Fenicios - Resumo sobre os Fenícios PDF

Title Fenicios - Resumo sobre os Fenícios
Author Janaína Gomes
Course História Oriental
Institution Universidade Estadual da Paraíba
Pages 2
File Size 91.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 63
Total Views 137

Summary

Resumo sobre os Fenícios ...


Description

FENICIOS (Povo semita: composto por uma família de vários povos, que compartilham as mesmas origens culturais)

Localização: A Fenícia era uma estreita faixa de terra, limitada ao norte do Golfo de Issus situado além do Rio Eleutero, ao sul pelo Monte Carmelo, a leste pelo Mediterrâneo e a Oeste pela cadeia do Líbano. Devido aos seus montes elevados a via marítima tornou-se quase o único meio de comunicação. Fontes: O Antigo Testamento e os autores clássicos. As descobertas arqueológicas auxiliaram na ampliação dos conhecimentos, o principal acontecimento foi à descoberta da escrita cuneiforme. O país e o povo: Como a Fenícia estava dividida em setores isolados, a via marítima era quase o único meio de comunicação interna. Havia o cultivo de cereais, legumes e o linho e a criação de animais domésticos como: o asno, o boi, a ovelha, a cabra etc, o mar oferecia peixe em abundância. As principais cidades que desempenharam um papel relevante na história foram: Sídon, Tiro e Ugarit. Não sabemos exatamente a origem do povo fenício, sabe-se que eles faziam parte de uma vaga de povos semitas que se estabeleceram sucessivamente em Canaã. Portanto, não há dúvida que a etnia fenícia seja o semítico. Essa fusão com outros povos (egípcios, asiáticos, egeus e ainda autóctones) se deu bem cedo. Eles não se constituíam um povo heterogêneo (de natureza diferente) consideravam-se homogênios (da mesma natureza) apenas na origem semita, sob o ponto de vista racial; a origem cultural também possui semelhanças. História política: Como não constituíam potências militares, as cidades sofriam a influência dos grandes impérios que sucessivamente estenderam sua mão dominadora pelo Oriente.Egípcios,hititas,mesopotâmicos,persas e gregos mantiveram,em diferentes épocas,sob sua influência as cidades fenícias. 

Biblos (a palavra se refere ao livro, onde se produzia o papel, papiro): se caracteriza pelo comércio de madeira, que era extraído da floresta do Líbano, e a sujeição dos fenícios aos faraós. Após a invasão dos povos do mar,a milenar amizade entre Biblos e o Egito cai em franca decadência acompanhando o ritmo da queda do próprio império faraônico.Lembrando que o antigo porto fenício importava para a Ásia o papiro egípcio e sob forma de rolo se viu nascer aquilo que hoje chamamos livro e que os gregos chamaram,com razão,biblos.



As cidades fenícias estavam divididas em relação à política externa: Aradus,Simira e Sídor contra oEgito;Tiro e Biblos permaneciam fiéis aos faraós;Ugarit se aproximava dos hititas.



Ugarit:entrepostos comerciais(depósito de mercadorias,lugar de vendas exclusivas de determinados produtos).



Sídon: localizada abaixo de Biblos, oeste de Damasco, no litoral. Foi destruída na época da invasão dos hicsos. A decadência do Egito e a queda do Império Hitita contribuem para que a cidade fenícia atinja um elevado grau de progresso recolhendo os remanescentes da talassocracia

(estado cujo poder reside especialmente no domínio marítimo).



Tiro; localizado ao sul de Sídon,norte de Samaria,sua fundação se efetuou em 2750 a.C.O Antigo Testamento, os textos assírios e Flávio Josefo são fontes preciosas que nos informam sobre os grandes acontecimentos da história de Tiro.Os reis hereditários Hirão I e Itobaal I(Salomão)possuíam uma relação de amizade.Hirão I cedia materiais de construções,arquitetos,operários,dinheiro e em troca recebeu vinte cidadezinhas da Galiléia.

Estrutura político-social As cidades fenícias tiveram regimes políticos que podemos classificar como monarquias hereditárias. O rei, ás vezes, era senhor absoluto, outras vezes, era controlado pelo conselho de anciões e por magistrados. A influência do clero foi utilizada, ás vezes, para o controle do poderá população rural vivia sob rigorosa opressão,os lavradores só eram parceiros,felás(camponeses que trabalhavam naconstrução de obras públicas, no transportes, etc),e tinham que entregar ao Estado ou aos antigo cidadãos q quarta parte dos produtos e,em tempos difíceis,até a metade.

Vida econômica 

Agricultura: atividades agrícolas, estendendo-as desde as planícies aos terraços da encosta da serra; as culturas arbústeas (palmeiras, videiras, oliveiras etc); a criação e exploração das florestas; fornecia madeira para a fabricação de navios e para exportação.



Indústria: de vinho, azeite, púrpura.



Navegação e comércio: os fenícios eram caracterizados como navegantes e comerciantes .A situação geográfica da Fenícia favoreceu a seus habitantes a condição de navegantes.Além de possuírem barcos mercantes,os mesmos barcos serviam como barcos de guerras.

O alfabeto Não se sabe a origem do alfabeto fenício, era constituído por 22 consoantes. As escritas eram consonânticas, isto é, formado apenas por consoantes.O alfabeto fenício deu origem,por intermedio dos gregos,ás escritas mais importantes usadas no Ocidente. Literatura, artes e ciências 

Literatura:os fenícios,devido a influencia egípcia,escreviam em papiros.Porém,devido a umidade do clima fenício,não resistiram a destruição.



As artes:os principais monumentos da arquitetura foram os templos,os palácios e as fortalezas.A escultura estava representada nas divindades em pedra,em cerâmica e baixos-relevos.

Religião 

Politeísta, acreditavam em vários deuses; adoravam os astros e as forças da natureza. Cada cidade tinha seus próprios deuses, mais todos adoravam tanto o Sol quanto a Lua. Acreditavam na vida pós-morte, mumificavam pelo menos os cadáveres das pessoas importantes....


Similar Free PDFs