Estilo Machadiano – UNL PDF

Title Estilo Machadiano – UNL
Course Língua Portuguesa
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 5
File Size 62.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 27
Total Views 128

Summary

O Estilo Machadiano trata-se sobre – talvez – o mais importante escritor brasileiro de Literatura, Machado de Assis, aquele quem deu início ao Realismo no Brasil através da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. Será abordado seu estilo, e de que maneira o homem fazia....


Description

UNIVERSIDADE NILTON LINS Aluno: José Daniel Santos Conteúdo: Machado de Assis – Estilo

Introdução Desde os romances da fase de aprendizagem que Machado de Assis demonstra os atributos que iam transformá-lo em um ícone da literatura brasileira. mas é a partir das suas obras como memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (x 1891) e Dom Casmurro (1900) que veremos a sua genialidade.

a primeira publicação, vai discorrer sobre as reclamações de um defunto a respeito da sua vida passada, irá representar um divisor da obra machadiana, pois ela irá dá início a um novo estágio de Machado de Assis como autor. Nesta obra podemos observar o abandono da influência romântica anterior e as contradições que havia na sociedade daquela época, e elas vão passar a ser vistas dentro da ótica do realismo.

Já no seu outro romance, Quincas Borba, vai ser contada a história de uma ingênua e esse professor primário, que vai cair nas mãos de um casal jovem e ambicioso que terá como objetivo explorar um homem.

No livro Dom Casmurro, será retomado o estilo de memórias pretéritas rememorados pela personagem, nessas ele vai ter certeza de ter sido traído pela mulher e pelo melhor amigo, ambos que já estão falecidos.

Todos os elementos que foram citados, nós podemos observar em obras como Esaú e Jacó (1904) e em memorial de Aires (1908). Podemos observar nas obras de Machado de Assis em reduz que são ligados a dúvida, à loucura, ao adultério que são coisas que podem ser feitas críticas.

Nos textos que foram escritos por Machado de Assis em seu estágio de maturidade, o escritor vai assumir um papel social com intuito de acabar com disfarce, deixando que seus personagens venham cair em tona.

Memórias Póstumas de Brás Cubas Esse é considerado o primeiro grande romance do autor, Machado de Assis irá marcar o início dessa nova fase. As personagens desse livro irão apresentar-se divididas consigo mesmas, elas são totalmente imprevisíveis.

O protagonista, como se dá ao título chama-se Brás Cubas, e neste livro ele narra fatos que aconteceram durante a sua vida. O defunto contará os principais acontecimentos que aconteceram enquanto vivo. No final de seu relato ele irá realizar um balanço da espera esse ganhos que teve durante a sua vida, e ele perceberá que ficou com um saldo negativo, pois não fez nada que fosse útil aos olhos da sociedade.

Na descrição e sua jornada, a voz do narrador será utilizada da digressão, este recurso é característicos dos textos escritos por Machado de Assis em sua fase madura e a por meio dessa estratégia que ele não vai seguir linearmente a sua história. Ele irá narrar, para narrativa e começar outro assunto.

esse estilo de ficar alternando os conteúdos durante cada capítulo irá dar história um tom de deboche ironia, principalmente sobre a vida da sociedade carioca daquela época.

Quincas Borba Este é considerado um romance de enredo regular, o ritmo da sua narrativa é equilibrado. Quincas Borba é a obra de Machado de Assis que mais se aproxima do Realismo que acontecia na Europa do século XIX.

Joaquim Borba dos Santos, mais conhecido como Quincas Borba, nome que dá título ao próprio livro. Ele se auto-denomina de "humanitismo, de humanistas”. Essa teoria, é apresentada em memórias Póstumas de Brás Cubas.

De acordo com essa teoria, a guerra vai tem uma natureza benéfica, e é um fator necessário para quebrar com a monotonia universal E permitir que a seleção dos seres mais aptos a sobrevivência.

Machado de Assis irá criticar as doutrinas consagradas do período.

Dom Casmurro Esse é um dos mais conhecidos romances de Machado de Assis, Dom Casmurro irá iniciar focalizando a solidão da personagem Bento Santiago ponto final ele é um homem calado, e é conhecido pelo nome que dá ao título do livro.

Ele irá contar histórias que aconteceram durante a sua vida, tanto na sua adolescência quanto velhice. Ele irá reviver os eventos acontecidos em primeira pessoa, sendo assim tudo que for dito será do ponto da narrativa de Dom Casmurro. assim como memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro irá ter alternações durante os capítulos.

Em relação as personagens, Bento Santiago, é um homem curto e autoritário., É uma mulher que irá incorporar a luta contra os tabus e os preconceitos que aconteciam na cidade Além disso, ela é uma mulher alegre, inteligente e sabe o que quer da vida.

Dom Casmurro é considerado a obra-prima de Machado de Assis, é tido como um romance complexo e indeterminado, e nele o leitor terá suas próprias interpretações acerca do livro. por se tratar de uma obra aberta não irá existir soluções para os indígenas que são apresentados durante a narrativa.

Esaú e Jacó Este romance que foi publicado no ano de 1904, vai ser a penúltima obra de Machado de Assis. Neste livro será narrado a história dos gêmeos Pedro e Paulo que antes mesmo de nascerem já disputavam a todas as coisas.

Pedro e Paulo São idênticos Na aparência mas diferentes em relação a essência irá ter um conflito no qual ao longo da vida é acentuada em diversos planos. Podemos citar como exemplo o caso amoroso, em que os dois irmãos irão se apaixonar pela mesma mulher, que é chamada de Flora Batista. essa Será uma das disputas que acontecerá com gêmeos.

Essa história se faz referência ao antigo testamento da Bíblia, que se trata da história de Esaú e Jacó. Além disso, essa obra trata-se também de verdades filosóficas e que representam elementos da natureza.

Enquanto a história é contada, a mãe dos gêmeos irá buscar em vão, a união dos dois irmãos, mas eles não cumprem o trato feito por ela enquanto estava no leito de morte. Eles nunca foram amigos, e nunca serão. Mesmo antes de nascerem.

A proclamação da república, que aconteceu no ano de 1889, é o contexto histórico dessa obra o texto nos apresentar a alguns fatos políticos de suma importância da época.

Por mais que esta obra, Esaú e Jacó, não esteja representada como uma das principais e mais importantes, ou até mesmo aclamada as obras de Machado de Assis, ela terá um papel fundamental e característicos sobre as obras machadianas.

Memorial de Aires Esse é o Último Romance do escritor Machado de Assis, foi publicado no mesmo ano em que Machado de Assis morreu ponto final vai se tratar de uma história melancólica e psicológica, porém, falando num todo, é que apresenta menos ironia.

Nesta obra teremos o conselheiro de Aires, o mesmo que é apresentado no livro Esaú e Jacó. Será apresentações, um diário sobre a sua própria vida.

As memórias irão relatar dois anos vividos por um casal de idosos que percebem o período da maturidade como sendo amargo e de solidão.

Em suas observações de, a Iris irá registrar seus pensamentos em relação à morte, do indivíduo como vítima da dor da existência. Seu diário resulta de trechos de anotações que são detalhadas sobre algumas atitudes das personagens, e fará digressões em relação a vida e a morte.

Estilo de Época

Seu estilo apresentará fases importantes e característicos, que pertencem a escola realista. Podemos citar:



Focado na natureza humana, apresenta tradições, defeitos e afins.



Haverá descrição fiel. Sem idealizar antes personagens, mostrando quem realmente são.



Haverá também, uma exposição acerca da burguesia, com temas principalmente voltados a hipocrisia e adultério.



A principal visão como pessimista.



Casos relacionados, tanto com a vida como a morte.



Descrição detalhada e pausada dos ambientes em que vivem.

o estilo de Machado de Assis irá também utilizar recursos linguísticos e narrativos próprios, não apenas do Realismo, mas também de outros estilos literários, podemos citar a metalinguagem e o coloquialismo....


Similar Free PDFs