Artigo Cenografia - Nota: 8,15 PDF

Title Artigo Cenografia - Nota: 8,15
Author Laura Thomas
Course Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo VI
Institution Universidade Federal de Santa Maria
Pages 6
File Size 338.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 79
Total Views 131

Summary

Artigo sobre a cenografia dos filmes de Harry Potter relacionando-a com arquitetura de interiores...


Description

1

Cenografia: a Arquitetura aliada ao Cinema

THOMAS, Laura Luiza Graduanda, Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UFSM

LOPES LIMBERGER, Lucienne Mestre, Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFSM RESUMO Esse artigo busca apresentar o trabalho envolvido na construção de cenários para a produção cinematográfica, bem como o processo criativo, as diretrizes e os aspectos levados em conta na concepção desses espaços efêmeros, e, assim, criar uma correlação da cenografia com a arquitetura, trazendo essa opção para o grande leque de áreas de atuação dos profissionais de arquitetura. Para isso, será usado como exemplo o trabalho de Stuart Craig, designer de produção responsável pela criação dos cenários dos filmes do Harry Potter, que foram adaptados da saga literária escrita por J.K. Rowling. Através desse artigo espera-se mostrar com clareza o processo criativo na construção de cenários, e dessa forma despertar maior interesse e reconhecimento para essa área tão pouco discutida no meio acadêmico. PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura, Cenografia, Cinema, Harry Potter.

1. INTRODUÇÃO Os estudantes de arquitetura já percebem na graduação que há um leque muito grande de opções para seguir no mercado de trabalho, desde desenhar objetos de design até projetar bairros inteiros. O que muitos não sabem é que o cinema também é uma possível área de atuação de profissionais da arquitetura. Este artigo tem por objetivo apresentar o trabalho e processo criativo envolvido na elaboração de cenários, relaciona ndo-os com a arquitetura. Para isso, serão usados como exemplos os cenários dos filmes do Harry Potter, projetados pelo designer de produção Stuart Craig, mas que poderia muito bem ter sido um arquiteto.

2. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS CENÁRIOS DE HARRY POTTER Há muito mais envolvido na produção de um filme do que as câmeras mostram. Desde a escolha do elenco até a edição de som e imagem, um filme depende de muitos detalhes para ser concretizado. Um elemento muito importante dentro da produção cinematográfica é a construção dos cenários, essencial para a criação e afirmação da identidade visual do filme. É possível afirmar que a

2

cenografia é a arquitetura presente no cinema. A elaboração dos cenários vai muito além de apenas decoração. É neles que os personagens interagem entre si, e consequentemente, com o próprio ambiente. A cenografia deve ser projetada afim de passar ao público uma atmosfera de acordo com as sensações que o filme pretende transmitir, seja ela de medo, tranquilidade, tristeza ou aventura. Os filmes do Harry Potter trazem muitos exemplos em que o ambiente conta a história dos personagens ali inseridos. A figura 1 mostra a cozinha da família Weasley: as decorações improvisadas e as cadeiras numerosas que não combinam entre si dizem ao espectador que ali vive uma família grande e simples. A iluminação traz a sensação do aconchego de uma manhã de domingo. É fácil imaginar uma família feliz tomando café da manhã. Figura 1: A Toca (casa da família Weasley)

Fonte: httpharrypotter.wikia.comwikiFileBurrowkitchen.JPG, 2017

Em contrapartida, a mansão da família Malfoy (figura 2) é carregada de uma atmosfera sombria com presença de cores escuras e baixa iluminação. O espaço amplo combinado com a decoração clássica e requintada mostra o poder e a riqueza da família. É possível presumir que ali moram os vilões da história.

3

Figura 2: Mansão da família Malfoy

Fonte: httpsfreeform.go.comharry-potternews11-reasons-we-secretly-wanted-to-join-voldemort-andthe-death-eaters, 2017

Projetar um cenário é fazer arquitetura. É preciso pensar em funcionalidade, fluxos, dimensões, escala e proporção. O espaço deve ser projetado de acordo com a ação dos personagens em cena e da interação desses com o ambiente, também levando em conta a posição dos equipamentos de luz, som e filmagem. Um ótimo exemplo do uso de proporção e escala é a solução que equipe de cenografia encontrou para filmar a cabana do gigante Hagrid (figura 3). Eles tiveram que criar dois cenários: um em escala reduzida, com objetos e móveis pequenos para parecer que o ator de Hagrid fosse maior, e outro em escala exagerada, onde tudo era grande, dando a impressão que os demais atores eram muito pequenos (figura 4). Tudo uma questão de perspectiva! Figura 3: Cenário usado para filmar a cabana de Hagrid

Fonte: httpleticianaholanda.blogspot.com.br201607estudios-harry-potter-londres.html, 2017

4

Figura 4: Atores pequenos em relação aos móveis do cenário

Fonte: httppt-br.harrypotter.wikia.comwikiArquivoO_Trio_Na_Cabana_De_Hagrid.jpg, 2017

Cenografia engloba projetos complexos, assim como um projeto de interiores ou até mesmo de uma edificação: pode exigir planta baixa, desenhos, croquis, esboços, detalhamentos e especificações, além de muita curiosidade e pesquisa. Stuart Craig fez inúmeros esboços para seus cenários, os quais se encontram no livro Harry Potter - A Magia do Cinema (figuras 5). O livro também mostra a maquete do Castelo de Hogwarts que foi usada para filmar o exterior da escola nos primeiros filmes (figura 6). A maquete foi confeccionada no primeiro filme por 86 artistas e foi digitalizada para a produção do último filme. Figura 5: Croquis de Stuart Craig

Fonte: http://www.canseidecad.com/2014/06/livro-harry-potter-magia-do-cinema.html, 2017

5

Figura 6: Maquetes usadas na produção dos filmes

Fonte: http://www.canseidecad.com/2014/06/livro-harry-potter-magia-do-cinema.html, 2017

Além disso tudo, é preciso ter certo conhecimento em história da arte da arquitetura para elaborar cenários fiéis ao seu contexto e época. Segundo os livros o castelo de Hogwarts foi construído há quase mil anos, quando o estilo Gótico começava a aparecer. Dessa forma, Stuart Craig e sua equipe se inspiraram em castelos e catedrais desse estilo para dar forma ao castelo de Hogwarts, trazendo elementos como a verticalidade, a riqueza de detalhes, e presença de gárgulas e estátuas. O trabalho de Craig foi tão importante para o marketing e a identidade visual do filme que os cenários podem ser visitados na exposição permanente Making of Harry Potter, no Warner Bros Studio Tour London, onde foram gravados os oito filmes da franquia. Esses cenários também inspiraram a construção do parque The Wizarding World of Harry Potter, em Orlando, o qual Stuart, juntamente com a equipe Universal Creative, ajudou a projetar, a pedidos da própria autora de Harry Potter, J.K. Rowling. Por fim, o mundo da cenografia é amplo por si só, o mercado engloba não apenas cinema, mas também teatro, eventos, festas, museus, shows, entre outros. É uma área que tem tudo a ver com a arquitetura pois muito dos seus fundamentos são os mesmos, e, mesmo não sendo muito discutida no meio acadêmico atualmente, merece ser reconhecida e prestigiada, além de ser levada em conta no leque de opções de carreira dos arquitetos.

6

3. REFERÊNCIAS ALF ARQUITETURA E DESIGN. A arquitetura de Hogwarts. Disponível em:

Acesso em 04 de dezembro de 2017 CANSEI DE CAD. Arquitetando em Hollywood! Disponível em: Acesso em: 04 de dezembro de 2017 CANSEI DE CAD. Livro: Harry Potter – A magia do cinema. Disponível em:

Acesso em: 04 de dezembro de 2017 HANEL, Marnie. From Sketch to Still: From Marbling Gringotts to Painting Diagon Alley, How Harry Potter’s Art Direction Earned Its Oscar Nod. Disponível em: Acesso em: 04 de dezembro de 2017 Isabela. 35 curiosidades mágicas sobre os bastidores de Harry Potter. Disponível em: Acesso em: 04 de dezembro de 2017 LINE ARQUITETURA. Cenografia: a arquitetura a serviço da criação de cenários. Disponível em: Acesso em: 04 de dezembro de 2017 PORTAL 44 ARQUITETURA. Arquitetura cenográfica: já pensou em trabalhar com ela? Disponível em: Acesso em: 04 de dezembro de 2017 PELLI, Ronaldo. G1 visitou estúdio onde foi filmada a saga 'Harry Potter'; saiba como é. Disponível em: Acesso em: 04 de dezembro de 2017 THE POTTERMORE CORRESPONDENT. The Fantastic Beasts interviews: legendary production designer Stuart Craig. Disponível em:

Acesso em: 04 de dezembro de 2017 VIAGEM EM PAUTA. Estúdio inglês permite visita aos cenários originais de Harry Potter. Disponível em: Acesso em: 04 de dezembro de 2017 WIKIPEDIA. Stuart Craig. Disponível em: Acesso em: 04 de dezembro de 2017...


Similar Free PDFs