Geografia - Meios de Transporte e de Comunicação PDF

Title Geografia - Meios de Transporte e de Comunicação
Author Lvcas Palomanes
Course Geografia Política
Institution Universidade Estácio de Sá
Pages 2
File Size 91.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 77
Total Views 127

Summary

Geografia - Meios de Transporte e de Comunicação...


Description

4. Sobre as hidrovias: quais tipos, o que escoam/transportam e qual a importância socioeconômica delas? Tipos: 

 

Marítimas: quando o transporte ocorre sobre mares e oceanos. Pode ser entre portos do mesmo país (cabotagem) ou internacionais (longo curso); Fluviais: quando ocorre nos rios; Lacustre: quando ocorre em lagos em lagoas.

Podem ser usadas tanto para o transporte de pessoas, quanto de cargas. O transporte hidroviário é importante socioeconomicamente pois é amplamente utilizado devido ao seu baixo custo, tanto de manutenção, o que ajuda na melhoria do valor comercial dos produtos, tornando-os mais competitivos.

5. Qual a importância do transporte aéreo e dutoviário no Brasil? O transporte aéreo é muito importante no Brasil pois gera muitos empregos e é responsável por grande parte do PIB do país, além de ser o meio de transporte de longa distância mais rápido disponível. É mais utilizado para o transporte de passageiros do que de cargas, devido ao seu alto custo e limitação de volume. O barateamento dos preços das passagens foi um importante fator para tal, pois com o passar do tempo, as viagens por vias aéreas tornaram-se mais acessíveis, o que auxiliou ainda mais a expansão do setor. Já o transporte dutoviário é utilizado para o transporte de combustíveis, podendo estes ser: gases (gasodutos), derivados e não derivados do petróleo (oleodutos), minérios (minerodutos), carvão mineral (carbodutos) e outros produtos, como água, cerveja, vinho, etc. (polidutos). Possui as vantagens de funcionar 24 horas por dia e a não necessidade de embalagens para o transporte, ao custo de uma baixa flexibilidade de destinos e ser um transporte lento, com velocidade de 2 a 8 km/h. Surgiu no Brasil na década de 50, sendo pouco utilizado em relação a outros meios. Segundo a ANTT, 60% dos transportes são rodoviários, 20% ferroviários, 13% hidroviários e apenas 4% dutoviários.

6. Pesquise sobre a Escola de Frankfurt, os mass media, e exponha uma crítica aos sistemas de: a) TV nacional, jornalismo e carga cultural difundidos; A televisão, devido ao seu amplo público e extrema difusão ao longo não só do território nacional, mas do planeta, se tornou um dos principais meios de comunicação e informação da população (apesar de atualmente vir perdendo essa posição para a internet), sendo em muitos casos o único meio acessível por parte da população. Isso traz consigo consequências no mínimo preocupantes, pois a TV se torna não mais apenas uma mera forma de

informar a população, mas sim de controlá-la, tanto por meio do jornalismo em si, quanto por meio de objetos culturais, como novelas, filmes e até conteúdo infantil. b) Rádios – músicas e política; Assim como a televisão vem sendo o maior meio de comunicação e informação da atualidade, as rádios já cumpriram esse papel, e continuam ainda hoje importantes, pois muitas pessoas escutam no trânsito ou quando estão na rua, por exemplo. A rádio, assim como a televisão, tem o poder de manipular o senso comum e o pensamento geral da massa tanto por meio do jornalismo, quanto pelo meio cultural, neste último caso sendo utilizadas as músicas para tal. Isso se percebe nas letras de diversas músicas, que geralmente fazem críticas, implícita ou explicitamente, aos diversos aspectos sociais do meio, tanto o papel dos governos quanto do próprio sistema político e econômico. c) Internet, interação social e Fake News A internet, que como citado no item A, vem ‘roubando’ o papel informativo e comunicativo da televisão, também traz consigo seus próprios métodos de manipulação, sendo estes: as fake news, que trata da criação e divulgação de notícias falsas por meio da rede, muitas vezes utilizadas para manipular a opinião da população mais desinformada sobre determinado assunto, apesar de às vezes serem divulgadas apenas para fins cômicos, como é o caso de sites como o Sensacionalista; e o controle da interação dos usuários dentro da rede, muitas vezes por meio de algoritmos, como o do Facebook, que criam bolhas sociais ao sugerir apenas conteúdo com o qual o usuário tende a concordar. Esses fatores são muito importantes pois, por meio destes é possível controlar o pensamento da população, podendo até influenciar eleições, como ocorreu em 2016 nos Estados Unidos. Porém, devido à fragmentação da rede, isto é, a ausência de um controle central, é muito difícil combater essas situações, o que torna muito importante a conscientização da população e o incentivo à pesquisa, de forma que as pessoas passem a pesquisar mais sobre os assuntos ao invés de somente compartilhar aquilo com o que concordam, muitas vezes sem nem verificar a veracidade dos fatos. Cada item desta questão com no mínimo 5 linhas....


Similar Free PDFs