A2 Tópicos 2020- Anne Almeida ebui snisn PDF

Title A2 Tópicos 2020- Anne Almeida ebui snisn
Course Marketing
Institution Universidade Federal do Rio de Janeiro
Pages 12
File Size 267.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 27
Total Views 156

Summary

Television Ads Television is generally acknowledged as the mostpowerful advertising medium and reaches a broad spectrum of consumers. Television advertising also hasdisadvantages that arepotentially distracting creative elements that could be often found in a TV ad andthe high co...


Description

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA TOP. ESP. EM ESTRUTURAS E LING. COMP. APLICADAS AO MARKETING DIGITAL ANNE ALMEIDA B. DOS SANTOS (20171104620) GABRIEL FONSECA SARAIVA – (20151102491) GABRIELA DA ROCHA FERREIRA – (20151110006) RAQUEL MACHADO – (20162102865) MOIRA OSÓRIO DA SILVEIRA – (20141103887)

PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL DESIGN COLAB.

Rio de Janeiro, RJ 2020.1

PROPOSTA Escolher uma empresa e desenvolver um plano de marketing digital, utilizando as seguintes etapas:

1. ETAPA (PLANEJAMENTO DE MARKETING)

PÚBLICO-ALVO O público-alvo pode ser definido por homens e mulheres, acima de 18 anos, de classes B e C. que possuam pequenos e médios negócios de qualquer segmento e que tenham a necessidade dos serviços de construção da marca como identidade visual, artes gráficas para redes sociais e impressos. A Design Colab visa atender todo o Brasil, sendo assim, para caracterizar um público específico, é essencial destacar o uso da internet como uma ferramenta de compra/ consumo.

MERCADO A Economia Criativa vem crescendo desde 2015. Abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. Concretamente, a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015, segundo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, publicado pela Firjan em dezembro de 2016. Com o crescimento e a popularização do acesso à internet no Brasil, a conexão e os trâmites trabalhistas tem se tornado mais fáceis, isto é, a internet proporciona novas maneiras de consumo e, principalmente, favorece as pequenas e médias empresas que visam construir e expandir o mercado, principalmente na atual situação mundial. A Design Colab entra no mercado se posicionando de maneira consciente, visando o oferecimento de suporte para os microempreendedores por um preço justo fortalecendo e gerando identificação pela marca. A longo prazo, a empresa visa o direcionamento de nichos voltados para a área da estética, moda, beleza, arte e cultura, tornando-se referência em atuação, mas sempre fixando e vendendo a ideia de ajudar os empreendedores a conquistar solidez e seriedade no mercado.

Apesar de todo segmento necessitar de serviços de marketing, branding e social media, muitos não investem inicialmente, sendo assim, a Design Colab pretende vender a importância de adquirir os serviços de forma justa e eficiente, sendo assim, percebe-se uma grande oportunidade de investir no lançamento de uma marca como a Design Colab no cenário publicitário, atrelado ao desenvolvimento de uma comunicação inovadora e diferenciada para a mesma. A ideia é trazer aos olhos do consumidor um posicionamento nunca visto por outras empresas, não como só mais um estúdio de criação, mas uma experiência, através do conteúdo, onde a marca e o cliente podem fortalecer um vínculo afetivo.

DEFINIÇÃO DA PERSONA PERSONA 1) Paula tem 24 anos, é uma mulher, solteira, classe média, que trabalha com confecção e vendas doces artesanais para compor a renda para pagar sua faculdade de administração. Ela mora no bairro do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro com sua mãe, que lhe ajuda na confecção dos doces. Em seu tempo livre, gosta de ir à praia, cozinhar e de estudar sobre estratégias de marketing digital para aumentar as vendas de seus produtos. Apesar de estar sempre conectada, uma das maiores dificuldades de Paula é conseguir encontrar um designer gráfico ou uma agência com preços acessíveis, para desenvolver uma identidade visual para seu empreendimento e divulgar com eficácia seu trabalho na internet. Com a pandemia, Paula gostaria de ter mais presença e de vender online, já que seu principal ponto de venda era a faculdade. Seu principal medo é perder sua mãe e não conseguir concluir a faculdade por questões financeiras.

PERSONA 2) João tem 34 anos, é casado, classe média, possui dois filhos e é o atual dono de um pet shop local em Minas Gerais, Belo Horizonte. Ele começou a trabalhar muito jovem no pet shop de seu pai e não teve a oportunidade de concluir o ensino superior. Hoje, assumiu o negócio da família e, apesar de ser proprietário, ele passa grande parte do dia dentro da empresa trabalhando e buscando estratégias para aumentar as vendas. Nas horas vagas ele busca aproveitar momentos com a família. Com o cenário atual, João sente que o visual da empresa está desatualizado assim como sua forma de funcionar. Tem medo de perder espaço para lojas de aparência mais moderna e atraente, então gostaria de renovar sua identidade visual, ampliar seu sistema de entrega local e, para que isso aconteça, necessita de divulgação nas redes sociais e no PDV. O microempresário tem como sonho poder fazer a faculdade de medicina veterinária.

OBJETIVO (O QUE PRETENDE ALCANÇAR COM O MARKETING DIGITAL) A Design Colab se posiciona como uma empresa caracterizada pelo perfil comunicativo, receptivo e acolhedor. Assim, oferece confiança aos seus clientes atrelada à oportunidade de crescimento de seus empreendimentos, já que a comunicação é a base para qualquer colaboração. Em tempos de crise, se estruturar é preciso e, se mostrar solicito a ajudar o empreendimento do próximo, é urgente, concluindo que a tendência é um futuro colaborativo. O objetivo da Design Colab é abraçar um sistema mais justo e mais humano de negociação, ajudando microempreendedores que não podem arcar com altos custos na confecção de suas identidades visuais e a dar um “start”, a encontrar a "cara" da sua marca por um orçamento que seja viável para seu capital de pequeno e médio empreendedor. Visa, acima de tudo, gerar ajuda mútua. Fomentar a consciência de colaboração e o desenvolvimento de valor, além da empatia para com o serviço do outro. Propaganda: Gerar conhecimento da marca; ser uma opção de comunicação para os pequenos e médios negócios; posicionar a marca como autêntica e solícita. Promoção e Marketing direto: Visibilidade à marca nova no mercado; posicionamento que satisfaça a necessidade do cliente; desenvolver uma relação personalizada com os clientes; buscar a fidelização dos adeptos através da credibilidade, gerando indicações para novos empreendimentos (boca a boca). Internet: Apresentação de um serviço útil de forma desconstruída; interação direta e pessoal com o target; ser alvo de curiosidade para as pessoas que não conhecem os serviços prestados pela Design Colab, mas terão contato com o conteúdo da marca; ter uma rede social bem estruturada, despertando o interesse do público no serviço.

DEFINIR OS CANAIS, OS FORMATOS E DEFINIR AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO Redes Sociais: Estabelecer conexão direta com pequenos e médios empreendedores, visando oferecer serviços com preços acessíveis, a utilização das redes sociais (principalmente o Instagram e o Facebook) é essencial para a conexão com o público e a construção afetiva com a marca. Para atender os clientes, a Design Colab precisará de serviços de design, social media, planejamento de postagens, criação de conteúdo, além de parceiros de maquinário para impressão do material impresso.

E-mail: Apesar de ser considerado ultrapassado, o e-mail é uma ferramenta eficiente quando utilizado de forma correta, visando o oferecimento com conteúdo sobre preços e campo de atuação, lançamentos, promoções e até mesmo a divulgação de cases de sucesso. Whatsapp: Ao falarmos sobre velocidade da informação e aproximação com o cliente de forma direta e personalizada, automaticamente pensamos no Whatsapp. O canal será usado para o atendimento ao cliente e solicitação de pedidos, este será administrado pelo funcionário responsável pelas vendas.

2. ETAPA (PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL) SOLUCÕES A Design Colab. acredita na oportunidade de que todos os empreendedores tenham a possibilidade de usufruir de seus serviços, através da inclusão, levando em consideração a questão financeira e social de todos. Esta colaboração permite o desenvolvimento dos projetos de design e papelaria de uma forma menos elitista, baseando-se na confiança e honestidade, tornando-se um processo de troca, não somente financeira, mas também de empatia. Palavras-chave: Design Gráfico, Design Colaborativo, Identidade Visual, Design Digital, Papelaria.

METAS Diante dos objetivos de ajudar a impulsionar novos empreendedores no mercado através da confecção de sua identidade visual, pode-se dizer que as metas foram traçadas de maneira otimista: ● Ajudar no mínimo 30 novos empreendedores até dezembro de 2020; ● Ajudar até 120 novos empreendedores até dezembro de 2021; ● Fomentar o sistema colaborativo para outras empresas; ● Proporcionar a mudança no olhar de novos empreendedores para um sistema mais empático e de ajuda ao próximo; ● Fidelizar estes clientes para a compra de novos produtos; ● Geração de evangelização da marca;

● Maior desenvolvimento e melhoria nos serviços de confecção das artes gráficas;

PERSONA Paula tem 24 anos, é uma mulher, solteira, classe média, que trabalha com confecção e vendas doces artesanais para compor a

renda

para

pagar

sua

faculdade

de

administração. Ela mora no bairro do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro com sua mãe, que lhe ajuda na confecção dos doces. Em seu tempo livre, gosta de ir à praia, cozinhar e de estudar sobre estratégias de marketing digital para aumentar as vendas de seus produtos. Apesar de estar sempre conectada, uma das maiores dificuldades de Paula é conseguir encontrar um designer gráfico ou uma agência com preços acessíveis, para desenvolver uma identidade visual para seu empreendimento e divulgar com eficácia seu trabalho na internet. Com a pandemia, Paula gostaria de ter mais presença e de vender online, já que seu principal ponto de venda era a faculdade. Seu principal medo é perder sua mãe e não conseguir concluir a faculdade por questões financeiras.

João tem 34 anos, é casado, classe média, possui dois filhos e é o atual dono de um pet shop local em Minas Gerais, Belo Horizonte. Ele começou a trabalhar muito jovem no pet shop de seu pai e não teve a oportunidade de concluir o ensino superior. Hoje, assumiu o negócio da família e, apesar de ser proprietário, ele passa grande parte do dia dentro da empresa trabalhando e buscando estratégias para aumentar as vendas. Nas horas vagas ele busca aproveitar momentos com a família. Com o cenário atual, João sente que o visual da empresa está desatualizado assim como sua forma de funcionar. Tem medo de perder espaço para lojas de aparência mais moderna e atraente, então gostaria de renovar sua identidade visual, ampliar seu sistema de entrega local e, para

que isso aconteça, necessita de divulgação nas redes sociais e no PDV. O microempresário tem como sonho poder fazer a faculdade de medicina veterinária.

ACOMPANHAMENTO DE MERCADO ANÁLISE DE CONCORRENTES DIRETOS •

MONTART - DESIGN GRÁFICO E PAPELARIA (SERVIÇO PAGO)

INSTAGRAM: -

SEGUIDORES: 73,4 MIL;

-

274 PUBLICAÇÕES;

-

3 PUBLICAÇÕES SEMANAIS (SEG, QUA E SEX);

SITE: -

RESPONSIVO;

-

7 ABAS DE PRODUTOS;

-

14 PRODUTOS DE PAPELARIA;

-

ENTREGA PARA TODO O BRASIL;

-

VÁRIAS FORMAS DE PAGAMENTO

GRUPO NO TELEGRAM: 40 PESSOAS



AMOR COM ARTE - IDENTIDADE VISUAL E PAPELARIA (SERVIÇO PAGO)

INSTAGRAM: -

SEGUIDORES: 14,8 MIL;

-

184 PUBLICAÇÕES;

-

3 PUBLICAÇÕES SEMANAIS (SEG, QUA, SEX);

AJ - IDENTIDADE VISUAL (SERVIÇO PAGO) -

SEGUIDORES: 60,5 MIL;

-

555 PUBLICAÇÕES;

-

3 PUBLICAÇÕES POR SEMANA EM DIAS VARIADOS VISANDO UTILIZAR TODOS OS DIAS DO MÊS.

-

SITE

-

RESPONSIVO;

-

1 ÚNICO PRODUTO;

-

ENTREGA PARA TODO O BRASIL;

-

VÁRIAS FORMAS DE PAGAMENTO

CANVA (PLATAFORMA GRATUITA) -

ATENDE TODOS OS PÚBLICOS;

-

DEMOCRÁTICA;

-

OFERECE GRANDE VARIEDADE DE CONFECÇÃO DE ARTES DIGITAIS;

-

É POSSÍVEL CRIAR ARTES DIGITAIS E IMPRESSOS;

CANVA PRO (VERSÃO PAGA) -

OFERECE TODAS AS OPÇÕES DA VERSÃO GRATUITA;

-

OFERECE AINDA MAIS OPÇÕES DE IMAGENS, ELEMENTOS GRÁFICOS E TIPOGRAFIAS;

-

MAIS RECURSOS DE EDIÇÃO;

-

MAIS RECURSOS DE SALVAMENTO

REDES SOCIAIS (APRESENTAR A ROTINA DAS REDES SOCIAIS) Facebook: A rotina do Facebook será feita por 2 postagens no horário de pico da página, com conteúdo como promoções ou curiosidades sobre a empresa ou sobre design. A empresa também fará parte de grupos sobre design. marketing e empreendimentos com o objetivo de realizar prospecção. Instagram: A empresa irá possuir uma conta no Instagram, com 1 postagem diária no feed, e cerca de 3-5 postagens no Story. Uma vez por semana iremos fazer uma Live, com um tema escolhido pela equipe, baseado nas sugestões dos seguidores.

Whatsapp: o Whatsapp funcionará como um canal de atendimento direto, com tratamento individual, e também irá ter 1 postagem diária no Status. E-mail: Por e-mail será realizada uma prospecção de novos clientes, através de E-mail Marketing. - Marketing de conteúdo do blog (quantas publicações, definir o editor, definir os redatores e como serão adquiridas as imagens dos artigos. - As publicações de conteúdo irão seguir um cronograma, e serão realizadas nas redes sociais e no blog, sendo 2 postagens durante a semana no Facebook e no Instagram, e 1 no blog, sobre os conteúdos em alta no momento. - Os conteúdos vão ser planejados e criados por uma equipe de redatores, que são responsáveis por pesquisar assuntos que atendam a demanda do Target. Possivelmente serão convidados especialistas em algumas ocasiões. - As imagens dos artigos serão em sua maioria de autoria da própria empresa, organizadas pelos designers e fotógrafos. Caso se necessite de uma imagem específica e de melhor qualidade, será usado um banco de imagens pago. - O editor responsável será o Gerente de Conteúdo, que junto com a equipe criará um cronograma que deve ser seguido semanalmente. - Automação de Marketing, precisamos olhar para como as ofertas (indiretas e diretas) estão se interligando e onde iremos atuar com CTAs (call-to-actions) de divulgação desses materiais. - As ofertas indiretas são programadas através das redes sociais, nas quais, irão ser divulgados conteúdos e postagens sobre assuntos nas quais a empresa trabalha, que tem como objetivo criar curiosidade no Lead, porém sem citar o nome da empresa. - As pesquisas de qualidade ao se realizar um serviço vão objetivar entender melhor o Lead (perfil progressivo) para assim poder criar mais conteúdo específico. Estes serão realizados por e-mail programados. - As ofertas diretas funcionam por meio de descontos para clientes que contratam o serviço no mínimo de 3 vezes.

MAPA DE VENDAS Apresentar o funil e os 6 passos das ações. Passo 1- Subscriver (intensificar relações nas redes sociais - trabalhar CTA e Cadastro de Newsletter). Nessa etapa iremos fazer toda semana um box de perguntas e lives no Instagram (para que o público nos vejam como especialistas no assunto), sempre relacionando nossas respostas ao nosso produto e o convidando para conhecer mais em nosso site (CTA), também vamos trabalhar com e-books gratuitos para obtermos cadastros de Newsletter. Passo 2 – Material rico por mês, como foco em uma dor específica para a persona. Divulgar artigos relacionados no blog, redes sociais e publicidade online (SEM). Faremos mensalmente posts em Instagram sobre design, fontes, cores (será chamado de ‘Semana do Design’), para que os nossos seguidores conheçam mais um pouco sobre o mundo do Design, também iremos fornecer um e-book gratuito por mês sobre temas como: Como criar seu logo, como escolher a planilha de cores para marca, como escolher sua fonte (tipos e famílias), Design minimalista, lettering, como criar sua identidade visual no Instagram e Criando artes para sua empresa. Passo 3- Qualificar Lead, pensar na nutrição, Ex. Quiz. Faremos perguntas duas vezes na semana nos stories do nosso Instagram para conhecer melhor nossos clientes e entender que tipo de conteúdo eles gostariam de ver no nosso Instagram. Como por exemplo, qual conteúdo gostaria de fosse abordado nas lives, qual o melhor horário e melhor dia para realizar essas lives. Perguntas também relacionadas ao Design Gráfico para entender seus gostos e atender a demanda. Como por exemplo: “Você prefere uma identidade visual mais minimalista ou mais ornamentada? ” “Qual mensagem você gostaria de passar com o seu logotipo? ” “Quais qualidades descrevem o que você imagina para o seu logotipo? ” “Quais são as cores que representam a sua empresa? ”. Passo 4- MQL (Marketing Qualified Lead), Ex. E-mail.

Estaremos enviando E-mail newsletter semanal divulgando promoções e catálogos com nossos produtos. Dando descontos especiais para clientes que acessarem nosso site ou promoção nas nossas redes sociais. Contando com um sistema de automação de marketing também. Passo 5- SQL – Equipe de vendas. Ex. Outbound Após o cliente mostrar interesse em nossos produtos estaremos entrando em contato com o mesmo para saber se há real interesse e repassar as nossas ofertas e melhores oportunidades de acordo com suas necessidades. Isso será analisado através de um SDR que acompanhará as Landing Pages. Passo 6 – Cliente (Buyer) Buyer Persona 1 - Juliana Baiocchi tem 20 anos, cursa administração na faculdade e mora na Tijuca, no Rio de Janeiro com sua mãe Marta e sua irmã mais velha Fernanda de 23 anos. Ela é solteira, não tem filhos e seus hobbies são assistir filme de comédia romântica, fazer trilhas e fotografar. Ela tem uma lojinha de bijuterias com sua irmã, localizada no Centro do Rio. Com a verba da lojinha ela possui uma renda de aproximadamente 2 mil por mês e paga a faculdade dessa forma. Com a pandemia do coronavírus sua lojinha foi fechada e Juliana teve que se adaptar ao e-commerce para continuar com sua renda já que atualmente sua mãe está desempregada. Seus objetivos são: criar uma identidade visual que chame a atenção e atraia clientes para sua lojinha, conseguir se adaptar e lucrar com o e-commerce. Seus problemas são: encontrar designer que façam sua identidade visual por um preço acessível já que com isso ela está com pouca renda. Como podemos ajudar? Garantindo uma identidade visual com um preço acessível e com uma excelente qualidade. Buyer Persona 2 - Rodrigo Castellar tem 16 anos, mora na zona norte de São Paulo e almeja ser um Youtuber de sucesso. Mora com sua mãe Tereza, seu pai, Hélio e seus 4 irmãos. Atualmente somente seu pai tem renda no seu lar. Rodrigo sempre foi um rapaz divertido,

carismático e comunicativo. Seus hobbies são jogar Fortnite e gravar vídeos jogando no Youtube. Cada vez mais o canal de Rodrigo vem tomando visibilidade e seu engajamento vai subindo. Mas Rodrigo acha o visual do seu canal sem graça e que não mostra de fato seu estilo. Seus objetivos são: criar uma identidade visual para o seu canal e suas redes sociais. Seus problemas são: encontrar designer que façam sua identidade visual por um preço acessível já que seus pais não têm condições. Como podemos ajudar? Garantindo uma identidade visual com um preço acessível e que Rodrigo goste e se identifique....


Similar Free PDFs