Sistema Genital Feminino PDF

Title Sistema Genital Feminino
Course Anatomia Humana II
Institution Universidade de Lisboa
Pages 10
File Size 442.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 7
Total Views 139

Summary

Download Sistema Genital Feminino PDF


Description

Sistema Genital Feminino Ovários Órgão par, responsável pela produção de óvulos e pela produção glandular

SITUAÇÃO E MIGRAÇÃO Projeção na parede abdominal anterior:     

Localizam-se na porção média de uma linha que une a espinha ilíaca ântero-superior à sínfise púbica (ponto inguinal médio); Localiza-se na escavação reto-uterina junto à parede lateral da cavidade pélvica; Anteriores ao reto; Posteriores ao ligamento largo do útero e das tubas uterinas; Ovário esquerdo ligeiramente anterior ao direito.

Escavação reto-uterina

GENERALIDADES Forma  Geralmente ovoide, tendo forma de uma lingueta esbranquiçada na recém-nascida. Orientação  grande eixo vertical na mulher nulípara e com obliquidade infero medial na mulher multípara. Aspeto externo  Numa adulta são brancos e possuem consistência firme, apresentando uma superfície irregular com:  

Saliências – associados aos folículos dentro do ovário; Depressões – associados a cicatrizes pós-ovulatórias.

O seu volume aumenta na mulher grávida (+ pesados) e diminui na mulher em menopausa.

MEIOS DE FIXAÇÃO 



 

Ligamento suspensor do ovário:  Fibras conjuntivas e musculares lisas que envolvem os vasos ováricos;  Na sua porção inicial confunde-se com a camada subperitoneal da região lombar, tornando-se bem individualizado à medida que se aproxima do ovário;  Dirige-se com obliquidade ântero-ínfero-medial, cruza os vasos ilíacos externos e relaciona-se com o ligamento largo do útero, originando 3 feixes:  Feixe lateral – Infundíbulo da tuba uterina;  Feixe médio – Tuba uterina;  Feixe medial – Margem lateral do útero. Ligamento tubo-ovárico:  Infundíbulo da tuba uterina (através da fímbria ovárica)  Extremidade tubárica do ovário.  Confunde-se com o feixe lateral do ligamento suspensor do ovário. Ligamento próprio do ovário ou útero-ovárico:  Corno do útero  Extremidade uterina do ovário Mesovário:  Fixa-se nos dois lábios do hilo do ovário, prendendo este à parte dorsal do ligamento largo (constitui a asa posterior do ligamento largo do útero).

CONSTITUIÇÃO EXTERNA E RELAÇÕES NA MULHER NÃO GRÁVIDA 2 faces + 2 margens + 2 extremidades Face lateral Na mulher nulípara – encontra-se na fossa ovárica de Krause.    

Posteriormente – ureteres e vasos ilíacos internos; Anteriormente – inserção pélvica do ligamento largo; Superiormente – Vasos ilíacos externos; Inferiormente – Artéria umbilical e artéria uterina.

Na mulher multípara – encontra-se na fossa ovárica de Claudius.   

Posteriormente – face lateral do sacro; Anteriormente – ureteres e artéria uterina; Inferiormente – Margem inferior do musculo piriforme.

Face medial Relaciona-se com a tuba uterina.  

À direita – ansas intestinais, cego e apêndice vermiforme; À esquerda – colos sigmoide.

Margem anterior ou mesovárica Encontra-se a linha de Farre-Waldeyer, uma linha onde se insere o mesovário e os vasos e nervos ováricos (hilo do ovário). Relaciona-se com a fossa pré-ovárica.  

Posteriormente – asa superior do ligamento largo (mesosalpinge); Anteriormente – asa anterior do ligamento largo do útero.

Margem posterior ou livre Relaciona-se com a fimbria ovárica de Richard. Na mulher nulípara relaciona-se com o ureter através da fossa ovárica de Krause. Na mulher multípara relacionasse com o sacro e com as ansas intestinais.

Extremidade tubárica (superior) É coberta pela tuba uterina. Dá inserção ao:  

Ligamento suspensor do ovário; Ligamento tubo-ovárico.

Na mulher nulípara a fossa ilíaca é direita e a extremidade relacionase com o apêndice vermiforme.

Extremidade Uterina (inferior) Relaciona-se com o pavimento pélvico, permitindo a palpação por toque retal. Dá inserção ao: 

Ligamento próprio do ovário (ou tubo-ovárico).

Ligamento tubo-ovárico + fimbria ovárica de Richard

RELAÇÕES E CONSTITUIÇÃO EXTERNA NA MULHER GRÁVIDA Ovário direito: Relaciona-se com o cego e, quando está fixo, com a parede pósterolateral do abdómen revestida pelo peritoneu parietal posterior, que reveste o ureter. Ovário esquerdo: Mais anterior. Separado da parede ântero-lateral do abdómen pelo colon sigmoide e respetivo mesocólon.

Tuba Uterina Canal que une a extremidade tubárica do ovário ao respetivo corno do útero. O óvulo é fecundado no terço lateral do lumen da tuba uterina. Tem direção transversal (do corno até à extremidade uterina), infletindo-se para superior. Possui obliquidade póstero-inferior

SITUAÇÃO   

Na asa superior do ligamento largo do útero; Anterior ao ovário; Posterior ao ligamento redondo.

MEIOS DE FIXAÇÃO 

 



Continuidade com o útero:  Porção medial fixa, alterando-se com os movimentos do útero. Ligamento mesosalpíngeo (ligamento largo do útero); Ligamento tubo-ovárico:  Desde o infundíbulo até à extremidade tubárica do ovário, através da fimbria ovárica de Richard. Folhetos do ligamento largo do útero:  Limitam o espaço onde se encontram.

CONFORMAÇÃO EXTERNA 







Parte uterina:  Localiza-se ao nível da espessura da parede uterina (miométrio);  Termina ao nível do corno do útero: óstio uterino da tuba. Istmo da tuba uterina:  Canal cilíndrico que continua a tuba uterina;  Póstero-inferiormente ao ligamento redondo do útero;  Ântero-inferiormente ao ligamento próprio do ovário. Ampola:  Canal sinuoso que continua o istmo ao nível da extremidade uterina do ovário;  Relaciona-se com a margem anterior do ovário;  Zona de maior calibre que o istmo, achatada ânteroposteriormente. Infundíbulo:  Forma de funil;  Constitui a porção mais móvel da tuba.

Útero SITUAÇÃO      

Cavidade pélvica ao nível da linha média; Medial às tubas uterinas; Anterior ao reto; Superior à vagina; Posterior à bexiga; Inferior às ansas intestinais.

GENERALIDADES Mulher nulípara:   

7cm x 5cm; 40-50 gr; Corpo do útero superiormente e o colo do útero inferiormente, separados pelo istmo do útero.

Mulher multípara:    

8cm x 5cm; 60-70 gr; Consistência dura, mas elástica; Não possui istmo do útero

CONFORMAÇÃO EXTERNA O istmo do útero divide o útero em duas porções:  

Uma superior – corpo do útero; Uma inferior – colo do útero (cérvix).

1- Corpo do útero: 2 faces + 3 margens + 3 ângulos:  









Face ântero-inferior – convexa e coberta por peritoneu; Face póstero-superior - mais convexa que a anterior, coberta por peritoneu e na linha mediana apresenta uma cristaresquício dos dois canais de Muller, que origina o útero. 2 Margens laterais – espessas, unem-se às laminas viscerais peritoneais. Relacionam-se com a artéria uterina, plexo venoso uterino, linfáticos e nervos. Margem superior ou fundo do útero – porção mais larga do órgão, preenchida por peritoneu. Relaciona-se com ansas intestinais e com o colon sigmoide. 2 ângulos laterais ou cornos do útero – confundem-se com a parte uterina das tubas uterinas, inserindo-se os ligamentos redondos do útero, próprios do ovário ou útero-ováricos; Ângulo inferior – confunde-se com o colo.

2- Colo do útero ou cérvix - A vagina insere-se em todo o seu contorno.

CONFORMAÇÃO INTERNA Cavidade do corpo uterino, de forma triangular. Canal do colo do útero, apertado nas extremidades e dilatado na porção média.

CONSTITUIÇÃO ANATÓMICA   

Túnica serosa ou perimétrio; Túnica muscular ou miométrio; Túnica mucosa ou endométrio.

Vagina Órgão ímpar localizado na linha média

SITUAÇÃO Inserida:   

Na cavidade pélvica; No períneo anterior; Ao nível da loca vaginal.

Relações     

Anterior – Bexiga e uretra; Posterior – Reto; Lateral – Músculo levantador o ânus; Superior – Útero (colo do útero); Inferior – Vulva.

MEIOS DE FIXAÇÃO    

Segmento vaginal do colo do útero, superiormente; Períneo anterior ou uro genital, inferiormente; Relações com a bexiga e a uretra, anteriormente; Relação com o reto, posteriormente.

CONFORMAÇÃO EXTERNA Duas faces: 

Face anterior:  Porção superior ou vesical – relaciona-se com a face póstero-inferior da bexiga:  Septo vésico-vaginal – separa a bexiga da vagina.  Porção inferior ou uretral – relaciona-se com a uretra:





Septo uretro-vaginal – separa a vagina da uretra

Face posterior:  Porção superior – relaciona-se com o peritoneu da escavação reto-uterina;  Porção média:  Septo reto-vaginal – separa a vagina do reto.  Porção inferior.

Margens laterais. 2 extremidades: 



Extremidade superior ou fórnice da vagina:  Recesso circular, resultante da continuação das paredes e margens da vagina com o segmento vaginal do colo do útero. Relaciona-se lateralmente com os ureteres e com os vasos sanguíneos. Extremidade inferior:  Abre-se na vulva, por intermédio do óstio da vagina, apresentando uma prega mucosa na mulher virgem – o Hímen – que o separa do vestíbulo da vulva.

Vulva Saliência ovoide de longo eixo ântero-posterior

Localização e limites   

Anterior – parede anterior do abdómen; Posterior – centro do períneo; Lateralmente – face medial das coxas.

MONTE DO PÚBIS Saliência mediana, larga, proeminente e arredondada, triangular com ápice inferior e situada anteriormente à vulva.

Limites:    

Posterior – sínfise púbica; Lateral – pregas inguinais; Superior – hipogastro; Inferior – lábios maiores da vulva.

FORMAÇÕES LABIAIS 1- Lábios maiores da vulva Duas pregas cutâneas que se continuam anteriormente com o monte do púbis, com o qual constituem o plano superficial da vulva

2- Lábios menores da vulva Duas pregas cutâneas situadas medialmente aos lábios maiores da vulva.

ESPAÇO INTERLABIAL Limites:   

Lateral – face medial dos lábios maiores e menores da vulva; Anterior – clitóris; Posterior – comissura posterior dos lábios maiores.

Estruturas do pavimento do espaço interlabial (de anterior para posterior): 

  

Vestíbulo da vagina – região triangular limitada lateralmente pelos lábios menores, anteriormente pelo clitóris e posteriormente pelos frénulos dos lábios da vulva. Na porção mediana encontra-se a papila uretral, com o óstio externo da uretra e o óstio da vagina. Óstio externo da uretra ; Óstio da vagina (ou vulgo-vaginal); Hímen – membrana mucosa incompleta situada no óstio da vagina.

ÓRGÃOS ERÉTEIS 1- CLITÓRIS    

Ímpar e mediano; Situa-se na porção mediana da vulva; Homologo do pénis; Constituído por duas porções:  Profunda – Corpo e Ramos do Clitóris;  Livre – Glande do clitóris.

2- BULBOS VESTIVULARES   

Constituem órgão eréteis imperfeitos; São 2, um de cada lado do da uretra e da vagina, inferiormente ao diafragma da pelve; Correspondem ao corpo esponjoso do pénis.

Glândulas Anexas aos Orgãos Genitais 1- GLÂNDULAS VESTIBULARES MENORES 

Glandulas uretrais e peri-uretrais:  Dispostas ao longo da uretra e no vestíbulo próximo do óstio externo da uretra;  Formam a próstata feminina.

2- Glândulas vestibulares maiores 

Produzem o líquido lubrificante durante o coito que é segregado para o sulco ninfo-himeneal.

MAMAS GENERALIDADES     

Orgãos pares; Função de produção do leite para a alimentação do recémnascido; Propiciam os laços afetivos com o recém-nascido; Sofrem alterações em função do estado do sistema genital; Função sexual.

Composta por 3 zonas   

Zona periférica; Zona média (ou aréola); Mamilo.

CONSTITUIÇÃO ANATÓMICA    

Camada cutânea; Camada célulo-adiposa subcutânea – Entre a pele e o corpo da mama; Camada célulo,adiposa retromamária – mais interna. Corpo mamário....


Similar Free PDFs