Acidentes litorais - Ria de Aveiro ou \"Haff\" PDF

Title Acidentes litorais - Ria de Aveiro ou \"Haff\"
Author Beatriz R. Almeida
Course Geografia A
Institution Ensino Secundário (Portugal)
Pages 1
File Size 37.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 95
Total Views 136

Summary

Apontamentos do tema em título. Útil para estudo para exame....


Description

Ria de Aveiro ou Haff-Delta de Aveiro Resultou da acumulação de sedimentos de origem marinha, depositados por correntes marítimas; e de origem fluvial, transportados pelo rio Vouga. Tais sedimentos formaram, gradualmente, um cordão litoral paralelo à costa, impedindo o contacto do rio com o mar e acelerando o seu assoreamento – depósito de areia. O assoreamento, muito intenso e rápido, aproximou as duas restingas (de sentido norte-sul e sul-norte); a comunicação das águas da laguna e do Atlântico fazia-se por uma passagem estreita – a barra – que acabou por se fechar no século XVIII.

Laguna de Faro, Ria Formosa, Lido de Faro Entre a Quarteira e Cacela existe outra forma resultante de um forte assoreamento em águas pouco profundas, como nos casos anteriores. Os detritos que formam a costa de lido, em Faro, provêm fundamentalmente da costa rochosa de barlavento, sendo arrastados por uma corrente de sentido oeste-este. Vãose formando restingas e ilhotas, separadas por braços de mar.

Tômbolo de Peniche Em frente à costa existia a ilha de Peniche que veio a ligar-se ao continente, por um istmo (faixa estreita de terra que liga um continente a uma península ou ilha) resultante da sedimentação marinha. Esta forma foi facilitada por um ligeiro levantamento da plataforma continental....


Similar Free PDFs