Atividade problemas urbanos PDF

Title Atividade problemas urbanos
Author Thays Furlan
Course Geografia
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 2
File Size 136.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 15
Total Views 134

Summary

Atividade sobre problemas sociais e ambientais urbanos...


Description

Disciplina de Geografia Atividade: O meio urbano e seus problemas ambientais e sociais 1. “A relação intrínseca que existe entre os assentamentos urbanos e o seu suporte físico sempre provocou impactos, negativos ou positivos. As mudanças nos padrões produtivos e nas dinâmicas populacionais alteram a natureza desses impactos e, consequentemente, as condições socioambientais das aglomerações urbanas.” Assinale a alternativa que indica uma mudança nos padrões produtivos que contribuiu para a intensificação dos problemas ambientais urbanos: a) Desenvolvimento das sociedades agrícolas b) Revolução Industrial c) Intensificação da prática do turismo d) Flexibilização do trabalho e) Promoção de políticas assistencialistas 2. “A neblina que atingiu Manaus na madrugada desta sexta-feira (27) chamou a atenção dos manauenses. Motoristas tiveram dificuldade com a visibilidade de semáforos e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste, foi fechado por três horas e meia (…). Segundo o chefe de meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Amazonas, Veríssimo Farias, o nevoeiro na madrugada e no início da manhã é uma reação da inversão térmica. O fenômeno é considerado normal e está relacionado com a mudança de temperatura repentina e encontro de massas de ar com pressão atmosférica diferente”.

4. Fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade. O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados. b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos. c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios. d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades. e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre. 5. O que significa favelização? Quais são as suas principais causas? ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ 6. Analise a figura a seguir.

O fenômeno citado pelo texto é considerado um processo natural e só se torna um problema ambiental no espaço das cidades quando se associa: a) à poluição dor ar b) às ilhas de calor c) à impermeabilização dos solos d) ao efeito estufa e) à chuva ácida 3. Observe a imagem abaixo. Com base na charge e nos conhecimentos sobre exclusão social em grandes cidades, considere as afirmativas a seguir. I. A charge remete ao problema da exclusão social nas grandes cidades, cuja população afetada acaba fazendo das ruas seu local de moradia, expressão territorial das enormes desigualdades sociais dos países em desenvolvimento como o Brasil.

Na imagem acima, temos a caracterização: a) da inversão térmica b) da poluição do ar c) das ilhas de calor d) do acúmulo de resíduos tóxicos e) do efeito estufa

II. A charge mostra a estupefação dos moradores de rua da metrópole paulistana, que foram obrigados a fazer parte do cenário de comemoração dos 450 anos da cidade, a fim de demonstrarem o quanto os recentes governos municipais estiveram comprometidos com sua causa. III. A charge faz referência à tendência de redução do número dos “sem teto”, um problema característico

das regiões metropolitanas brasileiras, em função do processo de Globalização e da consequente formação de uma aldeia global. IV. A charge remete à segregação socioespacial nas grandes cidades e mostra que os moradores de rua têm poucos motivos para comemorar o aniversário das metrópoles onde moram, haja vista que sua sobrevivência tem sido constantemente ameaçada. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV. 7. Das alternativas abaixo, todas representam problemas vivenciados no espaço urbano, EXCETO: a) Ilhas de Calor. b) Inversão Térmica. c) Favelização. d) Segregação Espacial. e) Concentração Fundiária. 8. A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, dentre os quais, podemos destacar:

a) expansão das áreas periféricas. b) inchaço populacional e crescimento descontrolado. c) descentralização dos serviços da cidade. d) formação de favelas e habitações irregulares. e) deslocamento das indústrias para áreas rurais. 10. O efeito estufa é uma das principais preocupações ambientais da humanidade, uma vez que os seus efeitos causam prejuízos para a biodiversidade e para as atividades humanas. Esse fenômeno tem como uma de suas consequências o: a) aumento da temperatura terrestre. b) elevado nível de poluição. c) processo de formação de vulcões. d) desenvolvimento de tornados. e) crescimento dos índices de chuva. 11.Entende-se por Conurbação: a) A expansão vertical das cidades, ocasionando problemas ambientais referentes à circulação do ar (ilhas de calor); b) O encontro de duas ou mais cidades, formando grandes aglomerados urbanos intermunicipais; c) problemas gerados pela grande população sem moradia nas cidades; d) problemas urbanos referentes à ineficácia dos transportes públicos; e) processo de migração em massa de pessoas do campo para a cidade.

a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência. c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural. d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços. e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

12. os países industrializados, a migração campocidade tem como causa fundamental:

8. o Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:

a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência. c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural. d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços. e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto. b) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. c) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba. d) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. 9. A macrocefalia urbana é um problema vivenciado nas grandes cidades e metrópoles do Brasil e do mundo e refere-se à(ao):

a) carência de melhores condições sociais no campo. b) baixa produtividade agrícola. c) pressão demográfica no campo. d) dificuldade de aquisição de terras. e) liberação de mão-de-obra pela mecanização. 13. A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:...


Similar Free PDFs