Soluções - resumo PDF

Title Soluções - resumo
Course Biofísica
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Pages 3
File Size 118.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 20
Total Views 121

Summary

Resumo sobre soluções...


Description

SOLUÇÕES

DEFINIÇÃO: Misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. 1. SOLVENTE: Substância, normalmente, presente em maior quantidade – fase dispersante; 2. SOLUTO: Substância, normalmente, presente em menor quantidade – fase dispersa.

CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES: Estado físico: 1. Sólido: O solvente é sólido e o soluto pode ser sólido (liga de cobre níquel), líquido (amálgama de ouro) ou gasoso (hidrogênio em paládio); 2. Líquida: O solvente é líquido e o soluto pode ser sólido (NaCl em água), líquido (álcool em água) ou gasoso (oxigênio em água); 3. Gasoso: O solvente e soluto são gases (mistura de dois gases quaisquer).

PROPORÇÃO ENTRE SOLUTO E SOLVENTE: 1. Diluídas: ✓ Concentração do soluto inferior ou igual a 0,1 M. 2. Concentradas: ✓ concentrações superiores a 0,1M; ✓ “grandes” proporções do soluto em relação ao solvente. 3. Saturadas: contêm o “máximo” de soluto dissolvido em relação ao volume de solvente, a uma determinada temperatura (ou pressão no caso de gases). Estas soluções são estáveis na presença de soluto não dissolvido.

4. Supersaturadas: quantidade maior de soluto do que a solução saturada, isto é, se encontra acima do ponto de saturação, formando um sistema instável. É instável na presença do excesso de soluto e basta uma simples agitação para ocorrer.

EXPRESSÃO DA CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES: Quantidade de reagente (soluto) contida em um determinado volume da solução. Quantidade do reagente: ✓ Unidade de peso; ✓ Numero proporcionais (peso equivalente ou mol). Percentagem: 1. Percentagem em peso (% p/p): Quantidade, em grama, de soluto existente em 100 g de solução (H2SO4 98,08%, p/p ou H2SO4 98,08%, d = 1,84 – significa uma solução contendo 98,08 g de H2SO4 em 100 g de solução); 2. Percentagem em volume (% v/v): Quantidade, em ml, de soluto existente em 100 ml de solução (etanol a 99,5% v/v – significa uma solução contendo 99,5 ml de C2H5OH em 100 ml de solução). 3. Percentagem em peso por volume (% p/v ou apenas %): Quantidade, em gramas, do soluto contido em 100 ml de solução (NaCl 20 % - significa uma solução contendo 20 g de NaCl em 100 ml de solução).

Molaridade (M): Expressa o número de moles do soluto em 1 litro de solução. Leva em consideração a quantidade de átomos e moléculas (partículas) envolvidas e que podem ser combinadas nas reações químicas. O padrão de referência é peso atômico.

M = m/PM x V Em que: m é o número de gramas do soluto, PM é o pelo molécula-grama do soluto, e V o volume da solução em litros.

Normalidade (N): Expressa o número de pesos equivalentes-gramas do soluto por litro de solução. Leva em consideração que os eletrólitos combinam entre si em proporção a sua valência iônica e não em proporção a seu peso. O padrão de referência é a carga elétrica.

N = m/PE x V Em que: m é o número de gramas do soluto, PE é o peso equivalente grama do soluto, e V o volume da solução em litros.

PPM (parte por milhão): Essa unidade de concentração é indicada para soluções muito diluídas. A ordem é de 10-6 g do soluto está presente em 1 grama da solução (mg/l ou g/ml).

PPB (parte por bilhão): É uma medida de concentração muito utilizada na análise quantitativa de elementos traços, devido à magnitude da diluição; ordem de 10-9 g do soluto presente em um grama da solução. Considerando-se d = 1, pode-se expressar ppb como /L....


Similar Free PDFs