História 2 - Quilombos, reinado de Elizabeth I, imigrantes europeus, constituição de 1824 PDF

Title História 2 - Quilombos, reinado de Elizabeth I, imigrantes europeus, constituição de 1824
Course História Do Pensamento Geográfico
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Pages 3
File Size 49.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 77
Total Views 122

Summary

Quilombos, reinado de Elizabeth I, imigrantes europeus, constituição de 1824...


Description

Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Baiano Disciplina: História

1- Onde os povos quilombolas se agrupam? () São Paulo ( ) Pernambuco ( ) Região Norte () Os povos quilombolas não se agrupam em uma região específica.

Resposta: (X) Os povos quilombolas não se agrupam em uma região específica.

A princípio os quilombos eram locais onde os escravos fugidos se refugiavam, eles também se ajudavam para ajudar outros escravos a fugir, esses locais tendiam a ser escondidos, para não serem achados com facilidade pelos senhores que os capturava.

2- Durante o reinado de Elizabeth I ocorreu o enriquecimento da burguesia, da pequena nobreza rural, a gentry, e dos pequenos proprietários rurais denominados yeomen. Esse fator desenvolveu a agricultura comercial que levou a criação da chamada Lei dos Cercamentos. 1. Aponte uma das consequências resultantes das Leis de cercamentos.

Resposta: Serviram assim de mão de obra barata para a rápida expansão da industrialização na Inglaterra, que começou ainda no final do Século XVIII, tendo sido o país pioneiro neste processo. Esta "transformação" do campesinato em proletariado industrial trouxe muitas riquezas para o país, que tornou-se, por pouco mais de um século, o "coração industrial" do mundo.

3- No contexto histórico descrito, qual foi a ação política praticada por Luiz Gama? A criação do direito escravista.

A defesa da república militar.

A defesa da sociedade socialista.

A liderança do movimento abolicionista.

A participação no Partido Conservador.

Resposta: A sua atuação serviu de base então para a difusão da concepção da luta legal contra a escravidão, que foi uma das muitas "caras" do movimento abolicionista no Brasil. Buscava-se aplicar as leis que foram desenvolvidas antes da Lei Áurea, como a do Ventre Livre e dos Sexagenários, e que muitas vezes eram desrespeitadas pelos senhores de escravos.

4- A chegada dos imigrantes europeus a partir do final da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945) e sua instalação nas lavouras de café do oeste paulista, propiciaram o surgimento de: a) Protestos em todo o país, que culminaram no direito ao sufrágio universal e a centralização do poder na esfera federal. b) A quebra da Bolsa de Nova York em 1922, com a divisão dos grandes latifúndios e a bancarrota dos antigos barões do café. c) Um recrudescimento das revoltas camponesas em favor da reforma agrária no Vale do Paraíba e a desvalorização dos commodities. d) O término do período das oligarquias e a instauração da Nova República, além da criação da CLT, que garantiu direitos trabalhistas ainda hoje em voga. e) A urbanização da cidade de São Paulo e a transformação desta em uma cidade fabril, diversificando a economia, anteriormente pautada na agricultura

resposta: É correta a alternativa E, de modo que os imigrantes europeus trouxeram consigo experiência de trabalho nas fábricas europeias e eram grande parte dos primeiros trabalhadores nas fábricas brasileiras.

Além da mão de obra, muitos estrangeiros forneciam também capital para a expansão industrial no Brasil, sendo algumas das famílias mais historicamente relevantes na industrialização de São Paulo famílias imigrantes europeias como os Matarazzo.

5- Na Constituição de 1824 se refere a qual órgão governamental do período imperial brasileiro A assembleia geral B câmeras de deputados C câmeras de senadores D conheço nacional E conselho geral

Resposta: Diferente do sistema político brasileiro atual, contudo, que estabelece liberdade e independência para todos os poderes políticos (ou seja, o Legislativo, Judiciário e o Executivo), pela Constituição de 1824 a Assembleia Geral só poderia funcionar mediante autorização do Poder Moderador, exclusivo do Imperador, podendo ser este "Congresso" dissolvido se fosse visto como um "obstáculo" para o Imperador....


Similar Free PDFs