11.04 - Socrates x Sofistas PDF

Title 11.04 - Socrates x Sofistas
Author Matheus Moreira
Course FILOSOFIA I
Institution Universidade Católica de Santos
Pages 2
File Size 54.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 7
Total Views 143

Summary

O professor explica o que era os sofistas e sua relação com Sócrates....


Description

11/04

SÓCRATES X SOFISTAS – O NASCIMENTO DO JUSNATURALISMO ANTROPOLÓGICO – Prof. Ricardo Galvanese

Nessa aula, o professor Galvanese vai nos explicar como que acontece a mudança do pensamento da explicação do mito para algo mais antropológico, onde o homem fica no centro da explicação. Entender o homem é entender o universo durante essa fase, também iremos ver os debates entre Sócrates e os sofistas.

Sócrates era um homem simples, que possuía uma sabedoria enorme e que ficava questionando tudo, irritando principalmente os sufistas. 

Sofistas: “professores populares de retórica e filosofia”, interesseiros e gananciosos que defendiam uma cética e relativista sobre a verdade, mas que possibilitaram o desenvolvimento de uma reflexão rigorosa sobre os limites e possibilidades do conhecimento humano e sobre os grandes temas morais. Eram espécies de “advogados” que os comerciantes mais ricos contratavam para defender seus pontos de vista perante a sociedade.

As principais contribuições dos sofistas:   

Crítica do moralismo dogmático Ativismo intelectual: relativismo moral Antropocentrismo axiológico: o ser humano como centro e fundamento dos valores éticos.

Principais representantes dos sofistas: Protágoras e Górgias. É aí que entra Sócrates, que era um homem simples, mas que “detestava” os sofistas e a forma que ganhavam dinheiro. Viveu entre 469 até 399 a.C. e tretou com os sofistas, pois ele não era ceticista e nem relativista moral. Ele conseguia convencer os caras fazendo várias perguntas, até que uma hora os sofistas entravam em contradição, utilizando de elementos como a ironia e depois, através das suas perguntas, dava seu ponto onde fazia você pensar.

Sofistas e Sócrates: filosofia, discurso e justiça

Sofistas: justiça, lei e discurso. 

Democracia ateniense. a) Imperativo da técnica do falar: retórica e oratória; b) Cidadania definida pela capacidade discursão

Casuísmo: perda da referência universal da justiça Sofistas: Relativismo jurídico > positivista Sócrates: positivismo lógico > positivismo lógico-legal e jusnaturalismo lógicomoral (junção dos dois)

Sócrates morreu ser acusado de corromper os jovens. Em seu julgamento, ficou 3 horas se defendendo, até que foi julgado culpado e sentenciado para morrer. Nos relatos de Platão, ele diz que Sócrates teve a oportunidade de fugir da prisão, mas não o fez porque ia contra seus valores morais....


Similar Free PDFs