Tecido Nervosooo PDF

Title Tecido Nervosooo
Course Biologia Celular E Tecidual
Institution Centro Universitário de João Pessoa
Pages 3
File Size 193.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 98
Total Views 143

Summary

Download Tecido Nervosooo PDF


Description

Sistema nervoso • •

Neurônios. Células da glia: o Oligodentrócitos, Astrócitos, células ependimárias e micróglia – Central. o Células de Schwann e células satélites – Periférico.

Neurônios • • •

Irritabilidade e condutividade. Motores, sensoriais ou interneurônios. Prolongamentos:



o Bipolar. o Multipolar. o Pseudounipolares. Função do tecido:



o Transformar em impulsos nervosos os estímulos do ambiente. o Coordenar o funcionamento dos órgãos – trabalho em conjunto. Estrutura: o Corpo ou pericário: núcleo e citoplasma perinuclear. o Dentritos: Prolongamentos curtos e numerosos - recebem estímulos. o Axônio: Um por célula – transmissão da informação – se ramifica.

Células da Glia OBS: Bainha de mielina • • • •

Não geram impulsos nervosos, nem formam sinapses – contribuem para que ocorram. Podem realizar mitoses. Ambiente ideal para que neurônios desempenhem suas funções. Central

Isolante elétrico, impulso saltatório.

o Oligodentrócito: Mielinização. o Astrócito: Cicatrização – ligam neurônios a vasos sanguíneos. (Tipo fibroso - subst. Branca.) e (Tipo Protoplasmático – subst. Cinzenta)

@medveterinarias



o Célula ependimária: Revestimento de cavidade e síntese do líquido Cefalorraquidiano. – Contém cílios. o Micróglia: São fagocitárias Periférico: o Células de Schwann: Mielinização. o Células Satélites: Sustentação e suporte metabólico – neurotransmissão entérica.

Sistema nervoso central •

Subst. Branca:



o Axônios mielinizados, oligocondrócitos e células da glia. Subst. Cinzenta:



o Corpos de neurônios o Dentrítos o Porção inicial dos axônios. o Células glia. o Forma o H medulr. o Ilhas na subst. Branca. o Forma o córtex cerebral e cerebelar Cérebro



Cerebelo: 3 camadas.



o Melecular. o Células de Purkinje. o Granulosa (neurônios pequenos) Medula espinhal: H medular



o Subst. Branca – Externamente. o Subst. Cinzenta – Internamente. o Neurônios multipotentes e volumosos. o Corno ventral – neurônios motores. o Corno dorsal - neurônios sensitivos. o Canal ventral ou ependimário. o Cada segmento dá origem a pares de nervos espinais. Meninges: o Dura-máter: Mais externa, dura e fibrosa. Protege o tec. Nerv.do ponto de vista mecânico. o Aracnóide: Intermediária, fina, produção do liq. Cefalorraquidiano.

Plexo Coróide: ▪ Invaginações altamente vascularizadas da pia-máter. ▪ Produz liq. LC. ▪ Função do LC: hidratar e proteção. @medveterinarias

o Pia-máter: Mais interna, muito fina, única membrana vascularizada – barreira hematoencefálica

Sistema nervoso periférico • •

Nervos, terminações nervosas e glânglios. Fibras nervosas: Axônio + bainhas envoltórias.



o SNC – Feixes ou tratos envoltos por oligodentrócitos. o SNP – Nervos envoltos por células Schwann. o Fibras amielínicas – axônios pequenos, condução lenta. o Fibras mielínicas – bainha, condução rápida. Gânglios: o o o o o o

Acúmulos de neurônios fora do SNC. Associado a nervos. Envolvidos por células satélites. Gânglios sensoriais Gânglios do SN autônomo – motor. Gânglios intramural – interior de órgãos.

@medveterinarias...


Similar Free PDFs