Clara Schumann, Johannes Brahms, Gustav Mahler, Richard Strauss, Franz Liszt PDF

Title Clara Schumann, Johannes Brahms, Gustav Mahler, Richard Strauss, Franz Liszt
Author João Azevedo
Course História da Música Ocidental
Institution Universidade Federal de Santa Maria
Pages 4
File Size 109.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 109
Total Views 149

Summary

Breve resumo de vida e obra dos autores do título....


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS BACHARELADO EM MÚSICA E TECNOLOGIA HISTÓRIA DA MÚSICA IV DISCENTE JOÃO VITOR AZEVEDO DA SILVA

Clara Schumann, Concerto para piano em Am, Op. 7 Compositora, excelente pianista e intérprete, Clara Wieck, nasceu em Leipzig, no Reino da Saxônia, no ano de 1819. Filha de um renomado professor de piano, Friedrich Wieck, Clara teve aulas de música desde seus 5 anos de idade com o pai, que possuía a guarda da criança. Seus estudos eram rígidos e metódicos, e logo, Clara se tornaria uma profissional, interpretando obras de diversos autores e autoras importantes da época, como Chopin. Clara, eventualmente acabou conhecendo Robert Schumann, pois era aluno de seu pai, um dos melhores, e teriam se apaixonado, com desaprovação do pai, pois não confiava em Robert devido seu histórico de problemas psicológicos e alcoolismo. Apenas aos seus 21 anos de idade, pode se casar com Robert. Os dois moravam juntos e formavam uma boa dupla, Robert compunha diversas peças para Clara executar. Ela não pode focar em sua carreira por conta do machismo, Robert sempre ficou horas compondo e gostava do silêncio, assim, Clara não poderia exercer nenhuma atividade relacionada à música para não ô atrapalhar, então, se focou em afazeres domésticos. O casal conheceu Brahms, após o garoto ter se apresentado na residência dos dois e os impressionados. Clara ficou casada com Robert até o dia da morte dele, e após seu falecimento, virou-se para sustentar os filhos que teria, dando aulas e fazendo apresentações, assim como, pode compor livremente. O concerto para piano Op. 07, escrito por Clara, foi desenvolvido logo após o casamento dela com Robert. A peça ficou pronta e foi executada pela primeira vez em 1835, regida por Felix Mendelssohn. O conserto dura em média 20 minutos e contém 3 movimentos, sendo rápido, lento e rápido. A obra conta com virtuosismo do pianista em quase todo tempo, tendo no segundo movimento um acompanhamento por violoncelo, e no terceiro movimento, apresenta-se solo.

Johannes Brahms, Sinfonia n°4, Op. 98 Compositor Alemão, nascido no dia 7 de maio de 1833 em Hamburgo. Filho de pai músico, que tocava em bares da cidade, Brahms recebeu aula de seu pai desde muito pequeno. O pai logo viu que o filho tinha habilidades incomuns no piano e investiu em dar a melhor educação musical possível para o filho. Aos 7 anos já dominava as mais difíceis obras e começou a ter aula com um renomado professor. Com seus 10 anos, realizou a primeira apresentação ao público, tocando peças de Beethoven e Mozart, foi aplaudido e ofertado para que se apresente em tavernas e cervejarias, assim como seu pai. Aos 16 anos de idade, realizou seu primeiro recital autoral com suas composições, assim como, conheceu Liszt, que teria tocado uma peça do menino à primeira vista, porém, Brahms dormiu durante a peça, irritando à todos, inclusive amigos, e claro, à Liszt. O garoto não tinha uma personalidade tão agradável, era pouco humilde. Logo após, conhece o casal Schumann, que ô acolhe e alavanca o nome de Brahms por diversos países, fazendo suas obras serem tocadas em diversos lugares. Porém, após internação de Robert em um sanatório, devido

à uma tentativa de suicídio, Brahms pausa sua carreira para ajudar à cuidar de Robert, visitava frequentemente o amigo no sanatório e transmitia mensagens de Robert para Clara, pois mulheres não poderiam visitar o Sanatório. Acabou apaixonando-se por Clara nesse período. Logo após a morte de Robert, Brahms se muda para Vienna e conhece Richard Wagner, um grande compositor, que desfruta dos mesmos ideias conservadores de Brahms, a parceria rende bons frutos para os dois. Sua mãe acaba falecendo e Brahms escreve uma de suas mais famosas obras, o Requiem, que ô coloca em outro patamar, tendo sua obra executada em muitos países, levando seu nome para muito além da Alemanha. Além de diversas composições famosas, Brahms recebe inúmeras medalhas e condecorações e é colocado em um hall da fama de compositores alemães, junto à Bach e Beethoven. A sinfonia n°4 em mi menor é a última de suas sinfonias, sendo executada em 1885, um ano após concluir sua sinfonia n°3. A sinfonia conta com 3 movimentos, sendo, em ordem, rápido, lento, rápido e muito rápido, é a única sinfonia de Brahms que termina em um tom menor. Foi ele mesmo que regeu à orquestra no dia de sua exibição. O compositor morreu com 63 anos, depois de 6 anos aposentado, devido à um câncer no fígado, mesma causa de morte de seu pai.

Gustav Mahler, Sinfonia n°5 Gustav Mahler foi um compositor do período romântico, nascido em 1860, na República Tcheca (antigo império austríaco). Foi considerado um dos maiores compositores do período romântico, através de suas sinfonias, também fez uma ponte ao período moderno pela forma como tratava suas composições, inovando e trazendo elementos nunca antes usados, assim como, sua grande habilidade de orquestração, combinando instrumentos e criando novas formas de expressão através da orquestra. Mahler teve uma infância difícil, seu pai era violento dentro de casa e com isso, o ambiente familiar era sempre nebuloso. Começou seu contato com a música com 6 anos de idade e em 1870, com seus 10 anos, tocou seu primeiro recital para público. Aos 15 anos adentrou ao conservatório de Viena, onde permaneceu, com louvor, durante 3 anos. Após seus anos estudando, Mahler começou a dar aulas de piano e também trabalhar como regente, posto que teria grande sucesso no futuro, foi conhecido também como um grande maestro. Gustav teve enorme reconhecimento por sua obra, devido ao fato de escrever canções s sinfonias inovadoras. Suas obras eram grandes e complexas, que remetiam quase sempre à vida de Gustav, ou, influências da literatura. A sinfonia n° 5, escrita entre 1901 e 1902 e conta com 5 movimentos, bem distintos, pois os primeiros trazem uma atmosfera ruidosa, agoniante, remetendo à algum estado nebuloso de consciência, seguido do segundo movimento que complementa esse estado, oferecendo um respiro de tranquilidade, porém, não tão duradoura, caindo novamente na frenesia do andamento, sendo esse, rápido. O terceiro movimento decompõe a atmosfera nebulosa em uma clareza de entendimento maior pelo espectador, longe dos primeiros movimentos, prosseguido pelo quarto movimento, adornado por sensações de paz e tranquilidade, até que, no quinto movimento, as duas atmosferas se juntam, tanto a nebulosa quanto à mais calma, transformando toda a obra, pensando nos movimentos, em uma só. Gustav Mahler acabou falecendo após se diagnosticado com uma infecção generalizada, tentou se recuperar, mas aos seus 50 anos, em 1911, acabou falecendo. Foi sepultado ao lado da filha.

Richard Strauss, Also sprach Zarathustra, Op. 30 Richard Strauss, foi um compositor alemão, nascido no dia 11 de junho de 1864, em Munique. Foi um dos principais representantes do romantismo, assim como, ficou muito famoso por ser um exímio maestro. Seu estudo na música começou, como outros diversos compositores famosos, muito cedo. Seu pai era trompista de uma orquestra onde Richard Wagner era o compositor, então,

logo após seu nascimento, Strauss foi influenciado pelo pai à estudar e compor. Aos seus 10 anos de idade, Richard já haveria escrito uma serenata. Aos poucos, Strauss foi se tornando um músico de reconhecimento, tendo assumido cargos de assistência e também como regente. Com seus 25 anos, ele começava a escrever e levar ao público seus poemas sinfônicos, que ficaram reconhecidos. Suas obras começaram a mudar de sentido no decorrer dos anos, quando passou a compor Óperas, assumiu papel importante para o nacionalismo alemão, sendo um dos principais compositores, também assumiu postos de comando dentro da censura realizada pelo partido nazista, assim como, compôs uma obra dedicada aos ministro de propaganda da ditadura nazista. O poema sinfônico, Op. 30, Also sprach Zarathrustra, foi composto em 1896, inspirado em um livro, de mesmo nome da composição, de Friedrich Nietzsche. A peça tem duração de 30 minutos em média e foi estreada pela regência do próprio compositor. A obra é segmentada em 9 seções, com nomes de acordo com os capítulos do livro. Ficou mundialmente reconhecida por ser usada como tema do filme “2001: Uma odisseia no espaço”.

Franz Liszt, Nuages Gris Obra composta e apresentada no ano de 1881, pelo famoso pianista e compositor Franz Liszt. A peça é um solo para piano que teria inovado na questão experimental, inserindo tríades aumentadas como principal da música, e descendo meio tom até atingir a inversão do acorde original. Há também movimento cromático das notas na música, que revela a transformação das composições tonais, conservadoras, para uma forma de escrita moderna e atonal.

Bibliografia: -Wikipedia -Grout & Palisca – História da Música Ocidental -Globolivros – O livro da música clássica...


Similar Free PDFs