Chave de partida compensadora do MIT PDF

Title Chave de partida compensadora do MIT
Course Acionamentos Industriais
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Pages 4
File Size 208.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 34
Total Views 138

Summary

No presente trabalho será realizada uma pesquisa referente ao princípio de funcionamento, aplicação, diagramas de força e comando de chave de partida compensadora do MIT e compensadora com reversão do MIT....


Description

Chave de partida compensadora do MIT No presente trabalho será realizada uma pesquisa referente ao princípio de funcionamento, aplicação, diagramas de força e comando de chave de partida compensadora do MIT e compensadora com reversão do MIT.

1. Característica A partida compensadora ou chave compensadora é utilizada em partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com rotor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é inadequada. A norma prevê a utilização desta chave para motores cuja potência seja maior ou igual a 15 CV. Esta chave reduz a corrente de arranque, evitando sobrecarregar a linha de alimentação, porém, deixando o motor com conjugado suficiente para a partida. Alimenta o motor com tensão reduzida em suas bobinas na partida. Essa redução é feita através da ligação de um autotransformador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado, elas voltam a receber tensão nominal. A tensão na chave compensadora é reduzida através de um autotransformador trifásico que possui geralmente taps de 50%, 65 % e 80% da tensão nominal. A redução da corrente de partida depende do TAP em que estiver ligado o autotransformador:   

TAP 65% – Redução para 42% do seu valor de partida direta; TAP 80% – Redução para 64% do seu valor de partida direta; A chave de partida compensadora é utilizada em motores que partem sob carga, o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor.

São vantagens da chave compensadora:     

Pode ser utilizado com qualquer motor trifásico; Necessita apenas de 3 fios no motor; O motor permanece sempre energizado, mesmo no intervalo de troca dos contatores; Corrente de partida entre 42% a 100% da nominal; Partida com carga.

Desvantagens:   

Custo mais caro; Ocupa maior espaço; Baixo número de manobras consecutivas devido ao autotrafo.

2. Aplicação

Este tipo de partida normalmente é indicado para motores de potência elevada, acionando cargas com alto índice de atrito, tais como: acionadores de compressores, grandes ventiladores, laminadores, moinhos, bombas helicoidais e axiais (poço artesiano), britadores, calandros, máquinas acionadas por correias, etc.

3. Diagrama de força e comando de chave de partida compensadora do MIT

Antes de ligar o motor nota-se que a sinalização “desligado” representada como H1 da cor verde está ligada através dos contatos auxiliares NF dos contatores representados como K1, K2 e K3 indicando que o motor está pronto para operar, circuitos e dispositivos em condição de funcionamento. Sabendo disso, para ligar o motor é necessário acionar o botão verde “liga”, dessa forma a botoeira representada como S1 que é normalmente aberta irá fechar, energizando as bobinas dos contatores K2 e K3, ligando o motor com o TAP do autotransformador. Dessa forma, a sinalização ligada dessa vez é a “ligado TAP AT1” representada como H2 da cor vermelha, indicando que a máquina está ligada. Essa sinalização é ligada através do contato auxiliar NA representado como K3 que irá fechar. Nesse momento, o relé temporizador KT1 é energizado também e inicia-se a contagem do tempo de 3 segundos. Ao finalizar a contagem, o contato NF comuta, desenergizando a bobina do contator K3 e energizando a bobina do contator K1, alterando nesse momento a ligação do motor para direto da rede, ou seja, ligando o motor em 100%. Dessa forma, a sinalização ligada dessa vez é a “ligado

rede” representada como H3 da cor vermelha, indicando que a máquina está ligada. Essa sinalização é ligada através do contato auxiliar NA representado como K1 que irá fechar. Se o relé de sobrecarga identificar uma sobrecarga, irá acionar, impossibilitando o funcionamento do motor. Dessa forma, a sinalização ligada para esse acontecimento é a “sobrecarga” representada como H4 da cor amarela, indicando alguma falha. Essa sinalização é ligada através do contato do relé térmico NA representado como FT1 que irá fechar. Vale lembrar que só será possível ligar novamente o motor se o relé de sobrecarga identificar nenhum problema, ou seja, o contato NF do relé de sobrecarga fechar novamente. Pode-se desligar o motor através do acionamento do botão vermelho “desliga” que irá desenergizar o circuito através do contato NF da botoeira representado como S0 que irá abrir.

4. Diagrama de força e comando de chave de partida compensadora com reversão do MIT

Antes de ligar o motor nota-se que a sinalização “desligado” representada como H1 da cor verde está ligada através dos contatos auxiliares NF dos contatores representado como K1, K2 e K3 indicando que o motor está pronto para operar, circuitos e dispositivos em condição de funcionamento. Sabendo disso, para ligar o motor é necessário acionar o botão verde “liga anti-horário”, dessa forma a botoeira representada como S1 que é normalmente aberta irá fechar, energizando as bobinas dos contatores K1, K4 e K5, ligando o motor M1 com o TAP do autotransformador no sentido antihorário. Dessa forma, a sinalização ligada dessa vez é a “ligado TAP AT1 AH” representada como H2 da cor vermelha, indicando que a máquina está ligada. Essa sinalização é ligada através dos contatos auxiliares NA representados como K1 e K4 que irão fechar. Nesse momento, o relé temporizador KT1 é energizado também e inicia-se a contagem do tempo de 3 segundos. Ao finalizar a contagem, o contato NF comuta, desenergizando a bobina

dos contatores K4 e K5 e energizando a bobina do contator K3, alterando nesse momento a ligação do motor para direto da rede, ou seja, ligando o motor em 100%. Dessa forma, a sinalização ligada dessa vez é a “ligado rede AH” representada como H3 da cor vermelha, indicando que a máquina está ligada. Essa sinalização é ligada através dos contatos auxiliares NA representados como K1 e K3 que irão fechar. Para reverter o sentido é obrigatório desligar o acionamento que se dá através do botão vermelho “desliga” que irá desenergizar o circuito através do contato NF da botoeira representado como S0 que irá abrir. Sabendo disso, para ligar o motor no sentido horário é necessário acionar o botão verde “liga sentido horário”, dessa forma a botoeira representada como S2 que é normalmente aberta irá fechar, energizando as bobinas dos contatores K2, K4 e K5, ligando o motor M1 com o TAP do autotransformador no sentido horário. Dessa forma, a sinalização ligada dessa vez é a “ligado TAP AT1 H” representada como H4 da cor vermelha, indicando que a máquina está ligada. Essa sinalização é ligada através dos contatos auxiliares NA representados como K2 e K4 que irão fechar.

Nesse momento, o relé temporizador KT1 é energizado também e inicia-se a contagem do tempo de 3 segundos. Ao finalizar a contagem, o contato NF comuta, desenergizando a bobina dos contatores K4 e K5 e energizando a bobina do contator K3, alterando nesse momento a ligação do motor para direto da rede, ou seja, ligando o motor em 100%. Dessa forma, a sinalização ligada dessa vez é a “ligado rede H” representada como H5 da cor vermelha, indicando que a máquina está ligada. Essa sinalização é ligada através dos contatos auxiliares NA representados como K2 e K3 que irão fechar. Se o relé de sobrecarga identificar uma sobrecarga, irá acionar, impossibilitando o funcionamento do motor. Dessa forma, a sinalização ligada para esse acontecimento é a “sobrecarga” representada como H6 da cor amarela, indicando alguma falha. Essa sinalização é ligada através do contato do relé térmico NA representado como FT1 que irá fechar. Vale lembrar que só será possível ligar novamente o motor se o relé de sobrecarga identificar nenhum problema, ou seja, o contato NF do relé de sobrecarga fechar novamente. Pode-se desligar o motor através do acionamento do botão vermelho “desliga” que irá desenergizar o circuito através do contato NF da botoeira representado como S0 que irá abrir.

5. Conclusão A chave de partida compensadora foi projetada para atender os casos em que a chave de partida estrela-triângulo não é eficiente, devido a necessidades de partidas de motores sob carga. Esta chave proporciona uma diminuição um pouco menor do pico de corrente na partida de um motor de indução trifásico (MIT), e quando comparada a uma chave de partida estrela-triângulo, ela proporciona um torque maior na partida. 6.

Referência

Chave Compensadora. Eletro Motores Trevo, 2020. Disponível em: < http://eletromotorestrevo.com.br/chave-compensadora/>. Acesso em: 14 de dez. de 2020....


Similar Free PDFs