Tecido Adiposo PDF

Title Tecido Adiposo
Course Citologia Histol Geral
Institution Universidade de Itaúna
Pages 2
File Size 80.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 51
Total Views 142

Summary

Tecido Adiposo...


Description

TECIDO ADIPOSO Geralmente quando lembramos do tecido adiposo, lembramos do tecido adiposo unilocular subcutâneo, ou seja, os “pneuzinhos”.

TIPOS: Com base na morfologia que os compõe. → Unilocular Células maiores; uma única gota de gordura que ocupa quase todo o volume da célula (pode aumentar a medida que a célula acumula gordura e absorve açúcar, assim empurrando o citoplasma p/ a periferia da célula). → Multilocular Células com núcleo esférico e central; citoplasma com várias gotículas de gordura; - O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo, ou seja, originam-se a partir do mesênquima. A célula mesenquimal sempre está no tecido conjuntivo comum (na vida inteira). Logo é possível formar novas células adiposas, seja p/ substituir as que morrem ou p/ fazer o tecido adiposo unilocular crescer quando necessário. - O tecido adiposo unilocular cresce quando houver maior consumo do que gasto de energia. Ele cresce por hipertrofia, vão armazenando cada vez mais, assim, aumentando de volume. Porém existe um limite, quando esse limite é alcançado elas liberam citocinas p/ as células mesenquimais vizinhas e essas sofrem mitose, uma de suas filhas se diferencia em lipoblasto e esse se transforma em célula adiposa. Quando o consumo de energia é menor que o gasto as células diminuem de tamanho, mas nem sempre sofrem apoptose (podendo voltar a crescer seu volume) - Já as multiloculares reservam apenas p/ seu próprio consumo. Naturalmente formamos tecido adiposo multilocular apenas p/ substituir o antigo. Ou seja, em termos de volume, temos o mesmo tecido multilocular durante a vida toda. Produz calor.

Distribuição ao longo do corpo: → Multilocular

É encontrado em poucas partes do corpo e sempre do nível da musculatura esquelética. Não existe subcutâneo e nem visceral. Localização restrita e central. Não se mistura com o unilocular. → Unilocular Existe por toda a parte do corpo.

Crescimento do tecido adiposo A tendência do multilocular é que não crescer ao longo da vida, mantendo o seu volume do inicio da vida. Já o unilocular é crescer sempre que o consumo for maior que o gasto de energia. Porém existem situações que independentes do consumo o tecido adiposo unilocular irá crescer. São essas:  3 últimos de vida intrauterina  3 primeiros anos de vida  Pré puberdade Nessa última fase o corpo produz várias citocinas e umas delas é a Lectina. A Lectina precisa estar circulando em uma quantidade mínima p/ estimular o hipotálamo a induzir a hipófise produzir hormônios de crescimento (precisa de um mínimo de gordura p/ que isso ocorra) Existem estímulos p/ o crescimento do tecido adiposo, como:  Glicocorticoides, cortisol (hormônio do estresse) (obesidade visceral, abdominal)  GH (hormônio de crescimento)  Insulina (dieta rica em açúcar)  T-4 (estimula a queima da gordura, porém se estiver abaixo do normal estimula a crescimento do tec. Adiposo)  Estrógeno

Funções → Multilocular Produzir calor com o objetivo de manter a temperatura corporal constante.

→ Unilocular Armazenamento de gordura (energia), p/ o corpo usar quando está precisando de energia. Relacionado com a glicemia. Proteção contra choques mecânicos, assim protegendo os órgãos. Isolamento térmico, ou seja, o calor interno não será perdido. Contribuir p/ o dimorfismo sexual, ou seja, o local onde o tec. Adiposo se localiza. Estrógeno contribui p/ a produção de tec. Adiposo e a testosterona contribui p/ a aumentar os músculos. Produção de adipocitocinas: Leptina; Adiponectina; Fator de necrose tumoral; resistina; angiotensinogênio....


Similar Free PDFs