Exercícios para PI Sensação Percepção PDF

Title Exercícios para PI Sensação Percepção
Author Deborah Cruz Alves
Course psicologia geral
Institution Centro Universitário Celso Lisboa
Pages 4
File Size 43.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 49
Total Views 144

Summary

O objetivo central do trabalho foi analisar como o meio social universitário influencia o comportamento dos alunos em relação ao uso de drogas lícitas.

As investigações realizadas dizem respeito ao consumo de drogas lícitas nas áreas universitárias de Humanas e Saúde, com foco na fase...


Description

1- Como podemos construir o mundo exterior no interior de nós mesmos? R: Através da sensação que se transforma em percepção.

2- Como transformamos as sensações em percepções? R: Transmitimos o influxo nervo captado desde o órgão sensorial até os centros de decodificação, e interpretamos e damos sentido as sensações dos estímulos ambientais.

3- Como conhecemos o ambiente que nos cerca? R: Através dos sentidos.

4- Explique por que sensação e percepção não são um fato dado. R: Porque as pessoas não sentem e percebem de forma igual.

5- Você considera que o mundo existe exatamente como o percebemos? O que a Psicologia da Percepção fala sobre isso? R: Não. Cada um o percebe de uma maneira, cada um tem a sua forma de perceber o mundo.

6- Conforme a divisão didática apresentada, diferencie sensação de percepção. R: A sensação é uma ação imediata, fundamental e direta sem significado, enquanto a percepção é um conjunto de processos pelos quais selecionamos, organizamos, interpretamos e atribuímos sentido as sensações provenientes dos estímulos ambientais.

7- Por que é importante estudar sensação e percepção? R: Para trabalhar percepções errôneas, tratar deficiências sensório-perceptivas.

8- O que são receptores sensoriais? R: São estruturas responsáveis pela captação da energia do estímulo e sua conversão em sinal biológico.

9- Como funcionam os receptores sensoriais? R: Geralmente são terminações nervosas ou células epiteliais modificadas (conectada com um neurônio), que coletam a informação do meio e transmitem ao encéfalo, que interpreta e gera respostas adaptativas – fundamentais para a sobrevivência e integração ao ambiente em que vivemos.

10- Apresente os tipos de receptores e os sentidos a e eles correspondentes. R: Olhos: sentido da visão; Pele: sentido do tato; Ouvidos: sentidos da audição e do equilíbrio; Fossas nasais: sentido do olfato; Boca: sentido da gustação (paladar).

11- Explique o que é a “transdução sensorial”. R: É a capacidade de todo receptor sensorial de transformar a energia de um estímulo (que ocorre na membrana plasmática) em sinal biológico.

12- O que são quimiorrceptores? R: São receptores sensíveis a estimulação química – olfato.

12- O que são mecanorreceptores? R: São receptores sensíveis a estimulação mecânica – audição, tato, cinestésico e vestibular.

13- O que são termorreceptores? R: São receptores sensíveis a alterações de temperatura corporal.

14- O que são fotorreceptores? R: São receptores sensíveis às partículas de luz e fótons – visão.

15- O que são nocirreceptores? R: São receptores responsáveis pelas sensações dolorosas.

16- Explique como ocorre o mecanismo sensorial da audição (antes de chegar ao nervo auditivo). R: Quando as vibrações do ar chegam ao ouvido médio (tímpanos), encontram uma membrana que vibrará na mesma frequência das ondas. Os tímpanos farão com que as ondas sonoras passem para um meio líquido. Já no interior da Cóclea (que é oca), os mecanorreceptores vão converter, por transdução, o líquido vibrante em estímulos neurais. Esses serão encaminhados ao nervo auditivo e depois conduzidos ao córtex cerebral.

17- Explique como ocorre o mecanismo sensorial da olfação (antes de chegar ao nervo olfatório). R: As pequenas moléculas que se desprendem das substâncias e se dissolvem no ar são aspiradas, junto com o ar, pelos pulmões. Quando passam pelo nariz, tais moléculas entram em contato com o bulbo olfatório. Esse converte, pela transdução, as informações químicas em informações neurais, que são enviadas ao córtex olfativo.

18- Explique como ocorre o mecanismo sensorial da gustação (antes de chegar ao nervo gustativo). R: As estruturas que fazem a transdução química responsáveis pelo sabor são os receptores gustativos. Eles são encontrados na língua, em sua maioria, e em outras regiões da cavidade oral.

19- Qual órgão é responsável por nossa orientação espacial, equilíbrio e motricidade? R: Na parte superior à cóclea existe uma estrutura chamada aparelho vestibular. Ele é o órgão do equilíbrio e é muito importante para nossa orientação espacial, equilíbrio e motricidade. O aparelho vestibular tem células ciliadas que vibram com os movimentos da cabeça e do corpo.

20 – O que é psicofísica? R: É o estudo que trata a relação quantitativa entre o estímulo ambiental (dimensão física) e a experiência sensorial (dimensão psicológica). Além disso, mede os limites e a capacidade de diferenciação dos nossos sentidos, expressado as medidas em unidades físicas.

21- Explique o que é ‘limiar absoluto’. R: É o estimulo mínimo necessário para a detecção, compreendendo a distância do contínuo físico entre o valor zero (ausência) e o primeiro valor percebido pelo organismo.

22- O que é limiar terminal? R: É o estimulo máximo percebido.

23- O que é estimulo subliminar e estímulo supraliminar? R: É o estimulo anterior ao limiar absoluto, pois ainda não é captado. É o estimulo posterior ao limiar absoluto e anterior ao limiar terminal.

24- O que é limiar diferencial? R: É quando dois estímulos precisam diferir entre si para que provoquem sensações diferentes ou para que os percebamos como diferentes. Ou seja, é a menor diferença entre dois estímulos para que um deles seja distinguível do outro....


Similar Free PDFs