HTP - Técnica projetiva de desenho PDF

Title HTP - Técnica projetiva de desenho
Author Antonio dutra
Course PSICOLOGIA GERAL (PAC-20/PEP-20/PSI-20)
Institution Universidade Estadual de Londrina
Pages 4
File Size 66.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 65
Total Views 126

Summary

HTP - Técnica projetiva de desenho...


Description

HTP - Técnica projetiva de desenho Relatório O teste HTP é um teste projetivo iniciando em duas etapas, a não verbal e criativa e não estruturado, e a segunda etapa consiste em um desenho bem estruturado. Este teste é recomendável para crianças acima de oito anos de idade, assim correlacionando as características dos desenhos com todos os individuo, são desenhos projetivos buscando do indivíduo um conteúdo escondido por meio de traços dos desenhos realizados no teste. Os materiais utilizados no teste foram folhas em branco e lápis verde. Os desenhos como a casa, arvore, pessoa, família e sexo oposto trouxeram características similares entre elas, foram traços de angustia e melancolia. Traz consigo algo desesperador que busca encontrar em suas emoções a paz e o sentido de algo. No desenho da pessoa e o sexo oposto obtiveram traços similares como uma expressão corporal e fácil de angustia e medo, os dois desenhos estão sob a falta de membros inferiores como os pés e pernas. Nos desenhos citados da pessoa e sexo oposto se caracterizam por sentimento de abandono, culpa e sofrimento assim relata o sujeito. Contudo, o desenho da casa esta correlacionado por características de sofrimento e desesperança como cita nas respostas feitas no teste. - Desenho da árvore O desenho da arvore possui todos os compartimentos sendo eles: raiz, tronco, folhas e frutos. Ela foi desenhada com um lápis preto e sem cores. A árvore esta localizada no meio da folha mais para esquerda e no meio de um deserto, mostrando uma queda de frutos e folhas por toda sua raiz e chão, esta árvore é a representatividade de uma mulher, E sua idade é de 24 anos, sua raiz é bem extensa e seus frutos caídos a ela, em volta da arvore obtém um pasto com flores caídas e frutos. O sujeito associa a arvore a seus conflitos internos de seu passado, nota se uma grande desesperança, embora o sujeito relata que esta arvore está seca e sem vida assim associando a si mesmo no desenho com sua fase de luto. Entretanto o sujeito se coloca se no lugar da arvore passando seu sentimento de perca e insegurança. Interpretação Dentro do questionário de 23 perguntas sobre este desenho, é relatada a falta do eu, a busca por ajuda em seu sofrimento, sua afetividade afetada por eventos traumáticos. Por sua localização esta para esquerda ela traz algo desesperador, uma característica de preocupação e medo. Este modelo de arvore apresenta obsessão pelo passado e impulsividade, ansiedade e sofrimento.

Desenho da pessoa Este desenho foi realizado sem cores, a representação é uma mulher de 24 anos que estava pensando no término de seu namoro, Traz o sentimento de perca em seu passado. A pessoa esta sob a falta de membros inferiores, e trazendo uma característica de melancolia em suas lagrimas caindo em sua face, uma sensação de desesperança e isolamento, em sua volta obtém traços por toda a folha, ela esta segurando um balão estourado, no desenho é possível observar um símbolo do seu coração excluído dentro de si mesmo. Seus cabelos molhados e seu olhar abafado aos prantos de sua melancolia e por um grande conflito dentro de seus sentimentos e pensamentos. Sua mão aberta com unhas médias e de estatura media a pessoa não obtém seios o desenho localiza se no meio da folha. O desenho foi feito a lápis preto e sem cores em volta. Neste desenho não possui a imagem dos dentes e seus olhos buscam olhar para o chão, ela não possuem nariz e suas roupas possuem botões e juntamente com ela uma saia longa sem final. Interpretando este desenho de forma geral, esta pessoa traz características de preocupações, a inibição, o sentimento de perca e abandono, ansiedade e reprimindo seu conteúdo interno. Seus olhos fechados trazem conteúdo de sofrimento e a perda de alguém.

- Desenho da casa A casa esta localizada no meio da folha possui chaminé, janela, porta fechada, e é feita de palha e não tem andar. Ela tem uma chaminé e esta casa desenhada representa algo próprio do individuo sendo o sonho de seu futuro modelo de casa, nesta casa só possui um quarto pra toda ela. Do lado da casa possui uma pequena estrada de terra com alguns carros, na janela da casa obtém uma vela acesa e uma pessoa no canto de cabeça baixa e triste. Esta janela encontra se aberta e sem vidros e não possui cortinas. A casa está bastante longe do lugar desenhado, dentro dela encontra se uma infância perdida a procura de paz e sossego, relata o individuo. Contudo nesta casa não tem o chão, ela esta sem sua estrutura. O individuo relata que dentro da casa não existe alegria, ao contrario disso existe muita tristeza e angustia, sua raiz é formada por complexos do passado que estão enraizados nela. A época do ano que se encontra a casa é inverno a 8 graus de temperatura e no meio do ano. O individuo relata que a família encontrada nesta casa é algo mal resolvido entre eles. O lugar favorito da casa é a sala é onde encontra abrigo e proteção. O individuo relata que dentro desta casa não existe respeito e nem empatia. Interpretando este desenho da casa A chaminé representa algo sexual, a fumaça da chaminé traz conflitos para dentro da casa, onde a família mora. O telhado representa desconfiança, pois são traços de linhas retas, as paredes com pouca estrutura mostra uma luta com o ego e seus próprios limites. A localização dela é distante do ponto de partida, ou seja, é caracterizado por sentimentos de rejeição. E conflitos dentro do âmbito do lar.

- Desenho da família O desenho da família é composto por seis integrantes, sendo eles pessoas desconhecidas procurando algo para se reestruturar em suas raízes primarias como a relação mãe bebe, a figura da família aparece sem olhos, boca, nariz e sobrancelhas. E sem membros inferiores, os braços estão abertos e sem unhas para todos os integrantes da família. Contudo este desenho traz sua complexidade em detalhes escondidos. O individuo traz um modelo de família fora do âmbito de seu convívio traz consigo alguns membros que ela gostaria que voltassem em sua cultura e sua vivencia. Neste requisito são os seus pais, Irmã mais velha, ela e um irmão que não faz parte desta família, pois ela almeja dessa ausência que é do seu suposto irmão protetor e acolhedor....


Similar Free PDFs