História 3 - políticas imigratórias, etc PDF

Title História 3 - políticas imigratórias, etc
Course História Do Pensamento Geográfico
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Pages 2
File Size 46.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 13
Total Views 134

Summary

políticas imigratórias, etc...


Description

Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Baiano Disciplina: História

1- Os acontecimentos historicos possuem somente uma explicação? Justifique sua resposta utilizando como referencia a interpretação da imagem a seguir.

Resposta: Isto não quer dizer que "qualquer coisa" possa ser História ou que qualquer interpretação possa ser considerada como válida, já que só se pode fazer História a partir de fontes e respeitando estas fontes. Apenas significa que um mesmo vestígio do passado pode ser interpretado de mais de um modo, sendo a História de algo tão mais adequada quanto mais vestígios (ou seja, fontes históricas) forem usadas para desenvolvê-la.

2- Qual era o impacto da permanência dos seres humanos caçadores-coletores no meio natural que habitavam *

Resposta: Diferente do modelo de ocupação fixa, sedentarizado, este esgotamento não era permanente, de modo que, depois de um tempo, os ciclos naturais restabeleciam os recursos naquela região. Deste modo podemos dizer que o impacto era pequeno a longo prazo, já que não havia uma devastação ambiental total, apenas um esgotamento superficial dos recursos.

3- Explique quais fatores propiciaram a disseminação das ideias reformadoras na Europa, nos séculos XV e XVI, apesar do enorme poder da Igreja católica nesse período

Resposta: A prensa de tipos móveis, introduzida na Europa no início do Século XVI, tornou muito mais rápido e barato produzir material escrito, sendo muito mais difícil ao Estado censurar estas ideias. Isto, associado com a insatisfação da alta burguesia e de setores da Nobreza com a intromissão da Igreja Católica nos "seus assuntos", como, por exemplo, a proibição da prática da Usura por parte da Igreja, fez com que estas ideias revolucionárias recebessem apoio e estas pessoas fossem protegidas.

4- Quais fatores contribuíram sobre o fim dos impérios africanos?

Resposta: Houve três momentos distintos e marcados pelo forte expansionismo na África. O primeiro deles o romano, que acabou, por exemplo, com a independência do Egito, o segundo islâmico, que islamizou a porção norte do continente e ali estabeleceu Estados governados pelas minorias árabes e a expansão europeia no Século XIX. Nos três casos a invasão de estrangeiros melhor equipados fez com que a independência destes povos fosse suprimida.

5- As controvérsias geradas pelas políticas imigratórias durante o Periodo Imperial associam-se à (A) questão da conservação ambiental, considerando que esses trabalhadores europeus não tinham cuidado em preservar a diversidade brasileira, (B) presença constante de abusos nas relações de trabalho que, em grande parte, estavam ligadas ao endividamento antecipado desses imigrantes, (C) facilidade que esses trabalhadores tiveram, assim como os escravos libertos, em adquirir propriedades voltadas para a produção de subsistencia, o (D) capacidade de gerar postos de emprego para imigrantes estrangeiros, enquanto a mão de obra nacional era especializada e estava desempregada, (E) construção de estradas de ferro pelo Brasil por meio de financiamentos ingleses, que tinham como objetivo exclusivo atender aos imigrantes estrangeiros,

resposta: É correta a alternativa B, já que os imigrantes europeus vinham atraídos pela propaganda oficial do Império, que "pintava" o Brasil como uma terra de maravilhas e oportunidades, o que não era verdade.

Alguns imigrantes chegavam a produzir livros e outros materiais escritos que buscavam denunciar as falsidades da propaganda oficial e "avisar" aos demais imigrantes que não viessem para o Brasil. Também eram comuns as greves e a formação de grupos políticos com forte participação de imigrantes tanto na zona rural quanto na área urbana....


Similar Free PDFs