Texto comparativo sobre máximas e violações de máximas PDF

Title Texto comparativo sobre máximas e violações de máximas
Course Análise do discurso
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 3
File Size 120.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 10
Total Views 130

Summary

Este trabalho consiste em analisar os artigos que violam as máximas convencionais ou conversacionais, nele é apresentado exemplos de máximas de modo, de qualidade, de quantidade e etc. Nele trata-se também sobre as implicaturas convencionais e conversacionas....


Description

Analise comparativa

Introdução

Este trabalho consiste em fazer uma análise comparativa dos seguintes artigos: propaganda de remédios, charges, conversas, de whatsapp, depoimento de Luís Inácio, ditos políticos à luz da teoria das implicaturas. Por meio destes artigos foi feito uma compilação de ideias comparativas acerca de cada conteúdo abordado neles, as máximas e violações de máximas, bem como todo o conteúdo pragmático que lhe foi atribuído. análise desses artigos consiste no uso da linguagem em máximas conversacionais , regida pela teoria do filosofo Paul Grice (1975- 1982). De acordo com Paul Grice deve-se seguir o principio da cooperação para poder interpretar sentenças de modo eficaz. Podemos analisar algumas categorias de máximas e submáximas especificas para entendermos o principio da cooperação, são essas: quantidade, qualidade, relação e modo. o

Quantidade Está associado com a quantidade de informação que é dada. Essa máxima tem critérios a serem seguidos, assim como as outras. Não se pode fornecer informação mais do que é preciso, sua informação tem que ser tão informativa quanto requerida.

o

Qualidade Está relacionada à supermáxima. Não diga o que você não pode comprovar, não diga coisas falsas, faça uma contribuição verdadeira.

o

Relação Apenas uma máxima, seja pertinente.

o

Modo Seja claro, diga as coisas da maneira como tem de ser dito. Evite obscuridade de expressão, evite ambiguidades, seja breve, seja ordenado. As implicaturas são inferências baseadas no conteúdo do que foi dito, toda essa informação e cooperação acontece em conjunto com o falante e o ouvinte, é necessário que seja articulado ideias externas para poder ser entendido o que foi dito pelo locutor atreveis das convenções linguísticas e cognitivas.

o

Implicaturas convencionais Ela é gerada a partir do dito, a partir das expressões linguísticas verbais. Elas não são derivadas da pragmática, ou seja, não dependem de ideias externas, o conhecimento extralinguístico, é ligada apenas a sistemas lexicais específicos, as palavras em si.

o

Implicaturas conversacionais

Dependem do contexto em que uma sentença esta inserida. são inferências a partir aquilo que esta sendo linguisticamente expresso, levando em consideração todo o contexto ao qual esta sendo proferido. Análise Ao analisarmos o artigo sobre propagandas de remédios podemos ver a presença de uma maior recorrência de quebra de máximas, é descrito as máximas conversacionais que foram quebradas. No artigo é analisando uma propaganda sobre hemorroidas ao qual é notada a violação da máxima de quantidade, pois poucas palavras são ditas acerca do problema enfrentado ( Hemorroidas), ao violar essa máxima, há na verdade uma intenção de que seja entendida, porem não se é claro ao descrever o que esta acontecendo, mas há interação entre os interlocutores . No artigo das charges podemos ver outro tipo de violação de máximas, é apresentada a seguinte charge:

Fonte: A TRIBUNA, 07/0/2006.

Foi destacada a violação da máxima de qualidade, ao qual foi fornecida informação a mais do que foi requerido. A violação da máxima pode ser vista no ponto em que a pergunta é respondida, de acordo com as máximas de Grice, bastava um “não”. Ao analisarmos o artigo sobre máximas em conversas de whatsapp, uma serie de conversas retiradas do aplicativo tem como finalidade o estudo da cooperação conversacional nas 4 máximas de Grice. Em cada uma das mensagens escritas é possível analisar ao menos uma violação de máxima em cada uma delas. As violações neste caso são intencionais. No artigo máximo em depoimento de lula oi mais visto foi a violação da máxima de qualidade, que é feita atreveis da figura de linguagem “ironia” usado pelo ex-presidente, que é o contrato do que se tenta dizer. Lula viola a máxima de qualidade fornecendo informações falsas Por ultimo, o artigo máximo em ditos políticos ao ser analisado pode destacar falas e presidentes e deputados que violam a máxima das implicaturas. Em seus depoimentos ou falas, todas as máximas são violadas, isso nos leva a dedicarmos uma atenção especial para a comunicação verbal em relação ao uso que as pessoas fazem da linguagem.

Conclusão Concluímos que todos os artigos aqui citados correspondem a exemplos de máximas e violação de máximas e sua implicatura. Observamos também que as implicaturas fazem parte do nosso cotidiano, seja ela em propagandas, charges, mensagens de whatsapp, depoimentos ou ditos, na fala, na escrita e em todo tipo de comunicação....


Similar Free PDFs