Estudo dirigido fisiologia PDF

Title Estudo dirigido fisiologia
Author Luana Luiza
Course Fisiologia
Institution Universidade Federal de Uberlândia
Pages 5
File Size 73.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 79
Total Views 158

Summary

Estudo dirigido do Sistema Endócrino...


Description

Estudo dirigido fisiologia 1) Estabeleça as diferenças entre hormônios hidro e lipossolúveis no que diz respeito a forma em que são transportados, a meia-vida plasmática e local onde estão localizados seus receptores. Hormônios hidrossolúveis: - Transporte: livre pela corrente sanguínea - Meia vida plasmática: curta - Localização se seus receptores: na membrana plasmática das células Hormônios lipossolúveis: - Transporte: através de proteínas plasmáticas - Meia vida plasmática: longa - Localização de seus receptores: no citoplasma da célula (dentro dela) 2) Ainda sobre hormônios hidro e lipossolúveis, estabeleça a relação entre seus mecanismos de ação, tempo que levam para manifestarem seus efeitos, bem como a duração dos mesmos. Hidrossolúveis: - Mecanismos de ação: ativação ou inibição de uma proteína existente - Tempo para a manifestação de eventos: forma rápida - Duração: curta Lipossolúveis: - Mecanismo de ação: ativa a transcrição de genes - Tempo para a manifestação de eventos: demorada - Duração: longa 3) Classifique os hormônios quanto às características bioquímicas, dando 3 exemplos de cada família. Primeira família: - Hormônios peptídicos - Podem ser produzidos e armazenados nas células - São hidrossolúveis - Exemplos: GH, Segunda família: - Derivados de amina - Precursor comum: TIROSINA - São divididos em duas classes: catecolaminas (hidrossolúveis) e tireoideanos (lipossolúveis). - Exemplos: Tireoide Terceira família: - Esteróis - Precursor comum: colesterol - Lipossolúveis - Produzidos em glândulas 4) Explique porque a relação entre hipotálamo-hipófise não é apenas anatômica, mas também funcional, destacando a principal diferença entre os eixos hipotálamo-neurohipófise e hipotálamo-adenohipófise.

A relação entre hipotálamo hipófise não é apenas anatômica, mas também funcional, pois, os corpos celulares no hipotálamo se estendem até a neuro-hipófise e secretam hormônios. A secreção para a adeno-hipófise é feita pelos neurônios parvicelulares. A principal diferença entre os eixos hipotálamo-neurohipófise e hipotálamo-adenohipófise é que os neurônios que secretam hormônios para essas são diferentes. Para a neurohipófise, são os neurônios magnocelulares e para a adenohipófise são os neurôniosparvicelulares. 5) Estabeleça todos os eixos hipotálamo-adenohipófise-glândulas periféricas, bem como os eixos hipotálamo-adenohipófise, em que os hormônios adenohipofisários tenham efeitos diretos no organismo. 1. TRH -- TSH -- TIREOIDE -- T3 e T4 2. CRH -- ACTH -- Córtex das suprarrenais -- cortisol e hormônios androgênicos 3. GnRH e GHIH -- GH -- efeito em carboidratos, proteínas e lipídeos 4. PRH e PIH -- Prolactina 6) Explique porque a secreção de GH é pulsátil. A secreção de GH é pulsátil, pois ele possui vários efeitos metabólicos diretos, bem como a regulação da secreção de c, p, l, que possuem níveis plasmáticos diferenciados no organismo durante um dia. A secreção é pulsátil ao longo da vida também, influenciando no crescimento, pois os as taxas de crescimento de uma pessoa é diferente ao longo da vida. 7) Analise se a seguinte afirmação é verdadeira ou falsa e justifique: O GH é um hormônio hidrossolúvel, de secreção pulsátil, maiores picos de secreção no período noturno e durante a puberdade, com efeitos importantes no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, mobilizando-os, e ainda um efeito promotor de crescimento. VERDADEIRA. 8) Cite 3 situações/condições em que a secreção de GH seja estimulada e outras 3 em que esteja reduzida. Justifique. Estimulação: - GHRH: hormônio hipofisário que regula diretamente a produção de GH. - Sono de ondas lentas: estimulação positiva de secreção de GH para a mobilização de c, p, l. - Estresse agudo, exercício: mobilização energética Inibição: - GHIH: hormônio hipofisário que regula negativamente a produção de GH - Cortisol: altos níveis de cortisol promovem a mobilização de energia, não se precisa da a ação do GH. - Gravidez: placenta produz somatotrofina coriônica. 9) Descreva a diferença entre as repercussões de hiper-secreção de GH na puberdade e na vida adulta Hipersecreção de GH na puberdade: caracterizado como estirão puberal, influenciado pela produção de hormônios sexuais elevados nesses períodos. Na vida adulta, a hiper-secreção de GH é considerada anormal, e causa efeitos de hipertrofia de órgãos viscerais, os quais não são acompanhados pelo crescimento ósseo.

10) Explique como os hormônios tireoidianos (HT) são produzidos. 1. A tireoglobulina é sintetizada no citoplasma e transportada ao colóide. 2. O hormônio tireoideano é produzido a partir da captação de iodeto pelos tireócitos, que é feita a partir da NIS e, posteriormente, passa do citoplasma para o colóide pela pendrina. 3. O iodo é oxidado para melhor ligação deste com a tireoglobulina, pela enzima tireoperoxidase. 4. Acontece a iodação dos iodetos, ou seja, ligação destes à tireoglobulina, catalizada pela enzima iodinase. 5. Acontece o acoplamento entre as iodotirosinas 6. A tireoglobulina é endocitada a partir de pseudópodos. 7. T3 e T4 são desacoplados da tirosina pelas deiodinases 8. T3 e T4 são liberados das células.

11) Explique como se dá a regulação da secreção de HT por mecanismo de alça de feedback negativo (extratireoidiano) e pelo efeito Wolf Chaikoff (intratireoidiano). No mecanismo extratireoideano, são detectados altos níveis de T3 e T4 pelo TSH que inibe a secreção de TRH, que inibe a atividade dos tireócitos na glândula tireóide. No efeito de Wolf-Chaikoff, ocorre um aumento nos níveis séricos de iodo, o que, momentâneamente reduz a atividade da glândula tireóide. Porém, a longo prazo, a atividade da glândula é super-estimulada, e ela passa a captar todo o iodo, o que ocasiona em uma grande produção dos hormônios tireoideanos. O mecanismo reverso também é observado. 12) Cite pelo menos 6 efeitos dos HT no organismo, considerando que praticamente todas células apresentam receptores para esses hormônios. 1. Coração: potencializa a ação dos receptores B-adrenérgicos, que tem atividade simpática. 2. Músculo esquelético: aumenta a termogênese a partir do aumento no tamanho das mitocôndrias. 3. Sistema genital: auxilia a capacidade reprodutiva normal e auxilia na lactação. 4. Osso: auxilia no crescimento, maturação, síntese e reabsorção óssea. 5. Carboidratos: estimula a glicogenólise, gliconeogênese e a entrada de glicose nas células. 6. Tecido adiposo: maturação de pré-adpócito, lipogênese e lipólise.

13) Baseando-se nos efeitos dos HT no organismo, cite pelo menos 5 sintomas que indivíduos hipo e hipertireoideos podem relatar em decorrência da respectiva doença. São sintomas causados pelo aumento de taxa metabólica, como emagrecimento, taquicardia, calor excessivo, fraqueza óssea e aumento de apetite. 14) Quais são as principais diferenças, no que diz respeito à função, entre o córtex e a medula das suprarrenais? O córtex das adrenais produzem hormônios androgênicos, glicocorticóides e aldosterona. A medula é responsável pela produção de hormônios catecolamínicos.

15) Explique como se dá a regulação da secreção hormonal para o cortisol. Alça de feedback negativo: altos níveis de cortisol da periferia são detectados pelo CRH, que inibem a produção de ACTH que inibem a produção do cortisol. 16) Explique porque o cortisol é um hormônio que garante nossa sobrevivência em situações importantes de estresse crônico, destacando seus principais efeitos no organismo. O cortisol garante a sobrevivência em situações de estresse crônico pois, estimulam a mobilização de nutrientes e inibe as respostas inflamatórias. 17) Discuta a afirmação: a insulina e o glucagon são considerados antagonistas fisiológicos, no que diz respeito aos seus efeitos nas células-alvo. Insulina e glucagon são considerados antagonistas fisiológicos pois, seus efeitos nas células-alvo são contrários. O principal efeito da insulina no organismo é o auxílio da captação de carboidratos pelas células, enquanto que o glucagon possui efeito de glicólise e glicogenólise, em momentos de jejum, para disponibilizar esses carboidratos para as células alvo. 18) Explique as diferenças e semelhanças entre os distúrbios diabetes mellitus tipos 1 e 2, levando-se em consideração a origem e sintomas dos mesmos. Diabetes do tipo 1 é caracterizada pela deficiência de produção de insulina pelas células Bpancreáticas. Já a diabetes do tipo 2 é caracterizada pela deficiência de captação de insulina pelos tecidos devido a distúrbios em seus receptores. Os sintomas dos dois tipos de diabetes são muito semelhantes, pois ambos causam hiperglicemia, poliúria, poliolipsia, poliofagia, perca de peso e aumento da osmolaridade plasmática. 19) Estabeleça quais são os efeitos do PTH e da vitamina D no metabolismo de cálcio e fosfato, quando ocorre hipocalcemia. Os efeitos do PTH e vitamina D em casos de hipocalcemia são a atuação em osteoblastos estimulando a síntese de colágeno e diminuindo a formação óssea. Ativam a remodelagem óssea e diminuem a reabsorção de cálcio e aumentam a de fosfato nos rins. No intestino, aumenta a absorção de cálcio e diminui a de potássio. 20) Explique quais são os efeitos da calcitonina quando há hipercalcemia. A calcitonina, em casos de hipercalcemia, atua nos osteoclastos, causando sua inibição, o que diminui a reabsorção óssea. 21) Discuta a participação efetiva da calcitonina no metabolismo de cálcio e fosfato. A calcitonina reduz os níveis circulantes de cálcio e fosfato do sangue, retendo esses nos ossos. Para isso, ela atua nos osteoclastos, removendo sua bordadura em escova, consequentemente, esses perdem sua capacidade de reabsorção óssea. Ela também possui ação inibitória do PTH. 22) Estabeleça as diferenças entre o raquitismo e a osteomalácia. Raquitismo: deficiência de vitamina D em CRIANÇAS. Osteomalácia: deficiência de vitamina D em ADULTOS....


Similar Free PDFs