Resumo sobre os principais sociólogos PDF

Title Resumo sobre os principais sociólogos
Author Rodrigo Miranda Cabelli
Course Introdução À Sociologia
Institution Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Pages 5
File Size 122.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 20
Total Views 142

Summary

Resumo sobre os principais pensadores de Introdução à Sociologia, entre eles Karl Marx, Webber e Durkheim....


Description

RESUMAÇO Entre os grandes pensadores podemos citar: Karl Marx, que procurava compreender o homem e as influencias do mundo material para esse por meio de estudos históricos. O processo de consolidação da sociologia como disciplina foi iniciado pelos estudos e obras de Émile Durkheim e Max Weber. Durkheim acreditava ser necessário descobrir novas fontes de solidariedade e de consenso entre os membros da sociedade para fortalecer sua coesão. Durkheim foi um liberal democrata disposto a levar à frente os ideais revolucionários de 1789. Nesse sentido, deu continuidade à ideia comtiana de instituir uma religião de cunho secular, fundada em princípios morais que poderiam revigorar a sociedade moderna. O positivismo foi a corrente de pensamento que teve maior influência sobre seu método de investigação. Weber viveu em meio a uma Alemanha fraca politicamente e economicamente,tem uma atitude resignada diante desses processos que considera inevitáveis e inerentes à evolução do dito sistema. É o chamado “anti-capitalismo romântico” que marca de forma definitiva seu pensamento. Em suma, foi a partir da obra realizada sobretudo por Marx, Durkheim e Weber que a Sociologia moderna se configurou como um campo de conhecimento com métodos e objeto próprios. Valores e instituições que antes eram considerados de um ponto de vista supra-histórico passam a ser entendidos como frutos da interação humana. Assim, a Sociologia revelava a dimensão temporal de fenômenos e dispunha-se, mesmo, a interferir no seu curso aparentemente autônomo.

P1

1) Explique como se conforma a estrutura de classes em Marx e que impactos políticos tem esta organização. A estrutura de classes em Marx se dá de forma bem definida. Com base em seus estudos dos aspectos econômicos, Marx divide as duas classes entre a classe que explora, a burguesia, detentora dos meios de produção, e a classe explorada, o proletariado que oferece sua força de trabalho. Marcando uma linha bem espessa entre as camadas sociais. A relação entre essas classes é antagônica, resultando em um conflito entre elas. Para Marx, a maneira de lidar com tal conflito é a revolução. .

Marx propõe, nesse sentido, um esquema de mudanças por meio de conflitos de classe,

criando um choque entre princípios e opositores de tal. A ascensão de uma nova classe ao poder gera um período de relativa estabilidade, fazendo com que essa disputa seja um ciclo que por muitas vezes é benéfico. Com base nesse pensamento, Marx analisa que as mudanças históricas operadas pela sociedade burguesa culminarão na subida ao poder da classe trabalhadora, sendo a alienação o maior obstáculo para o processo. A disputa das classes pelo poder era necessária para a dissolução do sistema capitalista e uma futura implementação da ideologia socialista na sociedade. O socialismo marxista serviu de base para diversos movimentos e revoluções que buscavam quebrar com alguma ideologia dominante. Podemos citar como exemplo as revoluções russa, chinesa e cubana. Tendo seus reflexos inclusive na sociedade moderna. Conhecido como “pai do socialismo”, tem sua linha de pensamento presente em muitos até hoje, tendo a política socialista já feito parte de inúmeros governos (mesmo que a maioria não adotasse a fundo as ideologias marxistas levavam nessas uma significável base de pensamento), permanecendo viva até os dias atuais.

2) Explique a importância da variável "moral" na sociologia Durkheimiana. Dê exemplos. A moral é a regra social para Durkheim, é a partir dela que os indivíduos se mobilizam. Durkheim acreditava ser necessário descobrir novas fontes de solidariedade e de consenso entre os membros da sociedade para fortalecer sua coesão. Durkheim foi um liberal democrata disposto a levar à frente os ideais revolucionários de 1789. Durkheim estudou sobre a coerção social, onde existe uma reparação para os indivíduos desviante para que o indivíduo volte para a sociedade solidária e coesa. Para ele a solidariedade social é responsável pela coesão e quanto mais a consciência coletiva maior será a coesão, pois os indivíduos permanecerão uniformes e sem grandes desvios,deixando a sociedade organizada e solidária. A regra moral, para o sociólogo, implica a noção de dever e é um fato social que por sua vez só existe através de instituições e é tudo o que a sociedade produz. As crenças e práticas são impostas os indivíduos e agem sobre eles a partir do exterior, do coletivo. A moral coletiva para Durkheim constrói a moral individual. Para Durkheim, a moral é essencial e rege a sociedade, atuando de forma controladora na ordem social. Assumindo um cunho reparador. Quando alguém decide se desviar dessa coerção é levado a um julgamento moral na tentativa de reparação do seu erro. Sem a moral, a sociedade tende a viver um cenário caótico. Se algum indivíduo se desviar será levado a uma situação reparadora,para depois,então, voltar ao convívio social. Exemplos de tal situação são casos religiosos nos quais a pessoa desviante pode se arrepender de seus pecados perante a Deus e levar uma vida digna ou o sistema carcerário que retira o infrator da sociedade por determinado tempo de acordo com seu crime na busca por recuperá-lo.

3)Em que Weber se diferencia dos outros teóricos? Aponte discordâncias epistemológicas, conceituais e metodológicas. Durkheim tem sua base no ideal funcionalista (a sociedade é um organismo que funciona como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver) com grande base no positivismo e Karl Marx ,por meio da luta de classes, acredita na necessidade de revolução por meio de dois grupos sociais conflitantes se alternando no poder com o objetivo de diminuir a exploração, até a formação de uma sociedade sem classes. Weber tem um pensamento de que a sociedade não pode funcionar de maneira tão harmoniosa como a base funcionalista e positivista crê e nem que a sociedade está a beira do caos tal como Karl Marx disse em suas obra sendo assim um intermediário entre os dois extremos. (esse conceito tá mt bom segundo a Mani) Tanto Marx quanto Weber tinham como objeto de estudo classes sociais e desigualdades para analisar a sociedade, entretanto Max Weber aborda o assunto de forma distinta a Marx. Enquanto Marx faz sua análise baseado nos meios de produção e no sistema capitalista como um todo, Weber considerava que as classes se baseavam em três fatores distintos : riqueza, poder e prestígio. Weber tinha um caráter muito mais conservador em comparação a Marx. Enquanto Marx considerava uma sociedade conflitante dividida em duas classes(burguesia e proletariado) , Weber acreditava em uma sociedade com diversas camadas sociais em fatores que vão muito além do material, analisando assim a sociedade moderna. Durkheim acreditava que para uma observação objetiva era necessário afastar-se dos objetos estudados, ele tratava os fatos sociais como coisas. O método de Marx é baseado na dialética histórica, ou seja, a análise dele era formulada a partir de uma síntese entre idéias contraditórias, era formulado uma tese e consequentemente uma antítese, a síntese era a teoria social de marx. A teoria de Marx era considerada revolucionária, e suas teorias eram formuladas a partir da compreensão da sociedade como um fenômeno econômico. Weber buscava compreender a sociedade a partir da interpretação do produto gerado pelas relações individuais, ele criou o conceito de tipo ideal. Este conceito era utilizado pelo teórico como objeto de comparação. Karl Marx busca analisar o indivíduo de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem sua existência em grupo. Durkheim busca realizar sua análise com o conceito de fato social, baseado nos ideais de coerção social, exterioridade e generalização. Esses fatos sociais já são exteriores ao indivíduo e introjetados em tais de forma muitas vezes imperceptível. Tendo assim a sociedade um grande controle sobre as pessoas, tal como vemos em seus estudos sobre o suicídio. Já Weber se baseia no pensamento de ação social, com uma

necessidade de atitude individual muito maior. Ações sociais são aquelas que se tomam a partir de sua raiz, do seu sentimento, a partir de outra ação da sociedade, mas com o consenso da pessoa. A pessoa é influenciada pelo seu meio mas parte dela própria o caráter decisivo em suas escolhas. A principal critica de Weber é a respeito da obra de Marx, ele criticava a polarização das ideias referentes a organização social. Marx apresentava a sociedade dividida em dois grupo opostos, proprietários dos meios de produção e proletariado, enquanto Weber defenderá a pirâmide dividida em estamentos, ou seja não há uma polarização e nem sempre a relação será conflituosa. A classe se reflete no estilo de vida social e não pode ser atribuída, ela será a identidade de um grupo. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ANTROPÓLOGOS E SUAS LINHAGENS a antropologia tem sua base na cultura. Dividindo esse conceito em dois : popular e cotidiano. Antropologia pode ser dividida em tres fases. A 1a (levy straus) qd a antropologia tomava como objeto alogo mais especifico, local ( com. Indigenas) na 2a fase o objeto é mais urbano( mov hip hop, pixaçoes, questoes de moradia) uma fase mt mais geral e em uma terceira fase tenta formar o q se chama de tentativa de síntese, aproximando o local do geral, urbano do rural e etc... tendo os movimentos coisas em comum mas tambem suas especificidades. Tendo por mts vezes com isso uma reinvenção da tradição. Estruturalismo X nativos 1a fase- cria regras gerais (estruturalista- culturalmente falando) 2a fase- critica da primeira, por não ir a campo para entender a cultura estudada. Tem q ir a campo, aprender a língua e adquirir tecnicas de introducao na cultura. Mudando assim a metodologia. A metodologia classica da antropologia e a etnografia, a etnologia anteriormente n tinha base teorica. Antropologo necessita de busca tratar as especifidades. Acreditando em manipulação e construção de fato e disputa por poder.----> relativismo cultural. Relativismo cultural- valoriza a visão do outro, relativizando concepçoes e demostrando q n existe um pensamento absoluto e cada grupo tem seu pensamento específico. Criticando julgamentos Alteridade- diminui a distância entre entrevistador e entrevistado, sujeito e objeto. Buscando compreender o outro. Diferença não é a mesma coisa que desigualdade. Conjunturalismo (contextualismo)-> oposição ao estruturalismo, indivíduos não estão se posicionado em determinada cultura, dependendo de localidades e questoes especificas (como tipo de sociedade e cultura) a cultura se expresssa de formas diferentes. Lutando assim, contra os preconceitos. Métodos de pesquisa Pesquisa de campo-Tem q ir a campo, aprender a língua e adquirir tecnicas de introducao na cultura.voce observa o contexto local percebe-se que o contexto pode alterar a estrutura condicionando situações. Enfraquecendo o pensamento de estruturalismo.

Etnografia e observação participante Etnografia pode ser descritiva e de análise. ETNOCENTRISMO 1a def- é uma visão do mundo onde nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e tds outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. 2a def- etnocentrismo passa exatamente por um julgamento de valor da cultura do “outro” nos termos da cultura do grupo do “eu”.

No plano intelectual : pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença No plano afetivo: como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc... antropologia critica o pensamento etnocentrista pois este não parte de relativismo cultural no qual buscamos nos aproximar do outro. Origem do etnocentrismo (olhar gráfico)-> nasce da constatação da diferença entre o eu e o outro. ETNOCENTRISMO E O TRATAMENTO À DIFERENÇA Atitudes cordias(questão é relativa) e/ou violentas 3 papeis do indio na historia do brasil ( olhar a foto) Etnocentrismo X Relativismo ( olhar a foto) O ato não deve ser visto em uma dimensão absoluta mas sim no contexto que este acontece, valorizando a relatividade das situações. Ver o conceito de relativizar. Pessoas devem ir além do olhar. Não transformar a diferença em hierarquia....


Similar Free PDFs