Atividade Preparatória 30 Questões 2 - Topografia II e Cartografia (1) cmp PDF

Title Atividade Preparatória 30 Questões 2 - Topografia II e Cartografia (1) cmp
Author fernando afonso assis
Course Topografia II e Cartografia
Institution Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação
Pages 12
File Size 925.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 74
Total Views 148

Summary

Download Atividade Preparatória 30 Questões 2 - Topografia II e Cartografia (1) cmp PDF


Description

DISCIPLINA: Topografia II e Cartografia ATIVIDADE PREPARATORIA – 30 QUESTÕES

Questão 30 Em uma escavação, foram retirados 2.500 m3 de solo argiloso e 3.500 m3 de solo siltoso, ambos medidos no corte do solo, com índices de empolamento, respectivamente, iguais a 0,77 e 0,88. Durante o transporte, os valores em m³ transportados, respectivamente, de argila e silte serão: a) 2.345 e 3.143. b) 1.925 e 3.080. c) 4.950 e 4.950. d) 3.247 e 3.977. e) 8.698 e 1.547. Questão 31 A terraplenagem é composta por algumas etapas preliminares genéricas que, obviamente, podem ser desnecessárias conforme as características específicas do terreno encontrado. Sobre esses serviços preliminares considere: I. O desmatamento é a retirada da vegetação de grande porte. Feito com moto-serra ou, eventualmente, com processos mecânicos no caso de existência de poucas árvores. II. O destocamento é a retirada dos restos das árvores (tocos). É executado com utilização de fogo ou manualmente. III. A limpeza é o processo de retirada da vegetação rasteira. É executado somente com utilização de queimada do local. IV. A remoção da camada vegetal consiste na retirada da camada de solo que pode ser considerada um banco genético para utilização em aterros. Está correto o que se afirma em: a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e IV, apenas. Questão 32 Sobre os cálculos dos volumes acumulados nos processos de terraplenagem, é correto afirmar: a) Para que os volumes geométricos dos aterros possam ser compensados pelos volumes geométricos de corte, é necessário corrigir os volumes de aterro com o fator de redução de forma. b) Para que os volumes geométricos dos aterros possam ser compensados pelos volumes geométricos de corte, é necessário corrigir os volumes de corte com o fator de redução de forma. c) Para que os volumes geométricos dos cortes possam ser compensados pelos volumes geométricos de aterro, é necessário corrigir os volumes de aterro com o fator de empolação. d) Considerando o fator de redução de forma, volumes geométricos dos aterros correspondem sempre à metade da quantidade de terra dos volumes geométricos de corte. e) Considerando o fator de aumento de forma, volumes geométricos dos aterros correspondem sempre à mesma quantidade de terra dos volumes geométricos de corte.

Questão 33 A tabela a seguir mostra um transporte de brita para uma determinada obra. Sabendo que a distância média de transportes é de 2,5 km, assinale a opção que indica o valor de x.

a) O valor de x está entre 100 m3 e 1.000 m3. b) O valor de x é maior do que 3.000 m3. c) O valor de x é zero. d) O valor de x está entre 1.700 m3 e 3.000 m3. e) O valor de x é 500 m3. Questão 34 Para realizar um serviço de 100 m 3 de base em uma rodovia, foi necessário escavar 110 m 3 de material de jazida. Foram transportados 120 m3 pelos caminhões caçambas. Assim, conclui-se que: a) o fator de empolamento é de 1,2. b) o fator de contração é menor do que 0,9. c) o empolamento é maior do que 10%. d) o produto do fator de empolamento pelo fator de homogeneização é maior do que 1. e) o produto do fator de empolamento pelo fator de homogeneização é 0,5. Questão 35 Os solos, para que possam ser utilizados nos aterros das obras de terraplanagem, devem ter certas propriedades que melhoram o seu comportamento técnico. Para atingir este objetivo NÃO é recomendável a) reduzir as possíveis variações volumétricas causadas por ações externas. b) aumentar sua resistência de ruptura. c) aumentar seu coeficiente de permeabilidade. d) aumentar sua coesão. e) aumentar seu atrito interno. Questão 36 Para um serviço de movimentação de terra X em uma obra de terraplenagem de uma rodovia, foram observadas as seguintes informações:

De acordo com essas informações, é correto afirmar que: a) o momento de transporte para o serviço X é maior do que 80.000,00 m3 km. b) a distância média de transporte é menor do que 7,9 km. c) o momento de transporte para o serviço X é igual a 80.000,00 m3 km. d) não é possível determinar a distância média de transportes e) a distância média de transporte é maior que 8,0 km.

MÓDULO D (20%) – Cartografia Questão 37 A linguagem cartográfica é essencial à Geografia. Nesse âmbito, considere as afirmações a seguir. I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade. II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título. III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada. Considerando as três assertivas, pode-se afirmar corretamente que: a) apenas I é verdadeira. b) apenas II é verdadeira. c) apenas III é verdadeira. d) apenas II e III são verdadeiras. e) apenas I e III são verdadeiras. Questão 38 Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Entre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem: a) a localização de um fenômeno na superfície terrestre. b) a apresentação da superfície esférica no plano. c) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres. d) o nível de detalhes das informações representadas. e) a localização de um fenômeno do interior e das profundezas da Terra. Questão 39 Relacione os elementos do mapa às suas respectivas definições: (1) Título (2) Escala (3) Legenda

(4) Orientação (2) Relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa. (4) Indica a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um elemento que indica o norte. (1) Indica o tema que será retratado no mapa. (3) Representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta: a) 2,1,4,3 b) 2,4,1,3 c) 4,2,1,3 d) 2,3,4,1 e) 2,3,1,4 Questão 40 Assinale a alternativa incorreta a respeito da escala, um dos elementos de um mapa: a) Constitui a relação entre o espaço real e a representação no mapa. b) Aponta a quantidade de vezes que o espaço real foi reduzido para ser representado no mapa. c) A escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços. d) Quanto maior a área do terreno a ser representada, menor a redução necessária para que ele caiba em um espaço determinado. e) A escala numérica apresenta-se em números de uma divisão. Questão 41 Sobre a técnica de criação e projeção de mapas, assinale o que for incorreto: a) As projeções cartográficas são técnicas de representação do globo esférico da superfície terrestre em um plano, por isso, sempre haverá distorções. b) Mapas temáticos são mapas especializados em um determinado tema, como relevo, hipsometria, clima, dentre outros. c) Os símbolos cartográficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais. d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície. e) Os mapas temáticos podem ser mapas especializados em temas como áreas industriais.

Questão 42 Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto. a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul. b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul. c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes. d) O Brasil não é cortado por nenhuma das duas principais linhas imaginárias da Terra: o Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador. e) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, metade no hemisfério norte e metade no hemisfério sul. Questão 43 Observe um exemplo de produto cartográfico.

Fonte: (www.worldmapper.org) É correto afirmar que a técnica utilizada no cartograma tem como objetivo a) oferecer a percepção imediata da proporção do fenômeno e do lugar onde ele ocorre. b) valorizar a expressão subjetiva do cartógrafo ao romper com os diferentes tipos de projeções. c) proporcionar uma dificuldade analítica ao leitor acerca da orientação espacial dos dados. d) questionar o senso comum que diminui a importância dos países subdesenvolvidos nas representações cartográficas. e) questionar o senso comum que diminui a importância dos países desenvolvidos nas representações cartográficas. Questão 44 Distâncias e áreas na superfície terrestre podem ser facilmente representadas em dimensões reduzidas por meio de cartas e mapas. Considerando-se que um determinado retângulo possui as dimensões de 20 cm x 30 cm em um mapa na escala 1:100.000, pode-se afirmar que, na realidade, o mesmo retângulo possui, respectivamente dimensões e área de: a) 20 km e 30 km; e 60.000 ha. b) 20.000 m e 30.000 m; e 1.200 km². c) 200 km e 300 km; e 600 km². d) 40 km e 60 km; e 5.000 ha. e) 40.000 km e 60.000 km; e 5.000 ha. Questão 45 Parte constituinte dos fundamentos da cartografia, as coordenadas geográficas configuram: a) as linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na superfície do planeta. b) a relação entre o comprimento no mapa e a distância real. c) os procedimentos de manipulação de dados espacialmente referenciados. d) a convenção gráfica para explicitar os elementos representados em um mapa. e) a relação entre o comprimento e volume no mapa. Questão 46 “Na trigonometria plana (ou Euclidiana), a distância mais curta entre dois pontos é uma reta. Generalizando para geometrias não planas, a distância mais curta entre dois pontos é uma geodésia e, em geral, não é uma reta. No caso particular da geometria esférica, as geodésias são segmentos de grandes círculos.”

Fonte: LIMA NETO, G. B. Astronomia de Posição. In (http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/astroposicao.html).

Com base nas informações acima e nas possibilidades de representação do globo terrestre, indique a alternativa INCORRETA. a) Todas as possibilidades de projeção de uma esfera no plano (planisfério) irão deformar as dimensões reais da esfera. b) A geometria não plana representa a melhor opção para medirmos as distâncias reais. c) As medidas realizadas através das geodésias sempre indicarão distâncias maiores do que aquelas feitas sobre a representação no plano. d) A geometria plana representa a melhor opção para medirmos as distâncias reais, conforme indicado no mapa acima. e) No caso particular da geometria esférica, as geodésias são segmentos de grandes círculos.

Questão 47 Para a instalação da sede de uma empresa (que ocupará 1 km²) numa área de 100 km², é necessário fazer a cartografia de cada uma dessas áreas separadamente. Em relação às características das cartas a serem construídas, é correto afirmar: a) Deve-se usar a mesma escala para as duas cartas, já que as duas áreas estão localizadas em um mesmo lugar. b) Deve-se usar uma escala média para a representação da área total do terreno, e uma escala grande para a representação da sede. c) Deve-se utilizar a escala gráfica nas duas cartas, porque ela é mais precisa do que a escala numérica. d) Deve-se utilizar uma escala grande para as duas áreas, ou seja, uma escala variável entre 1:100.000 e 1:150.000. e) Deve-se utilizar uma escala grande para as duas áreas, ou seja, uma escala variável entre 1:10 e 1:15. Questão 48 Quadros A e B – Exemplos de representação de escalas cartográficas

Sobre a representação de escalas cartográficas, é correto afirmar: a) a escala de um mapa será sempre a ampliação da realidade para que se torne possível sua representação em uma escala gráfica ou numérica. b) o exemplo B, uma escala numérica, indica que quanto maior for o seu denominador, menor será a escala. c) o exemplo A está incompleto, pois não indica a quantidade de valores suficientes para a escala. d) o exemplo B está incompleto, pois não indica claramente a unidade de medida. e) o exemplo B está incompleto, pois não indica claramente a unidade de grandeza.

MÓDULO E (Peso 20%) – Projeções Cartográficas Questão 49 Observe a figura a seguir.

Fonte: (www.geografiaparatodos.com.br/index.prp?pag=cap_3_geoprocessamento_e_mapas) Os tipos de projeções cartográficas representados na figura são, respectivamente: a) azimutal, cilíndrica e cônica

b) azimutal, cônica e cilíndrica c) cilíndrica, cônica e azimutal d) cilíndrica, azimutal e cônica e) cilíndrica, cônica e cônica Questão 50 Sobre a projeção plana ou azimutal, assinale a alternativa correta. a) É uma projeção classificada como plano-polar quando tangencia médias latitudes. b) Essa projeção, comumente utilizada para navegação, guarda ângulos de azimutes e seus meridianos passam pelo centro da projeção, sendo representados como retas. c) É uma projeção classificada como plano-oblíqua quando tangente à linha do Equador d) Na referida projeção, a partir da seleção de um ponto de interesse, próximo do qual haverá as maiores distorções no mapa, o cartógrafo representa os demais locais de interesse. Com o distanciamento do ponto central, que tangencia a superfície de referência terrestre, as distorções são cada vez menores. e) Na referida projeção, a partir da seleção de um ponto de interesse, próximo do qual haverá as maiores distorções no mapa, o cartógrafo representa os demais locais de interesse. Com o distanciamento do ponto central, que envolve o interior terrestre, as distorções são cada vez menores. Questão 51 Observe o planisfério.

Fonte: (https://tinyurl.com/yb57zobr>)

As projeções cartográficas são produzidas a partir de figuras geométricas e possibilitam a representação da superfície esférica da Terra, ou de parte dela, em um plano (mapa). É importante ressaltar que todas as projeções causam algum tipo de distorção, seja na forma, área ou distância. O planisfério apresentado foi produzido a partir da projeção de Mercator, logo: a) projeção plana ou azimutal, que preserva as dimensões territoriais nas áreas equatoriais, distorcendo-as nas regiões tropicais. b) projeção cônica, que é ideal para representação de grandes áreas cujas distorções são menores na altura da linha do Equador. c) projeção cilíndrica conforme, que distorce as dimensões territoriais e preserva a forma dos continentes. d) projeção cilíndrica equatorial, que preserva as dimensões territoriais nas regiões polares, distorcendo-as próximo à linha do Equador. e) projeção cônica, que é ideal para representação de pequenas áreas com maiores distorções na altura da linha do Equador. Questão 52

Devido à impossibilidade de desenvolver uma superfície curva em outra plana equivalente, idealizaram-se procedimentos engenhosos usados na construção de mapas com a menor possibilidade de erros. Considerando-se as informações do texto, a representação gráfica, faz referência à: a) projeção cilíndrica. b) projeção estereográfica. c) projeção plana. d) projeção cônica. e) projeção azimutal. Questão 53 Representar um corpo esférico como a Terra, ou suas partes, tem sido um desafio há tempos. Para tanto, foram criados os chamados sistemas de projeção cartográfica. Com esses sistemas, tornou-se viável preservar algumas características do espaço representado, em detrimento de outras características julgadas menos importantes para o propósito cartográfico. Sobre projeções cartográficas, considere as seguintes afirmativas: 1. As projeções conformes não deformam os ângulos. 2. O Sistema UTM adota a projeção conforme de Gauss.

3. As projeções equivalentes distorcem as áreas. 4. As projeções eqüidistantes podem ser classificadas em meridianas, transversais e azimutais. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. Questão 54 Assinale a alternativa que contenha características da Projeção Cartográfica Universal Transversa de Mercator – UTM. a) Cônica, conforme e secante. b) Cônica, equivalente e secante. c) Cilíndrica, equivalente e tangente. d) Cilíndrica, conforme e secante. e) Cilíndrica, conforme e tangente.

Questão 55

Nas representações acima do território do Reino Unido, em três latitudes diferentes, foi utilizada a projeção cartográfica de:

a) Lambert b) Mercator c) Peters d) Robinson e) Robert Questão 56 Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

Mapa com a Projeção de Mercator É possível afirmar que, nesta projeção: a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas. b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador. c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais. d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações. e) os meridianos e paralelos não se cruzam. Questão 57 Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar: a) A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada. b) As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos polos. c) A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas. d) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional. e) As projeções cartográficas fornecem uma visão irreal do mundo. Questão 58 Caracteriza-se por ser um tipo de projeção que ordena os paralelos e os meridianos em um invólucro arredondado que é desenrolado e posto em uma superfície plana. Os mais famosos exemplos são as projeções de Mercator, de Peters e de Robinson. Nessa projeção, minimizam-se as

distorções nas regiões próximas ao Equador, que se elevam nas regiões mais próximas aos polos. Estamos falando da: a) Projeção Cônica b) Projeção Cilíndrica c) Projeção Azimutal d) Projeção Equatorial e) Projeção MPR Questão 59 Assinale a alternativa que não representa uma função das coordenadas geográficas: a) localizar os hemisférios de uma determinada área b) estabelecer noções relativas de distância c) empreender a proporção entre uma área territorial e sua representação cartográfica d) encontrar a exata posição de um determinado ponto no mapa e) são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de pontos na superfície terrestre. Questão 60 Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes negativas. O texto acima faz referência: a) à Linha do Equador b) ao Trópico de Câncer c) à Linha Internacional dos Fusos Horários d) ao Meridiano de Greenwich e) à Linha de Câncer...


Similar Free PDFs