Mapa mental sobre replicação do DNA PDF

Title Mapa mental sobre replicação do DNA
Author Marcelo Brandt
Course Genética Geral
Institution Universidade Federal Rural de Pernambuco
Pages 2
File Size 150.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 117
Total Views 155

Summary

mapa mental sobre Replicação do DNA de acordo com a aula do prof. Martin Alejandro Montes....


Description

através de um experimento com o isótopo do nitrogênio (15N), concluiu-se que a replicação ocorria de forma semiconservativa. Os pesquisadores analisaram os pesos moleculares das moléculas de DNA recémsintetizadas e observaram que as novas cadeias apresentavam pesos correspondentes a uma replicação semiconservativa (uma fita pesada e uma fita leve).

Se imaginavam 3 possibilidades para os tipos de replicação: conservativa, semiconservativa e dispersiva. Foi definido através do experimento de meselson e stahl que a forma correta é a replicação semiconservativa.

Experimento de Meselson e Stahl

Origem de replicação: regiões onde se inicia a duplicação de DNA. Procariontes = uma origem; Eucariontes = Vários elementos SRA (sequências de replicação autônomas)

Replicação Semiconservativa

Cada nova molécula é composta por uma fita parental e uma fita recém-sintetizada: configurando a replicação semiconservativa.

Processo de Replicação

Ocorre de forma simultânea e ordenada.

Formação da Forquilha de Replicação

Replicação do DNA

Formado pela interação entre o complexo proteico (DNA polimerase, helicase, primase, ligase, etc) e as origens

a partir das forquilhas, os complexos proteicos par sentidos opostos. Cada bolha é responsável pela polimerização de uma parte do DNA chamada de r

Separação das fitas parentais de uma molécula de DNA e a produção de duas novas fitas, tendo as fitas parentais como molde.

Iniciação da Replicação

Separação das Fitas

A dupla fita é desnaturada pela enzima DNA helicase as enzimas DNA girase rompem as ligações fosfodiéster e permitem o giro das fitas, deixando-as aptas para a replicação

As Polimerases (enzimas que replicam o DNA de fato) precisam de um primer para inicializar a síntese. O primer é produzido por um complexo chamado primossomo, que apresenta uma RNA polimerase como principal constituinte. O primer principalmente fornece uma hidroxila livre ao carbono 3', necessária para o início do trabalho das polimerases.

Polimerização A orientação antiparalela da cadeia dupla e a incapacidade das enzimas em polimerizar no sentido 3’ -> 5’ faz com que uma das novas fitas ocorra normalmente de forma contínua pois segue o sentido 5’ -> 3’ e não precisa de mais de um iniciador; Enquanto a fita 3’ -> 5’ será sintetizada em pedaços descontínuos com cerca de 1.000 a 2.000 nucleotídeos nos procariontes e 100 a 200 nos eucariontes. Esses pedaços descontínuos são denominados fragmentos de Okazaki. Cada fragmento é formado a partir de um primer e é alongado no sentido 5’→3. Posteriormente os primers que estão interrompendo os fragmentos de Okazaki na fita descontínua serão removidos e substituídos por outros nucleotídeos.

Após a produção dos primers, as DNA polimerases podem iniciar a replicação. Existem várias DNA polimerases: nos procariontes principalmente as I, II e III e nos eucariontes principalmente as alfa, beta, gama, delta e epsilon. Algumas são responsáveis pelo reparo do DNA, e as responsáveis pela replicação são as II e III e alfa e delta.

Fragmento de Okazaki

Finalização e Ligase

O conjunto de enzimas (polimerases, helicases, topoisomerases, primases, ligases, etc) formam o replissomo, uma unidade que adiciona nucleotídeos a fita em formação de forma conseguinte. Sempre acontece no sentido 5' -> 3'.

Para a finalização do processo, a enzima DNA ligase fará a união dos fragmentos de Okazaki aos nucleotídeos recémadicionados através de ligações fosfodiéster. O filamento contínuo possui apenas um primer que também será

substituído pela DNA polimerase....


Similar Free PDFs