Apostila Libras Graduação PDF

Title Apostila Libras Graduação
Author Weber Mesquita
Course LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Institution Universidade de São Paulo
Pages 59
File Size 6.4 MB
File Type PDF
Total Downloads 49
Total Views 157

Summary

apostila de libras...


Description

Língua Brasileira de Sinais

s Somos seres humanos e possuímos uma língua, que é a maneira como manifestamos a nossa capacidade humana, a linguagem, o que comprova a perfeição da natureza humana. As Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação, são Línguas com estruturas gramaticais próprias. A aprendizagem desta língua busca quebrar as barreiras de comunicação, romper com (pré) conceitos e descobrir um mundo imaginado por nós ouvintes, sendo somente silêncio, portanto, qualquer pessoa convencida que todos somos seres únicos e com direitos iguais e que esteja com disposição a aprender e nunca mais esquecer o que é a comunicação com mãos, com o corpo e com expressão. A Língua Brasileira de Sinais é uma língua que tem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos, é uma luta de muitos anos que caracteriza o povo surdo como um povo com cultura e língua própria que sofre a opressão da sociedade majoritária impondo um padrão de cidadão sem levar em conta as especificidades de cada um destes cidadãos. Sendo assim, através de anos de luta o povo surdo conquistou o direito de usar uma língua que possibilitasse não só a comunicação, mas também sua efetiva participação na sociedade. E se entendemos que a valorização da diversidade deve ser um eixo central da relação humana, isso se aplica não apenas às pessoas surdas, mas também aos ouvintes e a todos que interagem na sociedade.

2

s

“COMO SE COMUNICAR COM A PESSOA SURDA”

3

s ALFABETO MANUAL

NÚMERO

4

s EXERCÍCIOS

Transcreva para o Português

Quem é quem?

e

(

) CATALAO

a) PROFESSORA

(

) BLOCO

c

b) DIA

(

b

) LANCHONETE

(

g

) DIA

c) NOITE d) ALUNO

(

a

) XEROX

(

f

) ALUNO

e) UNVIVERSIDADE f) UFG 5

s

(

h

) UNIVERSIDADE

(

j

) NOITE

(

d

) UFG

(

i

) PROFESSORA

g) BLOCO h) LANCHONETE i) XEROX j) CATALÃO

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

6

s

F D G A E B C

44

81

96

34 106

58

78

78

22

77 17

36

70

83

58

67

81

103

7

s O QUE É LIBRAS? A LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, tem sua origem na Língua de Sinais Francesa, ao contrário do que muitos imaginam as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas gramaticais próprias. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: ➢ o fonológico (das unidades que constituem uma língua), ➢ o morfológico (da formação de palavras), ➢ o sintático (da estrutura); ➢ o semântico (do significado), e ➢ o pragmático (envolvendo o contexto conversacional). O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas é denominado sinais nas línguas de sinais. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.

8

s Quais são os termos corretos? Linguagem de sinais? /Linguagem Brasileira de Sinais? /Língua de sinais? / Língua dos sinais? Língua Brasileira de Sinais? /Língua de Sinais Brasileira?/ Libras?/ LIBRAS? / LSB? A língua de sinais, para início de conversa, é uma língua e não uma linguagem. Por isso, não devemos utilizar os termos “linguagem de sinais” e sim “Língua Brasileira de Sinais”. Língua define um povo, como o povo brasileiro. Linguagem pode ter vários sentidos: linguagem visual, dos animais, corporal, musical, etc... Língua de Sinais: é a língua utilizada pelas comunidades surdas, a língua de sinais apresenta as propriedades especificas das línguas naturais, sendo, portanto, reconhecida pela lingüística. A língua de sinais é visual-espacial e baseia-se nas experiências visuais das pessoas surdas. Língua de Sinais Brasileira: é a língua utilizada pelas comunidades surdas brasileiras. Libras: é uma das siglas para referir a língua de sinais brasileira (Língua Brasileira de Sinais). LSB: é outra sigla para referir-se à língua de sinais brasileira (Língua de Sinais Brasileira). Esta sigla segue os padrões internacionais de denominação das línguas de sinais. SISTEMA DE TRANSCRIÇÃO EM LIBRAS Agora veremos uma combinação que foi feita por uma autora do material usado pelo MEC como Curso Básico de Libras em Contexto, lingüista Tanya Amara Felipe. As línguas de sinais têm características próprias e por isso vem sendo utilizado mais por vídeo para a sua reprodução à distância. Existem sistemas de convenções para escrevê-las, mas como geralmente eles exigem um período de estudo para serem aprendidos, neste guia, utilizaremos um sistema de notação em palavras, igual ao da Libras em Contexto. Este sistema, que vem sendo adotado por pesquisadores de línguas de sinais em outros países e aqui no Brasil, tem este nome porque as palavras de uma língua oral-auditiva são utilizadas para representar aproximadamente os sinais. Assim, a Libras será representada a partir das seguintes convenções: * DATILOLOGIA: É o alfabeto manual, usada para expressar nome de pessoas, localidades e outras palavras que não possuem um sinal. EX.: J-O-Ã-O, A-N-E-S-T-E-S-I-A, etc... * Os sinais da LIBRAS, para efeito de simplificação, serão representados por itens lexicais da Língua Portuguesa (LP) em letras maiúsculas. 9

s EX.: CASA

ESTUDAR

CRIANÇA

* Um sinal que tem duas ou mais palavras, será representado por palavras correspondentes separadas por hífen: EX.: CORTAR-COM-FACA (Cortar)

QUERER-NÃO (Não querer)

* Os verbos: serão apresentados no infinitivo. Todas as concordâncias são feitas no espaço. EX.: EU QUERER CURSO

EU IR ESCOLA

* O sinal soletrado, ou seja, uma palavra do Português que, por empréstimo, passou a pertencer a Libras por ser expressa pelo alfabeto manual, com uma incorporação de movimento, está representada por parte da soletração: EX.: N-U-N = nunca

M-Ç-O= março

* As frases obedecerão à estrutura da LIBRAS e não do Português. EX.: VOCE GOSTAR CURSO? (Você gosta do curso?) CRIANÇA AMAR CACHORRO (Criança ama cachorro) * Na Libras não desinências para gênero (masculino e feminino). O sinal, representado por palavra da língua portuguesa que possui marcas de gênero, está terminado com o símbolo @para reforçar a idéia de ausência e não haver confusão. Ex.: EL@ (ela, ele), AMIG@S (amigos ou amigas), MUIT@, TOD@, FRI@, etc...

10

s Aprendendo Libras 1-Oi.Tudo bom? 2- Como é seu nome? 3-Meu nome é______ 4- Bom dia. 5-Boa tarde. 6-Boa noite. 7-Entender 8-Conhecer 9-Não Saber. 10-Por favor 11-Desculpa. 12-Obrigad@! 13-Devagar. 14-Calma.

15-Rápido 16-Aprender. 17-Algumas. 18-Querer Aprender. 19-Ajudar. 20-Comunicar. 21-Sou surdo. 22-Sou ouvinte. 23-Falar. 24-Língua de Sinais (Libras) 25-Língua Portuguesa. 26-Repetir. 27-Ensinar. 28-Palavra.

Frases Língua Portuguesa 1-Oi!Bom dia. Tudo bem? 2-Meu nome é _____________e o seu? 3-Não entendi, repete por favor?. 4-Você é surda ou ouvinte? 5-Sou ouvinte, mas quero me comunicar com o surdo. 6-Calma. Eu não conheço a Língua de sinais. 7-Digita seu nome devagar, senão eu não entendo. 8-Desculpe. Você quer aprender a Libras? 9- Eu te ensino. 10-Obrigada pela ajuda. 11- Você entende português? 12- Eu compreendo algumas palavras. Língua Brasileira de Sinais – Libras 1-Oi! Bom dia! Bom? 2-Meu nome _________. Você nome? 3-Não entendi pr favor repete. 4-Você surd@ ouvinte qual? 5-Eu ouvinte quer comunicar surdo. 6-Calma. Não conhecer Libras. 7-Não enteder nada. Digita devagar. 8- Desculpa. Você aprender Libras quer? 9-Eu (te) ensinar. 10- Ajuda obrigad@ (você pra mim). 11-Português você entender? 12- Algumas palavras conhecer.

11

s VOCABULÁRIO

12

s

Fazer uma frase utilizando o vocabulário trabalhado e apresentar ao grupo. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

13

s Comunicando em Libras

➢ Língua Brasileira de Sinais – Libras 1-Hoje dia?_______________. 2-Ontem dia?_____________. 3- Amanhã dia?____________. 4-Dias semana:____________________. 5- Ano quantos meses tem? Doze. 6- Amanhã noite eu vou trabalhar? 7-Vamos sempre igreja domingo. 8-Semana passada doente não poder vir. 9- Amanhã terça-feira “vamos” escola. 10- Quarta-feira tarde reunir vamos. 11- Sábado todo (sempre) jogar futebol. 12- Semana próxima cinema vamos. 13- Ano próximo (futuro) nós comprar uma casa nov@.

14

s VOCABULÁRIO

15

s

16

s

Diálogo 1

Oi ! Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Tudo bem? Tenha um bom dia! Eu vejo você amanhã! Foi um prazer conhecer você! Para mim também! Desculpe! Até amanhã! Até próxima aula! Até quinta-feira! Por favor! DIÁLOGO 2 MARIA: Oi, Bom dia! RODOLFO: Oi, Bom dia! Tudo bem? MARIA: Tudo bem sim. E você? RODOLFO: Tudo bem. Meu nome é Rodolfo. E você? MARIA: Meu nome é Maria. RODOLFO: Um prazer conhecer você. MARIA: Um prazer conhecer você também. RODOLFO: Desculpe-me, qual é o seu ultimo nome? Moreira? MARIA: Não, P-E-R-R-E-I-R-A. Você pode repetir seu nome devagar? RODOLFO: R-O-D-O-L-F-O.

17

s PRONOMES PESSOAIS Na Língua Brasileira de Sinais também há uma forma de representar pessoas no discurso, ou seja, um sistema pronominal, para tanto se usa as seguintes configurações de mão. Singular – Todas as representações têm a mesma configuração, mudando somente a orientação.

1ª Pessoa

SINGULAR 2ª Pessoa

3ª Pessoa

Eu

Você

El@

Plural – A configuração muda conforme o número de participantes, mudando também a orientação conforme a pessoa do discurso.

 Note que a direção da mão e do olhar é determinante na significação do sinal. LIBRAS

PORTUGUÊS

➢ EU

➢ 1ª pessoa de Singular: EU

➢ VOCÊ

➢ 2ª pessoa de Singular: TU / VOCÊ

➢ EL@

➢ 3ª pessoa de Singular: ELE / ELA

➢ NÓS

➢ 1ª pessoa de Plural: NÓS

➢ VOCÊS

➢ 2ª pessoa de Plural: VÓS / VOCÊS

➢ EL@S

➢ 3ª pessoa de Plural: ELES / ELAS

OBS: @ = Gênero Masculino e Feminino

18

s

PRONOMES POSSESSIVOS Os pronomes possessivos em Libras estão relacionados às pessoas do discurso e aos objetos de posse, também não possuem marca de gênero. Mais uma vez a direção do olhar e da mão são importantíssimos.

Os Parâmetros de Libras ➢ OS CINCO PARÂMETROS: •

Configuração das Mãos



Pontos de Articulação



Orientação



Movimento



Expressão Facial e/ou corporal

Sinais Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros. Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros: - Configuração das Mãos: São formas das mãos, que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros), ou pelas duas mãos do emissor ou sinalizador. Os sinais APRENDER, LARANJA e ADORAR têm a mesma configuração de mão.

19

s

Configuração das Mãos (CM): ______________ Pontos de Articulação (PA): ______________ Movimento (M): __________________ Veja a tabela de Configurações de Mãos:

20

s - Ponto de Articulação: É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal (à frente do emissor). Os sinais TRABALHAR, BRINCAR, CONSERTAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER, APRENDER e PENSAR são feitos na testa.

- Movimento: Os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais citados acima têm movimento, com exceção de PENSAR que, como os sinais AJOELHAR, EM-PÉ, não tem movimento.

- Orientação: Os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar idéia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal, como os sinais QUERER e QUERER-NÃO; IR e VIR.

21

s

- Expressão facial e/ou corporal: Muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, em sua configuração tem como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais ALEGRE e TRISTE. Há sinais feitos somente com a bochecha como LADRÃO, ATO-SEXUAL.

Fonte: LIBRAS em contexto (FENEIS)

22

s Conhecendo mais palavras em Libras

➢ Língua Brasileira de Sinais – Libras 1-Papai mamãe ir cinema. 2-Vovó ir cidade. 3-Meu primo viajar. 4-Ontem sogro minha irmã morreu. 5-Cunhado meu amigo. 6- Meu irmão nome Rogério. 7-Meu sobrinhos brincar muito escola. 8-Hoje empregada não trabalhar. 9-Amigo minha tia doente. 10-Professora Carla vizinha trabalhar televisão. 11-Como você vir? Carro, ônibus, avião? 12-Caminhão vir quando? Próximo mês. 23

s FAMÍLIA

24

s

25

s

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 26

s VOCABULÁRIO

27

s

28

s

29

s

PROFISSÕES

30

s

31

s

Construa um diálogo utilizando família e profissões depois pratique com um colega _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

32

s

33

s

34

s EXERCÍCIOS 1) Que cor de roupa você gosta? R:____________________ 2) Qual a cor do seu cabelo? R:_____________________ 3) Qual a cor dos seus olhos? R:____________________ 5) Qual estação do ano você mais gosta? R:_____________ 6) Você gosta de frio? R:___________ 7) Qual mês é a primavera? R:_________________

35

s Comunicando com Surdos

36

s VOCABULÁRIO

37

s

38

s TIPOS DE NÚMEROS: Cardinais, Quantidades e Valores

➢ NÚMEROS CARDINAIS

Ex.: n° do ônibus, da casa, da sala de aula, do apartamento, do telefone, etc... EX.: n° do placa de carro, do tamanho de sapato, do número de celular, etc...

➢ NÚMEROS ORDINAIS

Ex.: 1º (primeiro), 2º (segundo), 3º (terceiro), 4º (quarto), 5º (quinto), 6º (sexto), 7º (sétimo), 8º(oitavo), 9º(nono),10º (décimo),20º(vigésimo), 30º (trigésimo), 50º (qüinquagésimo), 100º (centésimo) Ex.: Número de fila, número de andar, número de corrida, número de chamada, número de colocação/lugar

39

s NÚMEROS PARA QUANTIDADES

NÚMEROS: VALORES

Um centavo

cinco centavos

dez

40

vinte e cinco

cinqüenta

s

Por exemplo: R$ 0,25 CENTAVOS

R$ 150

R$ 0,50 CENTAVOS

R$ 2.000

R$ 1

R$ 36.530

R$ 2

R$ 500.000

R$ 4,55

R$ 1.000.000

R$ 27,89

R$ 5.000.000.000

Em Libras para se representar os valores monetários de um até nove reais, usa-se o sinal do numeral correspondente ao valor, incorporando a este o sinal VÍRGULA.

...


Similar Free PDFs