Sistema Somatossensorial PDF

Title Sistema Somatossensorial
Author Bianca Zucareli
Course Fisiologia Humana
Institution Universidade Estadual de Montes Claros
Pages 2
File Size 85 KB
File Type PDF
Total Downloads 23
Total Views 129

Summary

Resumo de Fisiologia Humana sobre Sistema Somatossensorial...


Description

Sistema Somatoss Somatossensorial ensorial

Si Siste ste stem ma So Som mat ato oss ssen en enso so soria ria rial: l: O sistema somatossensorial é o conjunto de estruturas e processos que pode captar e interpretar certos aspectos físicos ou químicos (estímulos) do meio interno ou externo de um organismo. Todo sistema sensorial possui três elementos fundamentais:  Receptores: estruturas responsáveis pela captação da energia do estímulo e sua conversão em um sinal biológico.  Vias sensoriais (aferentes): é por onde o sinal biológico trafega.  Áreas sensoriais centrais: onde o sinal biológico é interpretado, gerando as sensações e posteriormente as percepções. Exteroceptores: 

São receptores sensíveis ao tato respondem a estímulos de estiramento,



pressão, vibração, toque e textura. São encontrados na pele e em regiões mais profundas do corpo.



Alguns receptores são terminações nervosas livres, outros são mais complexos.

Nociceptores:  

São receptores sensíveis à dor e iniciam respostas protetoras. Os nociceptores são neurônios com terminações nervosas livres os quais respondem a vários estímulos nocivos intensos (químico, mecânico e térmico) que causam ou tem potencial para causar dano tecidual.



A dor lenta descrita como surda e difusa é transmitida por fibras finas não mielinizadas do tipo C.



A dor rápida descrita como aguda e localizada é rapidamente transmitida ao SNC por fibras finas mielinizadas do tipo A-Delta.

Sistema da coluna dors al: dorsal:    

     

Chamado de sistema coluna dorsal-lemnisco medial; Os receptores sensoriais do sistema da coluna dorsal levam informação de tato fino, vibração e consciência proprioceptiva; Os receptores ativados geram um potencial de ação que percorrem um neurônio de primeira ordem e entram na medula; Quando ele entra na medula, se chegar na porção cervical vai subir pelo fascículo grácil (se for a parte inferior do corpo) ou pelo fascículo cuneiforme (se for pela parte superior do corpo); Dentro da medula, a informação sobe pelo mesmo lado que entrou; No bulbo ocorre a sinapse do neurônio de primeira ordem com o de segunda ordem; Na região da sinapse ocorre a decussação; Depois que decussam, a informação continua seguindo pelo tronco encefálico e o próximo ponto de parada é o tálamo. No tálamo a informação chega no núcleo ventral posterolateral e o neurônio de segunda ordem faz sinapse com o de terceira ordem; A informação, então, é transmitida para o córtex somatossensorial.

Si ste ma da ccolu olu na an te ro la te ra l: Siste stem olun ante tero rola late tera ral:   

  

Chamado de sistema espinotalâmico anterolateral; Os receptores sensoriais do sistema anterolateral levam informações de tato grosseiro, dor, temperatura, pressão e informação visceral; A informação entra na medula por neurônios de primeira ordem e já faz sua sinapse com o neurônio de segunda ordem, ocorrendo também a decussação; Os neurônios de segunda ordem continuam subindo pelo sistema anterolateral e chegam no tálamo pelo trato espinotalâmico; A sinapse do neurônio de segunda ordem com o de terceira ordem ocorre no tálamo; A informação, então, é retransmitida para o córtex somatossensorial....


Similar Free PDFs