Diferença entre materiais dúcteis e frágeis PDF

Title Diferença entre materiais dúcteis e frágeis
Author Anonymous User
Course Resistência Dos Materiais
Institution FAESA Centro Universitário
Pages 5
File Size 225.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 33
Total Views 140

Summary

Download Diferença entre materiais dúcteis e frágeis PDF


Description

Diferença entre materiais dúcteis e frágeis

Os materiais possuem várias propriedades diferentes um dos outros. Eles por exemplo podem ser classificados como dúcteis ou frágeis, dependendo de suas características de tensão-deformação. A ductilidade é propriedade que representa a capacidade de uma material sofrer grandes deformações até o ponto de ruptura, ex: ouro, cobre e alumínio. Já a fragilidade é a capacidade do mesmo a fraturar-se com pouca deformação, ex: vidros, materiais cerâmicos e alguns polímeros. Quando materiais diferentes são submetidos aos ensaios de tração e compressão, a ductilidade/fragilidade fica aparente ao se plotar o gráfico de tensão-deformação. Material Dúctil x Material Frágil (Ensaio de Compressão)

Quando este é realizado, nos materiais dúcteis se pode determinar com precissão as propriedades do mesmo em zona elástica. Na zona plástica a deformação aumenta área da seção transversal (e diminuição do comprimento) gerando efeito barril até que se inicie a ruptura.

A zona elástica dos materiais frágeis é bem pequena, dificultando a determinação das propriedades nesta fase. A zona plástica desses materiais é dita como inexistente, pois logo quando adentra essa zona o material se rompe, tanto que a desconsideramos. Material Dúctil x Material Frágil (Ensaio de tração)

No ensaio de tração, o mesmo ocorre com os materiais no caso de serem dúcteis ou frágeis, porém ao invés de acontecer um efeito barril nos materiais dúcteis, ocorre um efeito chamado empescoçamento, neste momento a área sofre uma dimuição (e o comprimento aumenta).

Tanto o ensaio de compressão como no ensaio de tração, são usados para medir os limites de elasticiade, limites de proporcionalidae, módulo de elasticida e tensão de ruptura. Porém na maioria dos casos utiliza-se o ensaio de tração por oferecer menor probabilidade de flambagem, entre outros. Vale ressaltar que, o oposto de um material frágil é um material dúctil, mas dureza não é oposto de fragilidade, já que dureza é a propriedade de alterar só a superfície do material que é algo totalmente independente desse material quando se fratura ter ou não deformações grandes ou pequenas.

Referências

Callister, William D; Rethwisch, David G. Ciência e engenharia dos materiais: Uma introdução. 9° edição. Rio de janeiro: Editora LTC, 2016. Higgins, R. A. Propriedades e Estrutura dos Materiais em Engenharia . Editora Difel, 1982. Souza, Sérgio Augusto de. Ensaios mecânicos de materiais metálicos. 5° edição. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1982....


Similar Free PDFs