Chave de partida estrela-triângulo do MIT PDF

Title Chave de partida estrela-triângulo do MIT
Course Acionamentos Industriais
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Pages 7
File Size 326.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 100
Total Views 145

Summary

No presente trabalho será realizada uma pesquisa referente ao princípio de funcionamento, aplicação, diagramas de força e comando de chaves de partidas estrela-triângulo e estrela-triângulo com reversão de motores de indução trifásico (MIT)....


Description

Chave de partida estrela-triângulo do MIT No presente trabalho será realizada uma pesquisa referente ao princípio de funcionamento, aplicação, diagramas de força e comando de chaves de partidas estrela-triângulo e estrela-triângulo com reversão de motores de indução trifásico (MIT).

1. Chave de partida estrela-triângulo Esse sistema realizará uma partida do motor trifásico em um fechamento estrela e após alguns segundos que o motor já foi ligado, o sistema irá deslocar-se para o fechamento triângulo, visto que o intuito desta e de qualquer uma das partidas indiretas é reduzir a corrente elétrica no instante da partida do motor elétrico trifásico. Para este caso é fundamental que o motor a ser utilizado possua em sua caixa de ligação, no mínimo, seis terminais de conexão pois o fechamento das bobinas será realizado com auxílio dos contatores que compõem o sistema da partida estrela-triângulo. No entanto, todo esforço em reduzir a corrente de partida produz uma diminuição do torque no motor, logo, por mais que aparente ser simples, a partida estrela triângulo deve ser aplicada corretamente em casos já previamente estudados para que não ocorra problemas no start-up do projeto.

1.1.Por que usar a partida estrela-triângulo? Um dos objetivos da partida estrela-triângulo é reduzir a corrente de partida do motor, para que a corrente de partida seja menor, fazendo com que a partida seja mais suave e consequentemente mais viável para a maioria das aplicações.

1.2.Diagramas O motor utilizado para este tipo de ligação, deve ter a possibilidade de, no mínimo, dois tipos de fechamento de suas bobinas, o fechamento em estrela ou triângulo. Desta forma, conforme a Figura 1 apresentada abaixo, o esquema elétrico que representa estes dois fechamentos em um motor de seis terminais, logo, três conjuntos de bobinas:

Figura 1: Fechamento Triângulo

Fonte: Sala da Elétrica.

O Fechamento Triângulo permite que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V.

Figura 2: Fechamento Estrela

Fonte: Sala da Elétrica.

O Fechamento estrela conforme observado na Figura 2 permite que o motor receba o maior nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.

1.3.Características A chave de partida estrela-triângulo apresenta as seguintes características:     

É indicada para motores acima de 7,5CV; Reduz a corrente de partida em 1/3; Reduz o conjugado de partida em 1/3; Para rede 380VCA trifásico, motor deverá ser 380/660V; Para rede 220VCA trifásico, motor deverá ser 220/380V;

 

O tempo de comutação será o tempo que o motor leva para atingir 90% da rotação nominal; Deve ser usada em aplicações que tenham um conjugado resistente de até um terço do conjugado de partida.

Pode-se observar na Figura 3 o comparativo de corrente entre: Partida direta, Estrela-Triângulo e Soft Starter.

Figura 3: Comparativo de corrente entre: Partida direta, Estrela-Triângulo e Soft Starter

Fonte: Apostila Comandos Elétricos Básicos.

1.4. Aplicações

As chaves de partida estrela-triângulo podem ser aplicadas em bombas hidráulicas, serras de fita circular, ventiladores de maior porte, furadeiras, esteiras e etc.

1.5. Diagramas de força e comando

Figura 4 – Partida estrela-triângulo

Fonte: Próprio autor.

Antes de ligar o motor nota-se que a sinalização “desligado” representada como H0 da cor verde está ligada através dos contatos auxiliares NF dos contatores representado como K1, K2 e K3 indicando que o motor está pronto para operar, circuitos e dispositivos em condição de funcionamento. Sabendo disso, para ligar o motor é necessário acionar o botão verde “liga”, dessa forma a botoeira representada como S1 que é normalmente aberta irá fechar, energizando a bobina do contator K3, também energizando a bobina de K1 e do temporizador KT1. Assim K3 e K1 permanecem ligados pelo contato de selo de K3, ligando o motor em estrela. Dessa forma, é ligada a sinalização “Motor em estrela” representada como H1 da cor vermelha, indicando que o motor está ligado. Essa sinalização é ligada através do contato auxiliar NA dos contatores representados como K1 e K3 que irão fechar. Conta-se o tempo através de KT1 e após isso, comuta o contato de KT1, desligando K3 e ligando K2. Assim K1 e K2 permanecem ligados conectando as bobinas do motor em triângulo. Dessa forma, é ligada a sinalização “Motor em triângulo” representada como H2 da cor vermelha, indicando que o motor está ligado. Essa sinalização é ligada através do contato auxiliar NA dos contatores representados como K1 e K2 que irão fechar. Se o relé de sobrecarga identificar uma sobrecarga, irá acionar, impossibilitando o funcionamento do motor. Dessa forma, a sinalização ligada para esse acontecimento é a “Sobrecarga” representada como H3 da cor amarela, indicando alguma falha. Essa sinalização é ligada através do contato do relé térmico NA representado como FT1 que irá fechar. Vale lembrar que só será possível ligar novamente o motor se o relé de sobrecarga identificar nenhum problema, ou seja, o contato NF do relé de sobrecarga fechar novamente.

Pode-se desligar o motor através do acionamento do botão vermelho “desliga” que irá desenergizar o circuito através do contato NF da botoeira representado como S0 que irá abrir.

2. Chave de partida estrela-triângulo com reversão A diferença da chave de partida estrela-triângulo e estrela-triângulo com reversão é a reversão do sentido de giro do motor (anti-horário e horário) podendo ser muito útil em aplicações como esteiras ou volantes de prensas excêntricas. Nota-se que a reversão é feita invertendo as fases na entrada (para isso deve-se adicionar mais um contator).

2.1.Diagramas de força e comando

Figura 5 – Partida estrela-triângulo com reversão

Fonte: Próprio autor.

Antes de ligar o motor nota-se que a sinalização “desligado” representada como H1 da cor verde está ligada através dos contatos auxiliares NF dos contatores representado como K1, K2, K3 e K4 indicando que o motor está pronto para operar, circuitos e dispositivos em condição de funcionamento. Sabendo disso, para ligar o motor no sentido anti-horário é necessário acionar o botão verde “liga sentido anti-horário”, dessa forma a botoeira representada como S1 que é normalmente aberta irá fechar, energizando a bobina do contator K4, também energizando a bobina de K1 e do temporizador KT1. Assim K4 e K1 permanecem ligados, ligando o motor em estrela no sentido de giro

anti-horário. Dessa forma, é ligada a sinalização “Motor em estrela sentido anti-horário” representada como H2 da cor vermelha, indicando que o motor está ligado. Essa sinalização é ligada através do contato auxiliar NA dos contatores representados como K4 e K1 que irão fechar. Conta-se o tempo através de KT1 e após isso, comuta o contato de KT1, desligando K4 e ligando K3. Assim K1 e K3 permanecem ligados conectando as bobinas do motor em triângulo no sentido de giro anti-horário. Dessa forma, é ligada a sinalização “Motor em triângulo sentido antihorário” representada como H3 da cor vermelha, indicando que o motor está ligado. Essa sinalização é ligada através do contato auxiliar NA dos contatores representados como K1 e K2 que irão fechar. Para reverter o sentido é obrigatório desligar o acionamento que se dá através do botão vermelho “desliga” que irá desenergizar o circuito através do contato NF da botoeira representado como S0 que irá abrir. Sabendo disso, para ligar o motor no sentido horário é necessário acionar o botão verde “liga sentido horário”, dessa forma a botoeira representada como S2 que é normalmente aberta irá fechar, energizando a bobina do contator K4, também energizando a bobina de K2 e do temporizador KT1. Assim K4 e K2 permanecem ligados, ligando o motor em estrela no sentido de giro horário. Dessa forma, é ligada a sinalização “Motor em estrela sentido horário” representada como H4 da cor vermelha, indicando que o motor está ligado. Essa sinalização é ligada através do contato auxiliar NA dos contatores representados como K4 e K2 que irão fechar. Conta-se o tempo através de KT1 e após isso, comuta o contato de KT1, desligando K4 e ligando K3. Assim K2 e K3 permanecem ligados conectando as bobinas do motor em triângulo no sentido de giro horário. Dessa forma, é ligada a sinalização “Motor em triângulo sentido horário” representada como H5 da cor vermelha, indicando que o motor está ligado. Essa sinalização é ligada através do contato auxiliar NA dos contatores representados como K2 e K3 que irão fechar. Se o relé de sobrecarga identificar uma sobrecarga, irá acionar, impossibilitando o funcionamento do motor. Dessa forma, a sinalização ligada para esse acontecimento é a “Sobrecarga” representada como H6 da cor amarela, indicando alguma falha. Essa sinalização é ligada através do contato do relé térmico NA representado como FT1 que irá fechar. Vale lembrar que só será possível ligar novamente o motor se o relé de sobrecarga identificar nenhum problema, ou seja, o contato NF do relé de sobrecarga fechar novamente. Pode-se desligar o motor através do acionamento do botão vermelho “desliga” que irá desenergizar o circuito através do contato NF da botoeira representado como S0 que irá abrir.

3. Conclusão A partida estrela-triângulo é uma das partidas indiretas mais utilizadas. Além do baixo custo, essa ligação possibilita também a partida mais suave do motor e a redução de 1/3 da corrente nominal. Lembrando também que esta ligação permite que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado.

4. Referências Comandos Elétricos. SEAAN, 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 de nov. de 2020.

MORAES, Everton. Partida Estrela Triângulo. Sala da Elétrica, 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 de nov. de 2020.

....


Similar Free PDFs