Artigo - Blick Leitor de livros digitais em Braille PDF

Title Artigo - Blick Leitor de livros digitais em Braille
Course Trabalho De Conclusão De Curso Ii
Institution Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pages 7
File Size 289 KB
File Type PDF
Total Downloads 37
Total Views 153

Summary

Artigo sobre o trabalho de conclusão de curso...


Description

Blick: Leitor de livros digitais em Braille Juscelino Junior de Oliveira1 Resumo A inclusão social de deficientes visuais é um desafio para a sociedade atual. Soluções que utilizam o sistema Braille existem, mas elas não são acessíveis a todos devido ao custo elevado. Para disponibilizar uma solução acessível a todos, foi criado o Blick: um dispositivo eletromecânico, de baixo custo, que exibe palavras em Braille. Ele é composto por uma superfície com furos e pinos que formam as palavras, as quais são armazenadas na memória do próprio dispositivo. O Blick utiliza o mesmo mecanismo presente em canetas click, o que simplifica o projeto e diminui o custo. O usuário pode ler o conteúdo passando a mão sobre a superfície e sentindo os pinos que estarão expostos. Ao terminar a leitura, basta pressionar um botão e novas palavras serão exibidas no lugar das antigas, dando continuidade à leitura. A utilização do Blick é simples e independente, não necessitando estar conectado a um computador para ser utilizado. Ele tem como objetivo auxiliar as pessoas com deficiência visual com a leitura e o aprendizado do Braille. O dispositivo possui um modo de operação que utiliza um teclado para inserção das letras, além de um display que permite que outra pessoa sem conhecimento da linguagem acompanhe a leitura. Novos textos, e até mesmo livros completos, podem ser gravados na memória do dispositivo. Palavras-chave: Blick. Braille. Acessibilidade. Tecnologia assistiva. Inclusão de deficientes visuais.

1 INTRODUÇÃO O Brasil possui cerca de 6,5 milhões deficientes visuais, dos quais aproximadamente 580 mil são cegos. Dispositivos em Braille já vem sendo desenvolvidos há muito tempo. Porém, mesmo com um longo tempo de desenvolvimento, ainda não foi criado um dispositivo vendido a um preço acessível. 1

Engenheiro de Controle e Automação. E-mail: [email protected]

Os produtos mais comuns disponíveis no mercado são fabricados no exterior, e o custo de importação faz com que eles cheguem ao mercado brasileiro a um preço elevado. Eles trabalham em conjunto com um computador e um software que faz a leitura da tela e transcreve em Braille. É a famosa linha Braille. Um dos fabricantes é a empresa americana Freedom Scientific. Ela desenvolve vários produtos voltados para o mercado de acessibilidade, e possui uma linha de dispositivos em Braille com preços a partir de 1295 dólares, com 14 células, de acordo com o site da própria empresa, no dia 05 de Novembro de 2016. Um produto está sendo desenvolvido por uma Startup austríaca: BLITAB. Com o mesmo nome da empresa, o produto é um tablet que utiliza uma tecnologia nova. A empresa ainda não fabrica o produto em grande escala e o preço girará em torno de 2500 euros, segundo informações do site Tecnoblog. Com base nesse cenário, foi desenvolvido um protótipo de um dispositivo, de baixo custo, capaz de representar letras em Braille, formando palavras e pequenas frases. O Blick é um leitor de livros digitais que exibe o conteúdo na linguagem Braille. O objetivo do Blick é substituir os atuais livros impressos, que são pesados, volumosos e de difícil acesso devido ao custo e baixa disponibilidade no mercado. A maioria dos livros em Braille é fabricada por encomenda. Com isso, o Blick seria um instrumento de leitura para os deficientes visuais, tanto no dia a dia, como durante o aprendizado da linguagem, em escolas e instituições, auxiliando e incentivando o desenvolvimento do sentido do tato e aprendizado do sistema Braille para alfabetização.

2 DESENVOLVIMENTO O Blick é um dispositivo constituído de uma superfície com vários furos por onde saem os pinos que formarão os caracteres em Braille. Esses pinos podem ficar retraídos ou expostos. Um conjunto de seis desses pinos pode representar uma letra, algarismo ou símbolo em Braille. Esse conjunto recebe o nome de célula. A Figura 1 mostra uma representação do protótipo do Blick desenvolvido e apresentado na 10ª Mostra Tecnológica do IPUC, na PUC Minas.

Figura 1 - Representação do protótipo do Blick Fonte: Autoria própria, 2016

O desenvolvimento do protótipo pode ser dividido em três partes: sistema mecânico, sistema de acionamento e sistema de controle. 2.1 Sistema mecânico O sistema mecânico é composto pelas células e pela estrutura do equipamento. Cada célula contém seis pinos, que podem estar expostos ou retraídos.

Um

mecanismo

interno

é

capaz

de

controlar

cada

pino

independentemente, realizando a função de retrair e expor os pinos. O mecanismo utilizado é o mesmo encontrado em canetas. É um mecanismo simples, de fácil operação e de baixo custo. Utiliza o principio de came. Um ponto forte é que o próprio mecanismo mantém o pino exposto, sem consumo de energia, e seu acionamento é feito aplicando uma força na forma de impulso na parte inferior da caneta. As peças utilizadas na construção do protótipo foram extraídas de canetas comuns, o que reduziu o custo de desenvolvimento. A Figura 2 mostra as peças utilizadas.

Figura 2 - Partes do mecanismo das células Fonte: Autoria própria, 2016

As células são construídas e montadas independentes uma das outras. Isso facilita a manutenção em caso de defeito, porque apenas a célula defeituosa precisará ser trocada. A Figura 3 mostra uma célula montada.

Figura 3 - Célula montada Fonte: Autoria própria, 2016

2.2 Sistema de acionamento Para que os pinos sejam atuados é preciso que uma força seja aplicada na parte inferior das células. Isso é feito pelo sistema de acionamento. O acionador é montado em uma plataforma que se desloca no interior do equipamento através de um eixo. Os atuadores são solenoides do tipo push.

2.3 Sistema de controle A placa de controle do protótipo contém um microcontrolador que é o responsável por armazenar as informações que serão exibidas e controlar todo o sistema, coletando informações dos sensores e enviando comandos para os atuadores. O sistema de controle utiliza um microcontrolador da família PIC 18F4550,

que

oferece

suporte

à

comunicação

USB

e

diversas

outras

funcionalidades.

3 CONCLUSÃO O protótipo do Blick se mostrou funcional e conta com três modos de operação: Modo Leitura, Modo Programação e Modo Teclado. No Modo Leitura, o dispositivo consegue exibir textos e palavras guardadas na memória do equipamento. Os botões fazem a comunicação com o usuário que consegue navegar pelo texto. Para enviar novos textos para a memória do dispositivo é utilizado o Modo Programação. No Modo Teclado, o Blick se comunica com um teclado tradicional, recebendo informações das teclas pressionadas e exibindo-as em formato Braille. Por se tratar de um protótipo, as dimensões e espaçamento dos pinos excede o tamanho convencional do sistema Braille. No entanto, o desenvolvimento de um modelo comercial, com produção industrial das peças adaptará o produto ao mercado, permitindo a leitura normalmente. A interação do equipamento com um teclado possibilita a utilização do Blick do processo de aprendizado da linguagem para crianças e adultos. O display permite o acompanhamento por alguém que não tenha conhecimento do Braille. A portabilidade e independência de um computador fornecem ao usuário a liberdade de transportá-lo e utilizá-lo em qualquer lugar. Sobre o custo do projeto, tendo em vista os produtos disponíveis no mercado, o Blick se mostra uma excelente opção para leitura e aprendizado. Atualmente, o projeto possui apenas um protótipo, mas a previsão é de que uma versão comercial do Blick chegue ao mercado até 2018, com valor estimado em torno de R$1.000,00. A Figura 4 mostra o protótipo do Blick durante apresentação na 10ª edição da Mostra Tecnológica do IPUC, na PUC Minas. O projeto conquistou o primeiro lugar na sua categoria.

Figura 4 – Protótipo do Blick na 10ª edição da Mostra Tecnológica do IPUC Fonte: Autoria própria, 2016

A Figura 5 mostra detalhe dos pinos expostos formando uma letra.

Figura 5 - Detalhe dos pinos expostos e retraídos Fonte: Autoria própria, 2016

ABSTRACT The social inclusion of blind people is a challenge for the actual society. There are solutions using the Braille system, but they aren’t accessible for everybody because their high cost. To provide a solution accessible to everybody, it was created the Blick: an electromechanical and low cost device that displays words in Braille. It has a surface with holes and pins that form the words, which are stored in the device’s memory. The Blick uses the same mechanism present in click pens, what makes the project simple and decreases the cost. The user can read the content running his hand over the surface and feeling the pins which will be exposed. After the user finishes reading, it is just necessary to press a button and new words will be displayed over the older ones, continuing the reading. Using the Blick is simple and it is independent, don’t being necessary to be connected to a computer to be used. It

has the objective of helping blind people with reading and Braille learning. The device has an operation mode that uses a keyboard as input of the words, besides a display that allows another person follows the reading, even don’t knowing the Braille language. New texts, and even full books, can be stored in the memory of the device. Keywords: Blick. Braille. Accessibility. Assistive technology. Inclusion of blind people.

REFERÊNCIAS FREEDOMSCIENTIFIC,

disponível

em:

. Acesso em: 05 nov. 2016. PORTAL

BRASIL,

disponível

em

:

. Acesso em: 05 nov. 2016. TECNOBLOG, disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2015....


Similar Free PDFs