Aerodinâmica, peso e balanceamento parte 1 PDF

Title Aerodinâmica, peso e balanceamento parte 1
Course Engenharia aeronáutica
Institution Anhanguera Educational
Pages 96
File Size 6 MB
File Type PDF
Total Downloads 81
Total Views 149

Summary

Slides de aulas Aerodinâmica, peso e balanceamento parte 1...


Description

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES AERODINÂMICA, PESO E BALANCEAMENTO (parte 1)

Beechcraft Starship (1983-1995)

Professor: Guilherme Lima

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

AERODINÂMICA, PESO E BALANCEAMENTO CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO 2. TEORIA DE VOO 3. CONDIÇÕES DE EQUILÍBRIO 4. COMANDOS DE VOO. 5. AERODINÂMICA DO HELICÓPTERO 6. AERODINÂMICA DE ALTA VELOCIDADE 7. PROCEDIMENTOS E EQUIPAMENTOS DE PESAGEM E BALANCEAMENTO 8. PROCEDIMENTOS DE PESAGEM DA AERONAVE 9. PESO E BALANCEAMENTO DE HELICÓPTEROS.

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

2

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1- INTRODUÇÃO 1.1- Histórico



O desejo de voar está presente na humanidade provavelmente desde o dia em que o homem pré-histórico passou a observar o vôo dos pássaros e de outros animais voadores.



Por volta de 300 AC. os chineses inventaram a pipa, bem como as técnicas de fazê-la "voar" no ar. Uma pipa é um tipo rudimentar dec planador.



Em torno de 200 AC., o matemático e inventor grego Arquimedes descobriu como os objetos flutuavam em líquidos.



Em 1290 o monge inglês Roger Bacon escreveu que o ar, como a água, tinha algumas características de sólidos. Bacon estudou as ideias de Arquimedes e chegou à conclusão que, se as pessoas pudessem construir uma máquina que tivesse as características adequadas, o ar iria suportar a máquina assim como a água suporta um navio.



Provavelmente foi o artista e inventor italiano Leonardo da Vinci a primeira pessoa a se dedicar seriamente a projetar uma máquina capaz de voar carregando um ser humano. Da Vinci nunca construiu tais máquinas mas seus desenhos ficaram preservados e, posteriormente, já no século XIX e XX um planador de seus desenhos foi considerado notável e foi executado com sucesso, sendo considerado o primeiro esboço sério de uma aeronave tripulada. Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

3

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)



O primeiro vôo bem sucedido de um balão de ar quente foi o da Passarola construída por Bartolomeu de Gusmão, um português nascido no Brasil colonial que alçou voo em 8/08/1709 na corte de Dom João V, em Lisboa.



O segundo vôo humano de que se tem notícia foi realizado em Paris, em 1783 , por Jean François de Rozier e François Laurent d’Arlandes. Eles fizeram um vôo livre por 8 quilômetros em um balão de ar quente inventado pelos irmãos Montgolfier. Outros inventores passaram a substituir o ar quente por hidrogênio que é um gás mais leve do que o ar, mas mais perigoso pois tal gás explode com facilidade.



Em 1852, o dirigível foi inventado na França por Henri Giffard que voou 24 km, usando um motor a vapor.



Ao longo do fim do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, o dirigível foi uma opção séria e confiável de transporte. O dirigível chegou, inclusive, a ser usado na Primeira Guerra Mundial para efetuar bombardeios.

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

4

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Introdução (cont.)

Ornitóptero de Leonardo da Vinci (1500)

Passarola do Padre Bartolomeu de Gusmão (1709)

Balão dos irmãos Montgolfier (1783)

Dirigível de Giffard (1852)

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

5

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)



Em 1799 o inventor inglês George Cavley desenhou um planador relativamente moderno que tinha uma cauda para controle, e fez seus primeiros vôos planados em 1804, sem passageiro.



Em 1853 um amigo de Cayley fez um vôo planado de curta duração na Inglaterra. Cayley é considerado atualmente o fundador da aerodinâmica,



Em 1871 Wenham construiu o primeiro túnel de vento do mundo para provar que asas fixas geravam mais sustentação do que os cientistas haviam previsto.



Em 1876 Otto Lilienthal fez vários vôos em planadores, sendo considerado a primeira pessoa a fazer um vôo planado controlado.



Em 17/12/1903, os irmãos Wright efetuaram aquele que seria considerado, por alguns, como o primeiro vôo de um aparelho voador controlado. O Flyer ganhou altitude após o fim dos trilhos, alcançando uma altura máxima de 37 metros e velocidade média de 48 km/h, com tempo de vôo de 12 segundos .



No dia 23/10/1906 voou o 14 Bis de Santos Dumont, por 70 metros a uma altitude de 3 metros. Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

6

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)

IRMÃOS WRIGHT X SANTOS DUMONT

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

7

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)

A polêmica Irmãos Wright X SANTOS DUMONT



O reconhecimento de Santos-Dumont como inventor do avião é polêmico. Muitos afirmam que quem realizou o primeiro vôo com uma aeronave mais pesada que o ar foram os irmãos Wright, 34 meses antes de Santos-Dumont e seu 14 Bis.



Entretanto, muitos dizem que Dumont criou o primeiro avião aplicável, e é em torno da aplicabilidade que gira a polêmica.



O Flyer, a aeronave de asas fixas desenvolvida pelos irmãos Wright, voou mais alto, mais rápido, mais longe, por mais tempo e com maior controle que o 14 Bis, mas só conseguia decolar com a ajuda de dispositivos de lançamento (uma catapulta). Já o 14 Bis podia levantar vôo por si só, a partir de uma superfície plana e achatada.



Foi justamente essa característica de independência na decolagem e no pouso que levou a Federação Aeronáutica Internacional a considerar o 14 Bis como o primeiro avião aplicável. Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

8

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)



Em 25/07/1909, Louis Blériot realizou o primeiro voo internacional da história: partindo de Les Barraques na França, percorreu 35 quilômetros em 37 minutos, chegando a Dover na Inglaterra. O imperador Guilherme II da Alemanha fez uma declaração sobre este acontecimento que se tornou famosa na época: "A Inglaterra não é mais uma ilha".



Na Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) a tecnologia dos aviões avançou bastante. No começo da guerra, aviões ainda carregavam apenas o piloto, mas logo muitos deles tornaramse capazes de carregar um passageiro extra. Engenheiros criaram motores mais poderosos, e criaram aeronaves cuja aerodinâmica era sensivelmente melhor do que as aeronaves pré-guerra. Para efeito de comparação, no começo da guerra, os aviões não passavam de 110 km/h. No final da guerra, muitos já alcançavam 230 km/h.

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

9

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)

Sopwith Camel e Triplano Fokker Dr.I (1918- FWW) Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

10

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)



Em 1929, a tecnologia dos dirigíveis havia avançado a tal ponto que um Zeppelin deu a primeira viagem em torno do mundo, nos meses de outubro e dezembro. A esta altura, os dirigíveis eram usados por numerosas linhas aéreas na Europa. Rotas transatlânticas foram iniciadas ainda no mesmo ano, e rapidamente expandiram-se.



. Em 1937 a era do dirigível acabou quando o Zeppelin Hindenburg sofreu um terrível acidente em Nova Jersei (EUA), com 97 pessoas a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha. Durante as manobras de pouso, um incêndio tomou conta da aeronave e o saldo foi de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um técnico em solo, no total de 36 pessoas.



Na década de 30, muitas linhas aéreas passaram a operar em lagos e rios calmos, usando hidroplanos. Tais hidroplanos eram usadas principalmente para voos transoceânicos. Um dos maiores hidroplanos da época era o Dornier DO X , que voou pela primeira vez em 1929, mas não se tornou popular. Um dos últimos, e também um dos mais populares hidroplanos, foi o Boeing 314 Clipper, capaz de carregar 74 passageiros. Em 1938, Clippers fizeram seus primeiros voos comerciais sobre o Oceano Atlântico.



Na década de 40, o desenvolvimento de aviões cada vez mais poderosos, e de aeroportos com pistas longas o suficiente, causou o fim dos hidroplanos nas linhas aéreas. Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

11

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Introdução (cont.) Dornier DO X (1929)

Graf Zeppelin de 1930 (236,6m X 30m)

Boeing 314 Clipper (1938) Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

12

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)



Em 1936 o Douglas DC-3 realizou seu 1º vôo, tinha capacidade para 21 passageiros, e velocidade de cruzeiro de 320 km/h e já possuía piloto automático. Tornou-se rapidamente o avião comercial mais usado na época e é considerado o uma das aeronaves mais importantes já produzidas (acima de 10.000 unidades, até 1950).



A turbina a jato começou a ser desenvolvida na Inglaterra e na Alemanha na década de 30. O britânico Frank Whittle patenteou um desenho de uma turbina a jato em 1932 e desenvolveu uma turbina que podia ser usada para fins práticos no final da década. Já o alemão Hans von Ohain patenteou sua versão da turbina a jato em 1936 e começou a desenvolver uma máquina semelhante. Nenhum sabia do trabalho desenvolvido pelo outro, e por isto, ambos são creditados com a invenção.



À medida que os aviões passavam a voar cada vez mais alto, pilotos, tripulantes e passageiros tinham cada vez mais dificuldades em respirar. Especialistas, para resolver este problema, criaram a cabine pressurizada na década de 40.



Os anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram caracterizados por um drástico crescimento na produção de aviões e pelo rápido desenvolvimento da tecnologia envolvida com aviação. Foram desenvolvidos os primeiros bombardeiros de longa distância, o primeiro avião a jato de uso prático e o primeiro caça a jato. Caças, no começo da segunda guerra mundial, tinham velocidade máxima de até 480 km/h e podiam voar até um teto (máximo) de 9.000 m de altitude. No final da guerra, caças já estavam voando a 640 km/h, com muitos tendo tetos de 12.000 m.

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

13

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)

Douglas DC-3 (1936)

Turbina de Frank Whittle (1937)

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

14

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)



Os caças aliados mais famosos eram os Spitfires ingleses e os P-51 Mustangs americanos que combatiam os alemães Messerschmitt Bf 109 e os japoneses Mitsubishi A6M Zero.



Em 1944, o Messerschmitt Me 262 foi o primeiro caça a jato a operar na Segunda Guerra Mundial, com velocidade máxima de 900 km/h. Posteriormente, entrou em operação o caça a jato inglês, Gloster Meteor, não tendo existido nenhum confronto entre eles.



Após o fim da Segunda Guerra Mundial, na década de 50, a aviação comercial passou a se desenvolver em um ramo à parte da aviação militar. Empresas produtoras de aviões passaram a criar aviões especialmente destinados a aviação civil, e linhas aéreas pararam de usar aviões militares modificados para o transporte de passageiros. Necessitava-se de motores potentes, mas econômicos para as rotas transoceânicas, mas o jatos da época tinham consumo elevado necessitando de escalas para reabastecer. Assim, surgiram os motores turbo-alimentados (3.500 Hp)



Tais motores começaram a ser usados nos Douglas DC-7, Lockheed Super Constellation e Boeing 377, que foi o primeiro avião de dois andares da história da aviação. Cada uma destas aeronaves podia carregar cerca de 100 passageiros, entre Nova Iorque e Paris, sem escalas, a uma velocidade de cruzeiro de 500 km/h.



O americano Charles Yeager tornou-se a primeira pessoa a ultrapassar a velocidade do som, em14/10/1947, voando com o Bell X-1. Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

15

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)

Supermarine Spitfire (1938)

P-51 Mustang (1941)

Messerschmitt Bf 109 (1936)

Mitsubishi A6M Zero (1940)

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

16

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.) Messerschmitt Me 262 (1944)

Gloster Meteor (1944)

Lockheed Super Constellation(1943)

Boeing 377 Stratocruiser (1947)

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

17

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)



Em 1952, coube aos ingleses a produção do primeiro avião a jato comercial da história da aviação, o De Havilland Comet. Os Comet voavam a aproximadamente 850 km/h, sua cabine era pressurizada e relativamente silenciosa. Alguns acidentes atrapalharam seu sucesso comercial, como o problema das janelas, depois modificadas..



A Boeing lançou o 707 em 1958, o primeiro avião a jato de passageiros de sucesso, sendo produzidos 1.010 unidades.



Em 1964, foi iniciada a produção do Boeing 737, é o avião comercial mais vendido e bem-sucedido da história da aviação. Um total de cinco mil Boeing 737 foram produzidos, e a aeronave ainda está em produção.



Lançado em 1968, o Boeing 747 foi o maior avião comercial do mundo até 2005, quando o Airbus A-380 fez seu primeiro voo.



Em 1962 o X-15 tornou-se o primeiro avião a chegar à termosfera ( 96 Km), pilotado pelo americano Robert White O X-15 foi a primeira aeronave hipersônica e, em 1967 bateu o recorde mundial de velocidade absoluta para aviões com asas, 7.274Km/h (Mach 6,85).

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

18

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)

Bell X-1 (1947)

North American X-15

Boeing 707 (1958)

De Havilland Comet (1952) North American X-15 (1959) Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

19

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)



No fim da década de 60 foram criados os primeiros aviões supersônicos para uso civil, sendo o primeiro o soviético Tupolev Tu-144 que fez seu primeiro voo em 31/12/1968.



O Concorde, franco-britânico, fez seu primeiro voo dois meses depois e entrou em operação em 21/01/1976. O Tu-144 iniciou a operar em 1977, mas por causa de problemas operacionais parou de ser usado no ano seguinte. O Concorde, por causa de altos custos operacionais, parou de ser usado em vôos comerciais em 24/10/2003.



Em 1994, o Boeing 777 fez seu primeiro voo. Foi o primeiro avião a ser totalmente desenhado e planejado com computadores e é o maior avião bijato do mundo. O Boeing 777 e o quadrijato Airbus A340 são atualmente os aviões de maior alcance operacional do mundo, podendo percorrer mais de 16 mil quilômetros em um único vôo.



Em 2005 o Airbus A380 fez seu primeiro voo, sendo atualmente o maior avião comercial de passageiros do mundo. O avião militar russo Antonov An-225 , é o maior avião do mundo desde o seu primeiro voo, realizado em 21/12/1988.



Em março de 2015, o avião Solar Impulse Si-2 iniciou uma volta ao mundo sem utilizar combustível, apenas com energia solar. Do Japão ao Havaí (3/07/15), gastou 4 dias e 22 horas, à velocidade média de 61 Km/h. Fonte: História da aviação (pt.wikipedia.org/wiki/História_da_aviação) Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

20

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)

Tupolev Tu-144 (1968)

Concorde (1967) Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

21

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)

Boeing 747 (1968)

Airbus A380 (2005) Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

22

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

Boeing 777 (1994) TURBOFAN => Maior Motor a Reação do Mundo: Motor GE90-115B: 5,4m largura, 3,5m comprimento, 8,2 Ton peso e 550KN de empuxo. Equipa o Boeing 777 (450 pax e MTOW de 350 Ton)

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

23

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.1- Histórico (cont.)

Solar Impulse Si-2 (Si-1:2009; Si-2: 2014)

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

24

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.2- Indústria aeronáutica no Brasil



Pouco menos do que quatro anos decorreram, desde o primeiro vôo de Santos Dumont com o 14Bis na França até a construção do primeiro avião inteiramente nacional por Dimitri Lavaud, o monoplano São Paulo, que realizou o seu primeiro vôo em janeiro de 1910.



O capitão Guedes Muniz Muniz projetou o biplano de instrução M-7, que viria a se tornar a primeira aeronave fabricada em série no país. Em 1935, iniciouse a construção de dois protótipos do M-7 no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.



Em junho de 1939, foram inauguradas as instalações da Fábrica do Galeão, que passaram ao controle da Aeronáutica, logo após a criação desta arma, em 1941. Em parceria com a fábrica alemã Focke-Wulf, foram produzidos várias aeronaves sob licença, sendo que em 1962 terminou a fabricação seriada do T-22 e com ela encerravam-se as atividades da própria FGAL. Em 1965, ela se transformou em parque de manutenção da Aeronáutica.



A Companhia Aeronáutica Paulista (CAP) foi criada em 1942, em Santo André/SP, por iniciativa Francisco Matarazzo Pignatari e seu principal avião foi o CAP-4 Paulistinha, sendo produzidas 777 unidades (1943-1948).

Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

25

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.2- Indústria aeronáutica no Brasil (cont.)

São Paulo (1910)

Muniz M-7 (1935)

Paulistinha CAP-4 (1943)

Neiva B Monitor (1945) Aerodinâmica, peso e balanceamento / Professor: Guilherme Lima

26

UNATEC – MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.2- Indústria aeronáutica no Brasil (cont.)



Em 1946 iniciou-se a produçao dos 81 aviões North American T-6, na Fábrica de Lagoa Santa/MG criada 10 anos antes, no governo Vargas.



Em 1954 é fundada a Sociedade Constr...


Similar Free PDFs