Template - Atividade BNCC 1 PDF

Title Template - Atividade BNCC 1
Author Rita de Cássia Alcântara
Course Jogos Lúdicos E Prática Pedagógic A
Institution Universidade Estadual do Vale do Acaraú
Pages 3
File Size 144.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 5
Total Views 158

Summary

Atividade sobre a competência numero 4 da BNCC. Nela tem detalhado a importância de ser trabalhada na educação infantil bem como a importancia do estagio....


Description

Nome Completo: Rita de Cássia Alcântara RGM: 26398737 Instituição: Cruzeiro do sul Virtual Data:13/04/2021 Curso: Pedagogia ( Licenciatura) Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil.

ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4 Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade (mínimo 45 linhas).

Ao longo dos anos o Brasil vem passando por processos de mudanças no âmbito educacional. É inegável que o desenvolvimento e implantação da BNCC na educação, tem sido de grande valia e importância, pois ela determina o direito de o aluno aprender, onde o professor pode utiliza-la como ferramenta para potencializar e poder sonhar com a tão esperada educação de qualidade, mesmo sabendo que na prática irão surgir fatores que tornam sua aplicação um desafio. A Base Nacional Comum Curricular nos define competência como: “Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. ” (BNCC 2018, pg. 08)

Analisando esta definição, podemos ressaltar a necessidade de desenvolver as competências gerais junto ao aluno, sendo um aparato importante no cotidiano desses indivíduos. A escola com seus projetos é uma ferramenta potente, na qual se envolvia toda a comunidade local onde a mesma se situava, descobrindo novos talentos, apresentando as diferentes culturas, valorizando o conhecimento histórico, bem como utilizando os diferentes tipos de tecnologias, aprendendo a cuidar da saúde e praticar a empatia. De um modo geral, trabalhar essas competências com os alunos, é uma maneira de incentiva-los a buscar e desenvolver valores, instigar suas habilidades, assim como suas ações perante vários fatores, sendo eles emocionais, sociais, físicos, intelectuais, entre outros. De acordo com a competência geral número 4 da BNCC, o aluno deve

“Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo”. Podemos perceber nesta competência, o papel fundamental da tecnologia e a importância de o aluno ser capaz de navegar nesse mundo digital, bem como utilizar suas diversas ferramentas a fim de entender a dimensão da comunicação em várias formas para a sociedade, destacando a linguagem digital, pois neste período de isolamento social ela tem sido de fundamental para amenizar os impactos negativos causado pela pandemia na educação. O início da jornada escolar é um momento muito importante onde a criança tem seus primeiros contatos com outras pessoas que não são os pais e os irmãos. A Base Nacional Comum Curricular nos diz que: Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvêlos, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. (BNCC 2018, pg. 37)

Esse ingresso na Educação Infantil é o período fundamental no qual a criança vai expandir seu mundo de imaginação, desenvolver suas habilidades e conhecimentos, esses de aprendizagem são fatores indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer indivíduo na sua infância e para toda vida escolar. Sabemos que a criança já tem muitas maneiras de se comunicar e um fator importante a se destacar é o brincar, ao fazer isso ela cria cenários imaginários, mas também reproduz ou traz fatores do dia-a-dia aplicando ações que vê adultos fazerem. Neste período de brincadeiras ela demostra diferentes emoções, habilidades e inovações, traz todo um contexto de conquistas dentro daquele evento, criando também sua própria linguagem ou maneira de se comunicar.

As competências gerais devem ser entendidas de forma interdisciplinar, ou seja, que abranja todos os componentes curriculares e não fiquem presas apenas em suas áreas afins. O estágio curricular supervisionado é um fator primordial na vida acadêmica do aluno, é um divisor de águas entre a prática e a teoria, onde possa surgir reflexões acerca de determinadas situações e questões ainda não entendidas. De fato, [...] a intervenção do educador precisa ser consciente e sistematizada, precisa ser construída num espaço dialogal, primando pelo respeito às diferenças e diversidades em todas as suas manifestações, mas ao mesmo tempo considerando a unidade como âmbito totalizador de multidimensionais leituras. É uma busca? É um desafio? Sim e que deve se materializar na ação-reflexão-ação na vida da escola e na vida do professor, de seus alunos e colaboradores (LIMA, BARRETO e LIMA, 2007, p. 100).

De acordo com o que foi citado acima, o professor é uma figura indispensável, é o mediador e aplicador da formação do conhecimento, trazer a competência geral de número 4 da BNCC significa promover e diversificar o diálogo, trazendo assim um entendimento mútuo que induz o aluno a entender e aplicar as várias formas de comunicação, principalmente através das mídias, pois eles navegam muito em redes sociais, mas ainda não conseguem acessar os meios de tecnologias usados para a educação como as plataformas de ensino, que tem sido um grande aliado perante este cenário de pandemia, onde ferramentas digitais se tornou a forma mais segura e eficaz de comunicação. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_s ite.pdf.Acessado em: 05 de abril de 2021. BRASIL, Educa Mais. O que é a BNCC. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/o-que-e-a-bncc.Acessado: em 08 de abril de 2021. BRASIL, Ministério da Educação. Educação Infantil. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-depraticas/educacao-infantil/.Acessado em: 13 de abril de 2021. LEMANN, Fundação. O que é a BNCC. São Paulo, 2017. Disponível em:https://fundacaolemann.org.br/noticias/o-que-e-a-bncc.Acessado em: 13 de abril de 2021....


Similar Free PDFs