Estudo dirigido fungos, vírus e hepatite PDF

Title Estudo dirigido fungos, vírus e hepatite
Author Giovanna Peloggia
Course Microbiologia e Imunologia 
Institution Universidade de Taubaté
Pages 9
File Size 277.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 74
Total Views 161

Summary

questões gerais sobre fungos, vírus e hepatites....


Description

ESTUDO DIRIGIDO INTRODUÇÃO AOS FUNGOS 1. Por que os fungos não devem ser classificados como vegetais? Os fungos não devem ser classificados como plantas, pois não possuem sistema vascular, folhas, caule ou raiz, não possuem pigmentos fotossintetizantes, a parede celular é feita de quitina e não celulose, o material de reserva armazenado é o glicogênio e não o amido. 2. Dê exemplo de alguns benefícios que os fungos trazem para os seres humanos Os fungos podem ser trazes benefícios para os seres humanos como por exemplo na indústria alimentícia, servindo de alimento e na fermentação de bebidas, farmacêutica, na produção de antibióticos, na biotecnologia no ramo da engenharia genética e meio ambiente, como decompositores de lixo, e agronegócio, como controle de pragas. 3. Dê exemplo de alguns prejuízos que os fungos trazem para os seres humanos Os fungos são causadores de muitas doenças aos seres humanos, pois eles produzem micotoxinas que podem afetar o sistema nervoso central. Além disso, podem ser pragas em plantações e deterioradores de materiais, como madeira. 4. Qual a estrutura do corpo de um fungo pluricelular? Fungos pluricelulares possuem células interligadas denominadas hifas, as hifas podem ser septadas ou cenocíticas, sendo uma hifa sem septos e com vários núcleos. O conjunto de hifas formam um pseudo tecido chamado micélio, que leva o nome de talo. 5. O que são hifas? Hifas são filamentos pluricelulares. Podem ser simples ou ramificadas, os ramos são chamados de haustórios. As hifas possuem partes especificas para reprodução, nutrição etc. 6. De acordo com a sua reprodução, como se classificam os fungos? Dê exemplo de cada grupo. Os fungos podem ser assexuados ou sexuados. Eles liberam esporos, células dormentes, que se dispersam, germinam e formam colônias. A reprodução assexuada por esporos. Cada grupo possui uma classificação: Filo Zigomycota: esporangiosporos, esporos ficam dentro de esporângios até serem liberados. Filo Ascomycota: conidiosporos, fileira de esporos que formam na extremidade de um conidióforo ou fiálide. Artrósporos, fragmentação de hifas septadas. Blastoconídio: brotos de uma célula mãe, esses brotos podem formar pseudo hifas Filo Deuteromycota: clamidioconidio, células com paredes espessas nas extremidades das hifas. Reprodução sexuada por esporo: Filo Zigomycota: hifas se recombinam e formam um zigosporo. Ocorrem em três etapas, hifas – e + se conectam, núcleo haploide de doadora entra no citoplasma da receptora, os núcleos fusionados formam um zigoto diploide denominado zigosporo.

Filo Ascomycota: esporos liberados germinam e formam uma hifa, micélio vegetativo de desenvolvimento e hifas – e + fusionam formando um ascósporo (contém esporos dentro). Filo Basidiomycota: semelhante ao filo Ascomycota, porem após fusionar, as hifas formam uma estrutura de frutificação denominado basidiósporo, onde ficam os esporos. 7. Caracterize os “liquens” Liquen é nome dado a associação de fungos e cianobacterias. 8. Caracterize as “micorrizas” Micorriza é o nome dado a associação de fungos e raízes vegetais. 9. Entende-se por “micélio” Micélio é um pseudo tecido formado a partir do conjunto de hifas. 10. Como diferem as paredes celulares bacterianas e fúngicas? Os peptidioglicanos compõem apenas a parede células bacteriana, já as glicanas, mananas e quitina são vistas apenas na parede células fúngica. 11. Qual a diferença entre membrana celular e a membrana fúngica? Esteróis estão presentes apenas em membrana células fúngica e não em bactérias, com exceção do Mycoplasma gênero bacteriano. Esteróis são os responsáveis pela ação dos antifúngicos. 12. Por que a velocidade de crescimento dos fungos é menor que das bactérias? O metabolismo dos fungos é limitado heterotrófico, aeróbico e anaeróbico facultativo. As bactérias possuem vários meios de obtenção de alimento e oxigênio. *são quimio-heterotroficos: absorvem nutrientes ao invés de digeri-los. 13. Que são leveduras? Leveduras são fungos unicelulares com função vegetativa reprodutiva por brotamento. 14. Em geral, qual é o habitat natural dos fungos? Os fungos são considerados ubíquos, pois são capazes de se adaptar em vários ambientes. São facilmente dispersos. 15. Descreva o brotamento em leveduras. A célula parental forma uma protuberância em sua superfície. Enquanto essa protuberância se desenvolve, o núcleo da célula parental se divide. Um dos núcleos migra para a protuberância e ele se solta. Em alguns casos os brotos não se soltam, como no gênero Candida e formam pseudo hifas. 16. O que são fungos: a) sapróbios: fungos que absorvem nutrientes a partir da decomposição de matéria orgânica morta. Possuem enzimas degradativas assimiláveis as da membrana plasmática.

b) parasitas: absorvem nutrientes a partir de seres vivos, destruindo células e causando doenças. Não matam os hospedeiros, mas limitam seu crescimento. Porem, alguns podem levar a morte se não for tratado. c) simbiontes: estabelecem associações não patogênica com organismos autotróficos. Ex: micorriza (raiz + hifas) troca de nutrientes e minerais; líquens (cianobactérias + fungo) secretam ácidos orgânicos. d) predadores: capturam pequenos organismos vivos para absorção de nutrientes. Hifas sintetizam substância pegajosa como armadilha. 17. De que forma os fungos podem contribuir para reciclagem de nutrientes minerais? Fungos são seres decompositores. Ao decompor a matéria do ambiente eles liberam parte das substâncias essenciais que estavam presentes na matéria decomposta e outra parte é absorvida por eles. Por conta disso, são ecologicamente importantes para a reciclagem de nutrientes e minerais, principalmente no solo. 18. Que são fungos filamentosos? Fungos filamentosos são seres pluricelulares que foram hifas (células conectadas), essas hifas formam o micélio que formam o talo. 19. Que são fungos dimórficos? Fungos dimórficos apresentam duas formas de crescimento (filamentoso ou levedura). Dependem das condições do meio. Geralmente são patogênicos e dependem da temperatura para mudarem de forma (25ºC filamentos; 37ºC leveduras). Testes 1) Para combater pragas da agricultura, como as cigarrinhas que atacam a folha da cana-de-açúcar ou as pastagens, podem ser usados fungos, como o Metarhizium anisopliae. Seus esporos são pulverizados nas plantações e, caindo sobre o inseto, germinam e causam sua morte. A relação ecológica que existe entre o fungo e a cigarrinha da folha da cana-de-açúcar é: A) parasitismo. B) predatismo.

C) mutualismo.

D) competição.

2) Assim como as bactérias, os fungos são importantes decompositores. Eles se alimentam de substâncias orgânicas de folhas mortas, de cadáveres e outros resíduos orgânicos do solo e da água. Dessa forma os fungos devolvem os sais minerais e a água ao ambiente, contribuindo assim para a A) fotossíntese dos vegetais. B) respiração celular. D) formação dos ventos.

C) reciclagem da matéria.

3) Existem fungos parasitas de plantas, que podem destruir plantações inteiras. E ainda fungos parasitas de animais, como aqueles que se instalam em nossos corpos e causam A) tuberculose. B) leshimaniose. C) tétano. D) micoses. 4) A maioria dos fungos tem respiração aeróbia, ou seja, eles utilizam o: A) nitrogênio no processo de respiração celular. B) o gás carbônico no processo de respiração

celular. C) o oxigênio no processo de respiração celular. respiração celular.

D) o ozônio no processo de

5) Cogumelos e orelhas-de-pau são fungos bastantes comuns. Na reprodução esses organismos geram células microscópicas chamadas A) sementes.

B) cistos.

C) esporos. D) soros.

6) Certos fungos microscópicos produzem uma substância pegajosa que recobre suas hifas. Protozoários e outros seres muito pequenos ficam presos a elas e servem de alimento ao fungo. Os seres presos são então digeridos pelo fungo estabelecendo assim entre os seres descritos e o fungo uma relação de: A) mutualismo. B) comensalismo. C) competição.

D) predatismo.

7) Os seres vivos que absorvem substâncias orgânicas de organismos mortos ou de resíduos desses organismos são classificados como A) sapróbios.

B) parasitas. C) predadores.

D) comensais.

8) O corpo de um fungo multicelular é formado por filamentos que recebem o nome de (1). O conjunto desses filamentos forma o (2), que constitui o corpo do fungo, entretanto essa estrutura não é considerada um tecido verdadeiro. Marque a alternativa que indica corretamente os nomes indicadas pelos números 1 e 2. a) 1- hifas; 2- micélio. b) 1- micélio; 2- hifas. c) 1- corpo de frutificação; 2- hifas. d) 1- micélio; 2- corpo de frutificação. 9) A parte comestível do cogumelo (champignon ) corresponde ao: a) micélio monocariótico do ascomiceto. b) corpo de frutificação do ascomiceto. c) micélio monocariótico do basidiomiceto. d) corpo de frutificação do basidiomiceto. e) sorédio do fungo. 10) Quanto a indivíduos do Reino Fungi podemos afirmar que: a) podem produzir antibióticos e fazer fotossíntese b) podem formar micorrizas e fazer fermentação c) são exclusivamente unicelulares e procariotos d) são autotróficos e pluricelulares e) são eucariotos e quimiossintéticos

ESTUDO DIRIGIDO VÍRUS 1– Os vírus foram detectados pela primeira vez por serem filtráveis. O que significa o termo filtrável e como essa propriedade auxiliou os pesquisadores na detecção dos vírus antes da invenção do microscópio eletrônico? Ser filtrável significa passar pelos pequenos poros de um filtro. Os vírus são unidades muito pequenas, um pesquisador queria descobrir qual era o agente etiológico da doença do tabaco, causada em plantas, então ele pegou a seiva de plantas doentes e filtrou em um filtro de porcelana para reter bactérias, após isso ele injetou a seiva filtrada em plantas sadias, pois achava que o agente etiológico tinha sido retido pelo filtro, as plantas sadias ficaram doentes, essa experiencia levou a outras que tinham a intenção de isolar o agente filtrante da doença. O vírus então passou a ser chamado se fluido contagioso e só a partir da década de 30 foi denominado vírus, palavra o latim que significa veneno. 2 – Por que os vírus são classificados como parasitas intracelulares obrigatórios?

Porque eles não são capazes de se reproduzir. Quando infectam uma célula eles injetam seu material genético que será inserido ao material genético da célula para ser replicado. 3 – Os vírus apresentam características estruturais simples. Responda o que é: a) vírion: forma infecciosa do vírus, partícula viral completa com presença de matéria genético (DNA ou RNA). b) capsídeo: envoltório proteico que envolve material genético. c) capsômero: subunidades proteicas que formam o capsídeo. d) envelope lipoprotéico: revestimento do capsídeo (nem todos possuem). e) material genético: DNA ou RNA que contém informação genética do vírus. 4 – Descreva e esquematize as quatro classes morfológicas dos vírus. Os vírus são classificados morfologicamente com base no formato de seu capsídeo. São classificados como: Helicoidais: capsídeo cilíndrico e oco, material genético apresenta disposição helicoidal. Poliédricos: capsídeo com forma de icosaedro. Envelopados: vírus que contém envelope envolvendo os capsídeos, os helicoidais e poliédricos podem ser envelopados. O envelope pode conter espículas de glicoproteínas. Complexos: apresenta estrutura complexa, com capsídeo e cauda (bainha contrátil e fibras proteicas) geralmente bacterianos denominados bacteriófagos ou fagos.

5 Vírus helicoidal



Vírus poliédrico

Vírus envelopado

Vírus complexo

Descreva os principais eventos de adsorção, penetração, decapsidação, replicação, maturação e liberação de um vírus envelopado. Adsorção: sítios de ancoragem presentes no envelope se ligam a sítios receptores complementares na superfície da célula hospedeira. Penetração: envelope se funde a membrana plasmática da célula hospedeira e libera o capsídeo no citoplasma. Vírus não envelopados entram por endocitose, ocorre a invaginação da membrana da célula e uma vesícula é formada contendo o vírus dentro. Decapsidação: consiste na separação do material genético do capsídeo, essa separação geralmente ocorre pela ação de enzimas lisossomais que degradam as proteínas do capsídeo. Replicação: síntese de moléculas de material genético a partir de uma fita molde. Maturação: organização dos capsídeos (montagem).

Liberação: no caso de vírus envelopados eles saem da célula por brotamento, os brotos são envolvidos pela membrana plasmática da célula. Em vírus não envelopado ocorre a lise celular. 6 – O que são espículas virais? Dê exemplos. Estruturas proeminentes ancoradas a superfície do envelope viral. São constituídas de glicoproteínas e lipídeos. Exemplos de espiculas são as neuraminidase e as hemaglutatinas. 7 – O que são bacteriófagos? Bacteriófagos são vírus complexos que infectam bactérias. 8- O que são infecções virais: a) latentes: agente etiológico não é detectável, expressão viral limitada e não há replicação viral. (inativo em célula hospedeira e só é ativo quando há um estímulo, como mudança na resposta imunológica). Não são mortais. b) persistentes: vírus permanece por longo período no hospedeiro e a doença se caracteriza por morte celular. São mortais. 9 – Conceitue: Ciclo lisogênico e Ciclo lítico de um bacteriófago. Ciclo lisogênico: no ciclo lisogênico, o fago insere seu material genético na bactéria, ele é incorporado ao material genético da bactéria, passa a se chamar profago e é passado para as próximas gerações da agora bactéria lisogênica, não há lise da bactéria. Porém, o profago pode ser separado do material cromossômico da bactéria entrar em ciclo lítico. Fago permanece latente. Ciclo lítico: após a injeção do material genético do fago ocorre a síntese de proteínas, para a formação dos capsídeos e novos DNAs viral são sintetizados e ocorre a maturação dos fagos e lise da bactéria. 10 - Os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores, uma vez que não são capazes de realizar atividades metabólicas fora de uma célula. Por essa razão, eles são chamados de: a) bacteriófagos. b) organismos metabolicamente inativos. c) parasitas intracelulares obrigatórios. d) parasitas intercelulares obrigatórios. e) inquilinos intercelulares. 11 - Os vírus são formados basicamente por moléculas de ácido nucleico, que pode ser DNA ou RNA, envoltas por proteínas. A capa de proteína que envolve o ácido nucleico é chamada de: a) Nucleocapsídio. b) Envelope viral. c) Interferon. d) Capsídeo. e) Capsômero. 12 - Sobre os vírus, é correta a afirmação: a) Todos os vírus têm DNA na sua constituição. b) Os vírus diferem dos seres vivos por serem acelulares. c) Não necessitam de outros organismos para sua reprodução. d) Não infectam células bacterianas. e) É considerado um ser unicelular. 13 - O HIV é um exemplo de vírus envelopado. Marque a alternativa que explica corretamente essa definição.

a) São vírus envolvidos por um envelope proteico. b) São vírus envolvidos por uma parede celular c) São vírus envolvidos por um envelope lipoproteico. d) São vírus com um envelope quitinoso. 14 - Como se denomina o tipo de vírus que ataca bactérias? a) Intracelular obrigatório. b) Bactericida. c) Bacteriose. 15 - Todos os vírus são constituídos por: a) DNA e proteínas. b) Aminoácidos e água. RNA. e) RNA e proteínas.

d) Bacteriófago.

c) Ácidos nucléicos e proteínas. d) DNA e

16 - A palavra célula, etimologicamente, vem de cela, que quer dizer pequena cavidade. Todos os organismos vivos são formados por células, à exceção dos(as):a) Fungos b) Bactérias c) Vírus d) Algas cianofíceas (azuis) e) protozoários. 17 - Alguém afirmou que os vírus: I. Só se reproduzem no interior de células vivas; II. Atacam somente células animais; III. Possuem DNA ou RNA como material genético. Assinale. a) se somente a frase I estiver correta. b) se somente a frase II estiver correta. c) se somente a frase III estiver correta. d) se as frases I e III estiverem corretas. e) se as frases II e III estiverem corretas. 18 – Sobre vírus assinale o que for correto. (01) o vírus é o único ser vivo acelular (02) seu material genético é exclusivamente o RNA (08) os vírus também causam várias doenças aos animais e às plantas. (16) os vírus não manifestam atividade vital fora da célula hospedeira. Soma = ( 1+8+16= 25 ) 19 – Indique em qual dos seres vivos, citados a seguir, o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA) não ocorrem em um mesmo indivíduo: a) bactéria b) protozoário c) vírus d) fungos e) algas 20 - Entre as características biológicas citadas a seguir, a única que pode ser encontrada nos vírus é um: a) programa genético específico que permite a reprodução de novos seres do mesmo tipo. b) processo metabólico que requer compostos nitrogenados e de carbono, incluindo os produzidos pelos autótrofos. c) maquinaria biológica que pode utilizar a energia armazenada em sua célula ou obtida dos alimentos. d) maquinaria biossintética para a síntese de proteínas. e) membrana celular que estabelece um limite e regula as trocas de matéria e energia. 21 - Assinale a alternativa correta a respeito dos vírus. a) Apresentam membrana plasmática envolvendo seu material interno. b) Sintetizam ácido nucléico e proteínas para a sua reprodução. c) Apresentam metabolismo próprio. d) Não sofrem mutação no seu material genético.

e) Possuem um único tipo de ácido nucléico que, dependendo do vírus, pode ser o DNA ou o RNA. 22 - Os itens I a VI apresentam, não necessariamente na seqüência, os passos pelos quais um vírus é replicado. I. replicação do RNA viral e síntese das proteínas do vírus. II. adsorção da capa do vírus com a membrana celular. III. maturação. IV. penetração. V. liberação do vírus da célula. VI. desnudamento Assinale a alternativa que apresenta todos esses passos na seqüência correta. a) II - IV - I - VI - III - V. b) VI - IV - I - III - V - II. c) II - VI - IV - III - I - V. d) V - II - I - IV - VI - III. e) II - IV - VI - I - III - V. 23 - Os vírus são entidades que só apresentam propriedades de vida quando estão no interior de células vivas. Fora delas, deixam de apresentar tais propriedades e podem até cristalizar-se, como os minerais. Os vírus são importantes agentes causadores de doenças humanas, dentre as quais podem apontar: a) AIDS, sarampo e difteria. ) sarampo, catapora e herpes. c) cólera, febre amarela e tétano. c) febre amarela, sarampo e tétano. e) disenteria bacilar, hanseníase e poliomielite. 24 - Relativamente aos vírus afirma-se, corretamente, que: a) No caso dos retrovírus, que causam diversos tipos de infecções, a enzima transcriptase reversa catalisará a transformação do DNA viral em RNA mensageiro. b) Em qualquer infecção viral, o ácido nucléico do vírus tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície das células, o que permite ao vírus reconhecer e atacar o tipo de célula adequado a hospedá-lo. c) No caso dos vírus que têm como material genético o DNA, este será transcrito em RNA mensageiro, que comandará a síntese de proteínas virais. d) Em qualquer infecção viral, é indispensável que o capsídeo permaneça intacto para que o ácido nucléico do vírus seja transcrito. e) Em todos os vírus que têm como material genético o RNA, este será capaz de se duplicar sem a necessidade de se transformar em DNA, originando várias cópias na célula hospedeira. 25 - Em relação aos vírus analise as proposições abaixo, e responda (F) falso ou (V) verdadeiro ( F ) São agentes infecciosos específicos de células animais. ( F ) Em laboratório, sobrevivem em meios de cultura artificiais. ( V ) Causam doenças, tais como: gripe, sarampo, catapora, varíola, poliomielite, herpes. ( V ) Crescem e se multiplicam apenas no interior das células que parasitam. ( F ) Sintetizam proteína, usando seus próprios ribossomos.

ESTUDO DIRIGIDO HEPATITES 1 – Conceitue: Hepatite: hepatite é qualquer inflamação do fígado causada por diferentes agentes. Os vírus são os principais agentes biológicos causadores de hepatite. Icterícia: acúmulo de bilirrubina no sangue causando uma cor amarelada esverdeada na pele, mucosa e olhos.
...


Similar Free PDFs