinal e a proteína entra pra sofrer glicosilação.

PROTEOSSOMO:

SEQUÊNCIA SINAL OU KDEL:

Degradação das proteínas incorretas.

Formada por aminoácidos, lisina ou histidina, asparagina, ácido glutâmico e leucina.

Sinalizador químico: Proteína UBIQUITINA.

LISOSSOMOS: Sacos membranosos Conteúdo de aspecto heterogêneo à MET; Membrana especial: Grande quantidade de Glicoproteinas – passagem de produto da digestão e proteção interna;

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO: Principal característica: quebrar moléculas de lipídio para associa-las a elementos químicos (Fosfato).

Molécula de glicerol ( da quebra do colesterol) + fosfato: ÁCIDO FOSFATÍDICO Se liga a molécula de serina OU colina. FOSFATIDILSERINA OU FOSFATIDIL COLINA. As mitocôndrias irão formar uma enzima chamada FOSFATIDIL (SERINA OU COLINA) DESCARBOXILASE. Que transforma FOSFATIDIL (SERINA OU COLINA em FOSFATIDILETANOLAMINA (lipídio).

Os lisossomos recebem enzimas para serem digeridas por duas rotas: Macromoléculas - captadas por endocitose por endossomos iniciais. Autofagia – onde a célula elimina organelas envelhecidas. A organela é incorporada por membrana do RE, tornando-se um autofagossomo, que se funde com um lisossomo ou endossomo tardio onde recebe enzimas hidrolíticas degradando a organela. Heterofagia - constitui um dos mecanismos celulares de captação de matéria, quando esta se encontra em condições físicas (volume, por exemplo) incompatíveis com os mecanismos de transporte transmembrana....


Similar Free PDFs